De Évora a Ciborro o Roteiro Literário Levantado do Chão dá vida a esta história

O segundo percurso do Roteiro Literário Levantado do Chão, decorre amanhã, uma iniciativa que pretende dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social dos temas, incluindo testemunhos sobre as mulheres e os homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo desta obra de Saramago.

No percurso de amanhã fala-se sobre “A Resistência: “João Mau-Tempo” e a Luta do Proletariado Agrícola Alentejano”, onde segundo Nuno Cacilhas, coordenador deste projeto, “vai acompanhar-se os passos do personagem João Mau Tempo, desde o início da obra”, começando o roteiro por Évora, “na Biblioteca pública de Évora onde José Saramago fez pesquisa e depois iremos à Praça de Touros, onde João Mau Tempo participou num comício”.

O roteiro continua em Santiago do Escoural, onde “vamos visitar a Igreja que foi transformada em escola e o Largo onde iremos abordar os assassinatos de Casquinha e Caravela”, acrescentando que , “seguimos para São Cristóvão, aqui vamos retomar os passos de João Mau Tempo e vamos visitar a taberna onde Domingues Mau Tempo era grande frequentador e vamos ouvir as historias do Zé Rato, um personagem muito interessante, e depois passamos também pela Rua dos Sapateiros, que era a habitação dos Mau Tempo e no Largo” adianta.

Em São Geraldo vai ser “analisado a militância do personagem Mau Tempo”, terminando este percurso no Ciborro, “onde vamos ver o Largo do Povo e a Escola Primária, que foi remetente aos primeiros tempos de escola deste personagem”, revela.

Deste roteiro literário fazem parte mais dois percursos sendo que o terceiro irá realizar-se “dia 25 de junho, conforme consta na nossa Agenda Cultural do Município”, informa Nuno Cacilhas, “um percurso que decorre exclusivamente em Lavre”. Já o primeiro percurso “liga Lisboa a Montemor-o-Novo”, passando pela “Fundação José Saramago, o Museu do Aljube, Praça do Comércio e Terreiro do Paço, depois em Montemor é o percurso de Vidigal e José Adelino dos Santos que aborda estas figuras históricas que José Saramago manteve o nome”, a quem dedicou a obra.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através dos contactos telefónicos ou online, como explica Nuno Cacilhas.

O coordenador do projeto Roteiro Literário Levantado do Chão deixa o convite a todos a participar nesta iniciativa que permite que os leitores conheçam os locais desta história emblemática para Montemor.

O Roteiro Literário Levantado do Chão pretende valorizar o legado de José Saramago, quer no plano biográfico quer literário, contribuindo para a preservação da memória coletiva do concelho de Montemor-o-Novo, através do enriquecimento da história da identidade local, regional e nacional.