A Quaresma tem início esta quarta-feira, dia 1 de março.
O tempo de Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a católica, a ortodoxa, a anglicana e a luterana.
Nesta altura, o Arcebispo de Évora, D. José Alves, deixa uma mensagem:
“Na escala das necessidades básicas, depois das necessidades fisiológicas, o sentimento de segurança torna-se fundamental para que o ser humano se desenvolva harmoniosamente e estabeleça relações sociais gratificantes. É sabido que da perceção que cada um forma acerca dos outros depende a atitude para com eles: de abertura e cooperação ou de isolamento e desconfiança. Ora acontece que na nossa sociedade o sentimento de insegurança tem vindo a crescer cada vez mais e, como consequência, aumenta o individualismo, com os seus efeitos negativos, que importa combater, na busca de uma sociedade mais humana e solidária.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
O ciclo litúrgico da Quaresma todos os anos solicita a nossa atenção para esta realidade e aponta-nos meios para alcançar uma convivência mais saudável, a partir da Palavra de Deus que nos ilumina sobre a natureza humana e nos orienta no modo de proceder em relação aos nossos irmãos. E, este ano, o Papa Francisco deu-nos o mote para a vivência cristã da Quaresma, a partir da parábola do rico avarento e do pobre Lázaro, autêntico ícone das relações humanas, que podemos ler no Evangelho segundo S. Lucas, capítulo 16,19-31.
Ao ler essa parábola, cada um de nós é incitado a reflectir sobre a atitude que tem para com os outros. Se lhes reconhece a dignidade original, se os considera mais importantes do que o dinheiro e os bens materiais, se os ignora ou se os instrumentaliza em proveito próprio. O rico avarento da parábola viveu centrado em si mesmo, usufruiu egoisticamente dos muitos bens que possuía, fez do dinheiro o seu deus e nem sequer se deu conta de que mesmo à sua porta vivia, em miséria extrema mas revestido da dignidade original, um pobre chamado Lázaro, nome que quer dizer Deus ajuda. Segundo a parábola, a ajuda de Deus só se revelou do outro lado da vida, quando o rico reconheceu Lázaro feliz junto de Deus, ao passo que ele se encontrava em sofrimento. E, quando pediu ajuda para os seus irmãos, ainda vivos, foi-lhe dito que procurassem a ajuda na Palavra de Deus.
O mesmo nos é dito a nós. A ajuda vem-nos da Palavra de Deus que nos aponta o caminho certo e nos diz que os outros não são um empecilho nem um mero instrumento ao nosso serviço. São um dom e um meio para descobrir o caminho certo.
Podemos até dizer que são caminho para Deus, nomeadamente, quando experimentam a pobreza e vivem perto de nós. E há tantos por aí. Se os não vemos é porque, à semelhança do rico, vivemos centrados em nós e nas nossas coisas. Para nos descentrarmos de nós próprios, a Palavra de Deus recomenda-nos três remédios: oração, jejum e esmola. Se os tomarmos, veremos melhor quem vive à nossa volta, daremos mais valor às pessoas do que aos bens materiais e seremos ajuda de Deus para os outros já neste mundo. Estes três remédios fazem crescer o desejo de abrir as portas do coração e permitem que o amor se expenda à volta de quem os toma.
Nesta Quaresma, recomendo-vos que tomeis os três remédios sagrados que vos permitam abrir as portas do vosso coração aos outros. Entre outras pessoas que possam ser objeto do vosso amor e beneficiárias da vossa renúncia, quero falar-vos de uma realidade da nossa Arquidiocese que muitos de vós ainda não conhecem.
Como é público e notório, temos tido poucas vocações sacerdotais. Fazem falta muitas mais. E Deus concedeu-os um dom maravilhoso. Através do Caminho Neocatecumenal ofereceu-nos vocações sacerdotais vindas de vários países da Europa e das Américas.
Na Quinta de Santo António, em Évora, vivem onze jovens que sentiram o chamamento de Deus, deixaram o seu país e a sua família e vieram, sem bolsa nem alforge, para o Seminário Redemptoris Mater, onde se preparam para exercer o ministério sacerdotal nesta Arquidiocese e onde Deus os chamar.
Convido-vos a abrir os olhos do vosso coração para esta nova realidade e a deixar-vos interpelar por ela. Antes de mais, agradecei-a a Deus. Depois pensai que precisa de vossa ajuda espiritual e material. Rezai por ela e por todos os que Deus chama ao serviço do Evangelho pela consagração radical das suas vidas. A renúncia monetária que fordes chamados a realizar nesta Quaresma será canalizada para a manutenção do Seminário Redemptoris Mater, que não tem fontes de receita próprias, e este ano, querendo Deus, terá a alegria de ver, pela primeira vez, um dos seus alunos ser ordenado diácono e presbítero.
Como nos anos anteriores, confio à Caritas Diocesana a dinamização desta campanha da Renúncia Quaresmal. O produto recolhido em cada paróquia será entregue ao Vigário da Vara que, por sua vez, o fará chegar à Cúria”.
[/shc_shortcode]


O Governo prevê lançar este ano o concurso para a construção do novo Hospital Central de Évora.
A hemofilia é uma doença congénita e hereditária. Os seus portadores sofrem de hemorragias de difícil controlo, que podem ocorrer tanto de forma espontânea como através de pequenos traumatismos.
Notícias da manhã de terça-feira, dia 28 de fevereiro, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.
As alterações climáticas são alterações do clima que ocorrem a nível global. A Terra está periodicamente a sofrer alterações climáticas devido a diversos fatores.
Dois feridos é o resultado de uma colisão ocorrida esta manhã, próximo de Arraiolos, que implicou um veículo pesado de mercadorias e um veículo ligeiro de passageiros.
A Guarda Nacional Republicana registou este fim-de-semana sete acidentes de viação, dos quais resultaram feridos leves, um deles foi uma colisão em Montemor-o-Novo.
Notícias da manhã de segunda-feira, dia 27, na Rádio Nova Antena, numa edição de Sandra Canhoto.
“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.
A Guarda Nacional Republicana registou no dia de ontem, dia 23, cinco acidentes de viação, três colisões em Montemor-o-Novo, Évora e Portel, um despiste em Estremoz e um atropelamento de animal em Alandroal.
A Comissão Europeia tem abertas, até 10 de março, as candidaturas para o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali.
A psicóloga Liliana Pilha aborda hoje no programa “De Olho na Saúde Mental” a questão da dislexia nas crianças.
A IV reunião da câmara de Montemor-o-Novo realiza-se hoje dia 22, a partir das 15 horas, nos Paços do Concelho.
Um acidente de viação, na localidade de Arraiolos, e seis ocorrências criminais foram algumas das ocorrências registadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no distrito de Évora, ontem, dia 21.
Notícias da manhã de quarta-feira, dia 22, na Rádio Nova Antena, numa edição de Sandra Canhoto.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em todo o território nacional, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos, no sentido de identificar e prevenir infrações relacionadas com este tipo de veículos e respetivos transportes (pessoas e bens).
Um conjunto de máquinas de costura antigas estão em exposição no Centro Interpretativo do Mundo Rural, em Vimieiro, até 2 de abril.
Todos os alimentos são já obrigados a apresentar a informação nutricional, apresentada de forma mais clara, completa e precisa sobre os seus componentes e origem.
A 9ª Edição da Geração Depositrão já está no terreno. Em Montemor-o-Novo participam em mais uma edição, a Escola EB 2,3 São João de Deus e a EB1 nº1 de Montemor-o-Novo.
O Grupo União Sport Sancristovense realiza hoje, pelas 20.30 horas, uma Assembleia Geral Extraordinária, com dois pontos:
A nova fábrica da multinacional francesa, Mecachrome, em Évora está quase concluída e pode começar a produzir brevemente.
Realiza-se este domingo, 19 de fevereiro, mais uma jornada no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.
Tal como a Rádio Nova Antena noticiou anteriormente, Carmen Carvalheira, vereadora sem pelouros eleita pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, foi nomeada vice- presidente, em regime de substituição, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem um crime de burla através da internet, em Montemor-o-Novo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem, dia 14, cinco crimes: um em Montemor-o-Novo por furto em anexo de residência, um em Mourão por furto de animais em exploração agrícola, um em Redondo por violência doméstica, um em Alcáçovas por furto em veículo motorizado e um em Portel por tentativa de passagem de nota falsa.
Um dos utentes do Abrigo dos Velhos Trabalhadores de Montemor-o-Novo comemora hoje 100 anos de vida.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem, segunda-feira dia 13, cinco acidentes de viação.
O Ministério da Educação autoriza os alunos a escrever e pintar os manuais escolares gratuitos, uma vez que o Governo quer novos livros para mudarem de mãos.
A Moove tem 100 mil euros para promover startups do Alentejo. Podem candidatar-se a esta iniciativa, jovens com mais de 18 anos ou empresas recém-criadas, até ao dia 28 de fevereiro.
Chama-se “Ligue à ficha” e é uma iniciativa da ERSE (Entidade Reguladora dos serviços energéticos) que pretende fomentar uma maior informação dos consumidores sobre os seus serviços de energia.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
A taxa de risco de pobreza em Portugal baixou, em 2015, pela primeira vez desde o resgate ao país, embora continue a afetar 19% dos portugueses, de acordo com os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Está patente em Arraiolos a Exposição Pró_xima Art_Proper.
Três acidentes de viação ocorreram ontem em Montemor-o-Novo, dos quais resultaram danos materiais.

A cidade de Estremoz recebe, entre os dias 27 de abril e 1 de maio, a 31ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz – FIAPE.
A 35ª. edição da Volta ao Alentejo em bicicleta é apresentada amanhã, terça-feira, dia 7, em Montemor-o-Novo.
O Projeto 80 foi criado para incentivar jovens estudantes, entre os 13 e os 17 anos, a serem mais empreendedores, hoje e no futuro, a ajudarem o próximo e a preservarem o planeta.
A 6ª edição do programa de educação para a saúde em Portugal – “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” – foi assinalado em todas as escolas inscritas com a inauguração do “Quadro de Mérito – Hoje comi fruta”, no qual os alunos ganham “Super Estrelas” junto ao seu nome, como forma de recompensa diária pela ingestão de fruta ao lanche.
O Hospital do Espírito Santo de Évora é uma das 15 melhores unidades hospitalares portuguesas, segundo a IASIST Portugal, empresa que realiza estudos de benchmarking em saúde.
“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.
A Guarda Nacional Republicana registou ontem, dia 2, dois acidentes de viação, sendo duas colisões nas localidades de Mora e Évora, tendo resultado apenas danos materiais.
Uma cidade dinamarquesa e uma cidade cipriota são as duas capitais europeias da cultura deste ano de 2017.
O Governo aprovou a criação de um incentivo à Produção Cinematográfica em Portugal que vai ter a forma de crédito fiscal traduzido na dedução, em sede de IRC, “do valor correspondente a 20% do montante das despesas elegíveis”.