Vimieiro com mostra de máquinas de costura antigas

vimieriromaquinasantigasabril2017Um conjunto de máquinas de costura antigas estão em exposição no Centro Interpretativo do Mundo Rural, em Vimieiro, até 2 de abril.

A máquina de costura foi uma das primeiras grandes invenções tecnológicas com aplicação no quotidiano das pessoas comuns. A ideia de costurar através de uma máquina surgiu ainda no século XVIII.

Em 1850, nos Estados Unidos da América, na cidade de Boston, um mecânico, ator de teatro e inventor chamado Isaac Merrit Singer, desenvolveu uma ideia que consistia na substituição da agulha curva por uma reta, fazendo a lançadeira mover-se em vaivém e não em círculos, o que permitia a costura em qualquer sentido e não apenas em linha reta.

Isaac Singer registou a patente no dia 12 de agosto de 1851 e continuou a aperfeiçoar a sua máquina de costura até à data da sua morte, em 1875, criando ainda um pedal de acionamento e uma forma contínua de alimentação das rodas, conseguindo que as suas máquinas revolucionassem o milenar processo de recortar, modelar, armar e unir pedaços de tecidos para confeção de roupas.

De uma forma muito rápida a produção e aquisição de máquinas de costura Singer e de outras marcas que entretanto foram surgindo no mercado, principalmente alemãs, mas também portuguesas como a marca Oliva, cresceu exponencialmente por todo o mundo até ao ponto de quase todas as casas de família do século XX terem uma, onde se cosia e se dava largas à imaginação.