29.ª Corrida da Cidade de Vendas Novas já tem inscrições abertas

A 29.ª Corrida da Cidade de Vendas Novas já tem inscrições abertas e novidades não vão faltar.

Esta iniciativa está marcada para o dia 18 de maio, no Parque Desportivo Municipal e é direcionada para todas as faixas etárias. Pode contar com a corrida jovem às 18.30 horas, caminhada de 4 km pelas 19.30 horas, corrida de 5 km marcada para as 20.30 horas e corrida de 10 km pelas 20.30 horas.

As inscrições são feitas presencialmente nas Piscinas Municipais de Vendas Novas.

Município de Vendas Novas e Bombeiros lançam programa para situações de emergência

O Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas assinaram, no dia 9 de abril, um protocolo de colaboração para a implementação do programa “Heróis do Bairro”, que pretende capacitar os dirigentes associativos para atuarem em situações de emergência, proporcionando os primeiros socorros necessários até à chegada de profissionais de saúde.

Destina-se a treinadores, equipas técnicas e elementos que prestem atendimento ao público nas respetivas associações/coletividades de Vendas Novas, os quais irão receber formação ministrada por bombeiros, com as devidas habilitações. Serão abordados temas como o Sistema Integrado de Emergência Médica; chamada de emergência; Suporte Básico de Vida (adulto e pediátrico); obstrução da via aérea; exame da vítima; emergências médicas; intoxicações; hemorragias; lesões da pele; fraturas e traumatismos.

Cada formando recebe ainda um conjunto de emergência composto por uma máscara de reanimação cardiorrespiratória e um torniquete tático.

Tendo em conta que este foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2023, o Município garante a transferência do montante de 4.500 euros para a Associação para fazer face às despesas previstas, ficando a autarquia também responsável pela coordenação do programa; acompanhamento do processo de inscrição; elaboração de todo o material de divulgação e comunicação e aquisição dos cartões de Identificação dos participantes.

Ambas as entidades pretendem assim contribuir para formar cidadãos confiantes e preparados para agirem prontamente em situações de emergência e primeiros socorros, principalmente os treinadores e dirigentes que estão frequentemente em contato direto com crianças e jovens durante as respetivas atividades. Todos juntos, podemos transformar Vendas Novas num concelho mais seguro e resiliente com uma população preparada para enfrentar desafios inesperados do dia-a-dia.

A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal traz a tradição do Dia de Sant Jordi a Évora

Organizada com a Universidade de Évora, a celebração também comemora os 50 anos do 25 de Abril . A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal volta a organizar a celebração do Dia de Sant Jordi. Neste caso, unem-se forças com a Universidade de Évora para levar a tradição catalã à capital alentejana e emblema cultural nacional.

A abertura do ato conta com os discursos institucionais do delegado do Governo em Portugal, Rui Reis, e da reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar.

A parte central do ato é uma conferência da Professora de Filologia Portuguesa na Universitat de Barcelona, Isabel Soler, sobre a literatura contemporânea catalã e intitulada:

“Agora gostamos dos dragões. Sant Jordi e as princesas de 2024”. O responsável pela Cátedra de Estudos Ibéricos, Antonio Sáez Delgado, apresentará o evento.

Além disso, a celebração também comemorará o 50º aniversário do 25 de Abril. A atuação da cantora e do guitarrista catalães Oyuna Baturova e Ricard Segura contará com versões de “Abril 74” de Lluís Llach assim como de “Grândola, vila morena”, símbolo da revolução.

“Pretendemos trazer esta celebração tão representativa da cultura catalã para uma região com um forte simbolismo cultural como o Alentejo. Especificamente, à cidade de Évora, Património da Humanidade e Capital Europeia da Cultura em 2027”, sublinha o delegado Rui Reis.

O ato incluirá ainda um momento audiovisual para fazer chegar ao público português a tradição do Sant Jordi. Além disso, haverá uma banca de uma livraria local com livros de autores catalães à venda.

Câmara Municipal de Évora está a proceder a diversos trabalhos de manutenção e conservação de caminhos

A Câmara Municipal de Évora está a proceder a diversos trabalhos de manutenção e conservação de caminhos localizados fora do Perímetro Urbano de Évora, utilizados como passagem de acesso a propriedades rústicas ou de trânsito rural.

Estes caminhos, de terra batida, para além permitirem o acesso dos proprietários, possibilitam ainda a passagem máquinas agrícolas e, em alguns casos, configuram um atalho entre locais, pelo que neles circulam veículos automóveis pertencentes ao público em geral.

Os trabalhos, realizados com recurso a substrato reutilizado das fresagens da obra de requalificação da variante de Évora, foram iniciados na ligação ao Patão/Canaviais pela Estrada da Quinta das Corunheiras e Rua da Palmeira, prosseguiram na “Estrada da Canada”, pretendendo-se ainda beneficiar outros locais, nomeadamente as ligações EN254 – Titan e Monte da Sizuda e Bairro da Casinha.

Dado o significativo número de pedidos de intervenção recebidos, não deixando de atuar, como é o caso, sempre que existem condições para tal, a Câmara vê-se na necessidade de estabelecer prioridades, intervindo em primeira instância nos caminhos de sua competência e nos locais onde é possível estabelecer parcerias com moradores, proprietários e Juntas de Freguesias, nos termos da alínea f), artigo 16.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais.

“À conversa com o comércio local” loja CHAPAS em destaque

Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque a loja “CHAPAS”, situada na Avenida Gago Coutinho em Montemor-o-Novo.

Patrícia Pinto, responsável da loja em questão contou à RNA, como surgiu a ideia de abrir o seu negócio na cidade de Montemor-o-Novo, uma vez que não é natural de uma outra região.

“A ideia surgiu um pouco por acaso, nós além de termos lojas próprias, já temos seis lojas neste momento. Há 12 anos atrás surgiu esta oportunidade porque temos também a revenda dos nossos produtos, revendemos a nível nacional, e o proprietário na altura era nosso cliente e acabou por surgir a oportunidade, ele aliciou-nos aqui um bocadinho pelo mercado aqui de Montemor-o- Novo e como também como conhecíamos já a clientela através desse nosso cliente propôs-nos ficar com a loja e pronto e aqui estamos já há 12 anos”, referiu.

Patrícia Pinto considera “bastante importante”, a compra no comércio local, é uma forma de “dinamizar aqui também a economia local, as pessoas ganham tempo” têm a oportunidade de “encontrar produtos que se encontram nos centros comerciais, portanto não necessitam de se deslocar, portanto ganham tempo ganham dinheiro e acho que é uma mais-valia para toda a comunidade”, sublinhou.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Patrícia Pinto, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

GNR de Évora regista quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem 16 de abril, quatro acidentes de viação, sendo quatro colisões das quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências: cinco crimes contra o património, dois crimes previstos em legislação avulsa e um crime contra as pessoas.

No âmbito contraordenacional registaram-se 71 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativas à legislação ambientas e uma relativa à legislação policial.

Comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Montemor-o-Novo

Este ano assinalam-se 50 anos depois do 25 de abril de 1974. Esta data já está a ser comemorada um pouco por todo o país e o concelho de Montemor-o-Novo não é exceção.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA que “o 25 de Abril merece ser comemorado todos os dias e toda hora, mas este ano é um ano especial é um em que se comemoram 50 anos de 25 de abril de 1974”.  Para o efeito das comemorações “foi convocada uma comissão das forças vivas do concelho de Montemor-o-Novo para trabalharmos em conjunto, no que vão ser as comemorações do 25 de abril, 50 anos sobre a data 25 de abril 1974”.

“Todos os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal têm voz nesta comissão, o Agrupamento de Escolas, a União dos Resistentes Antifascistas, o Movimento Democrático de Mulheres, as ARPIS, todas as associações culturais através do gabinete das associações também têm a sua voz, a Liga dos Combatentes, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, todas as Juntas de Freguesia, a presidente Assembleia Municipal, eu enquanto presidente da Câmara Municipal e os vereadores com pelouros também estão presentes nesta comissão de comemoração”, acrescentou.

O edil adiantou ainda que “iremos começar oficialmente neste mês de abril, a comemorar esta data histórica para o nosso país. Das comemorações oficiais do município teremos no dia 24 de abril as finais do jogo à descoberta do 25 de abril, pinturas de grafitis organizada pela União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, também pela noite do dia 24 de abril iremos ter uma projeção contínua dos nomes dos presos políticos do nosso concelho, iremos ter um concerto com Júlio Pereira, um grande artista que nos trás à memória tempos antigos e músicas de combate à ditadura, Maria Vila Lobos que irá declamar poemas também junto ao Cineteatro Curvo Semedo, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, junta-se a nós para esta grande comemoração na véspera do 25 de abril, um grande fogo de artifício comemorativo às 00.00 horas e depois uma arruada com a Banda Filarmónica de Cabrela para relembrar também o que foi a celebração destes anos todos do chegar do 25 de abril ao nosso concelho”.

Olímpio Galvão, refere as iniciativas “No próprio dia 25 de abril temos como tem sido hábito o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, mas também todas as freguesias às 8:00 horas da manhã irão hastear as suas bandeiras orgulhosamente para celebração desta data. Depois algumas atividades no Parque Urbano, organizadas pela Oficina da Criança, a estafetas da Liberdade que irá este ano ter a sua partida dos Foros de Vale de  Figueira pelas 10: 00 e chegada ao Parque Urbano cerca das 11:15 horas”.

Município de Montemor-o-Novo comemora os 50 anos depois do 25 de abril de 1974, com um vasto leque de atividades.

Nova Bauhaus Europeia chega até Quintos

No passado dia 11 de abril, a CCDR Alentejo, I.P, marcou presença na aldeia de Quintos (Beja), que recebeu mais de 300 jovens de várias escolas de Portugal, para vivenciarem o evento “Respirando e Vivendo, Quintos”.

A sessão de abertura contou com a atuação do Grupo Coral de Baleizão, seguida do discurso de abertura onde marcaram presença João Cascalheira (CEO do Centro Social Nossa Senhora da Graça), Nélson Cruz (Presidente da União de Freguesias de Salvada e Quintos) e de Paulo Arsénio (Presidente da Câmara Municipal de Beja).

Durante a manhã, os jovens das escolas de Alcoutim, Almada, Beja, Cascais, Oeiras e Ourique foram divididos em grupos, de forma a contactarem com o mundo rural alentejano, através de várias atividades: aprender a fazer pão em forno de lenha, a tosquia das ovelhas, o funcionamento dos antigos moinhos, a recolha de buinho para utilização em cadeiras, entre outras atividades.

No período da tarde, o fórum New European Bauhaus (NEB) discutiu, na Casa do Povo de Quintos, a Conferência “Quintos com História e Futuro”, marcada pela presença de Bruno Cantinho (CEO da Olivogestão), Fátima Duarte (CEO da CEBAL), Francisco Fragoso (Representante Regional do Portugal Inovação Social); João Mestre (Agrónomo e jovem residente de Quintos); Maria João Macedo (Chefe de Divisão do Turismo e Património – CM Beja); Miguel Rêgo (Arqueólogo da CCDR Alentejo I.P.); Paula Conduto Mira (Arquiteta e CEO do Agroturismo Xistos) e Rita Paiva (Chefe de Divisão – Beja Sustentabilidade Global da CM Beja), e moderado por Telma Guerreiro, representante do Programa Regional Alentejo 2030/CCDR Alentejo I.P.

No final da tarde, Quintos transmitiu em direto, para o Festival New European Bauhaus, a decorrerem Bruxelas, uma encenação com os três pilares da Bauhaus (Inclusão, Beleza e Sustentabilidade) e dois momentos musicais: o primeiro na voz de Ana Amaro (voz e harpa) e Quim Correia (voz e viola); e o segundo momento na voz de Francisco Horta, acompanhado da viola campaniça.

Este evento realizou-se no âmbito da iniciativa NEB, através do Festival NEB – Eventos Satélites, contando com o projeto “Muda o Teu Território” e do Centro Social Nossa Senhora da Graça, como entidade promotora, através da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

Município de Vendas Novas coloca 24 lotes de terreno à venda com condições especiais para jovens

O Município de Vendas Novas abriu concurso para a venda de 24 lotes de terreno para fins habitacionais e de comércio, distribuídos por diferentes zonas do Concelho, nomeadamente,  o loteamento Municipal das Piçarras: 13 lotes destinados a habitação e 4 a habitação + comércio, loteamento da Zona Nova da Afeiteira (1.ª e 2.ª fase): 1 lote para habitação e 4 para habitação + comércio e zona urbana de Vendas Novas: 1 lote para habitação e um 1 destinado a habitação coletiva.

Foi ainda decidido aplicar benefícios aos jovens com idade inferior a 35 anos, que podem ser consultados no edital. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, «estamos e queremos continuar a desenvolver Vendas Novas, sendo que o domínio da habitação e urbanismo é fundamental para nós. Em breve daremos novos passos neste objetivo, e estou certo que a conclusão do processo do PDM também será importante para potenciar a construção no concelho. Queremos atrair e fixar pessoas.»

As propostas devem ser entregues até dia 9 de maio e toda a informação está disponibilizada na página do Município na internet em https://www.cm-vendasnovas.pt/municipe/camara-municipal/contratacao-publica/alienacao-de-terrenos-municipais/

Grupo Coral Fora d´Oras festeja 13º aniversário

Na tarde de sábado, 13 de abril, no Cineteatro Curvo Semedo, o Grupo Coral Fora d’Oras festejou o seu 13.º Aniversário, comemorando também o 10.º Aniversário da Elevação do Cante Alentejano a Património da Humanidade.

Para além do Grupo Coral Fora d’ Oras, participaram nesta bonita tarde de cante alentejano o Grupo Feminino ‘Vozes Além Tejo’ (Santo André/Santiago do Cacém), o Grupo Coral ‘Os Boinas’ (Ferreira do Alentejo), o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e o ‘Gáfete a Cantar’ (Nisa).

Quase a findar o concerto, que contou com a presença na plateia do vereador do pelouro da cultura e arte, Henrique Lopes, depois de José Grulha, em representação do Grupo Coral Fora d’Oras, deixaram algumas palavras ao público presente, mas sobretudo ao Fora d´Oras e ao Cante Alentejano, o Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, e o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

A iniciativa terminou de forma emocionante, com todos os grupos a cantarem esse autêntico hino “Alentejo, Alentejo (eu sou devedor à terra)”.

Ovibeja: De 30 de abril a 5 de maio com “Todo o Alentejo deste Mundo!”

40 anos 40 histórias e 40 anos 40 imagens titulam duas exposições complementares, comemorativas desta edição da Ovibeja, que vão ser apresentadas no Pavilhão Terra Fértil e na Avenida Principal da Feira. Podem ainda ser visitadas, a partir do início do evento, em formato digital, no site a através de QR Code.

40 anos 40 histórias apresenta-se num espaço imersivo, onde serão apresentados 40 depoimentos em vídeo sobre a história deste evento e da ACOS, a Associação de Agricultores que a constrói desde a primeira hora. Vai ser dada a conhecer no Pavilhão Terra Fértil, de forma interativa, informal e intimista.

A mostra vai contar, através de diferentes abordagens, a história da Ovibeja através de vivências, do passado ao presente. Histórias que ilustram as diferentes faces e fases do evento. Contadas por pessoas com diferentes idades e formações, desde o visitante comum, a colaboradores, expositores, até pessoas com reconhecimento público. “A Ovibeja merece ser contada e recordada na primeira pessoa. De forma genuína, sentida, real e improvisada.

A exposição 40 anos 40 histórias é complementada pela exposição  40 anos 40 imagens que integra uma mostra das 40 fotografias mais representativas do percurso da Ovibeja.

É uma exposição de autor, da responsabilidade do fotógrafo do evento, António Carrapato, sendo que são as imagens que transmitem a leitura da evolução de 40 anos de Ovibeja. Esta mostra pode ser visitada em formato físico ao longo da avenida principal da feira e pode ser apreciada em formato digital, através da leitura do QR Code que a acompanha.

As exposições e toda a programação da feira podem ser acompanhados no site da Ovibeja em: www.ovibeja.pt. Vai ainda ser disponibilizada no site uma timeline com informação e fotos de todas as 40 edições do evento, que tem como lema ‘Todo o Alentejo deste mundo’ a relevar a essência de uma feira de todos e para todos.

A organização da Ovibeja é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

“Esquadra aberta” evento promovido pela PSP de Évora

O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública promoveu em espaço público um evento que designou por “Esquadra Aberta”, que teve como objetivo principal dar a conhecer à população da cidade uma imagem da sua atividade.

Dia 15 de abril, entre as 10.00 horas e as 17.00 horas, a Praça do Giraldo foi o local escolhido para a demonstração de algumas das competências da PSP de Évora, bem como dos meios que tem disponíveis para o exercício das suas funções de salvaguarda da segurança pública.

Foi instalado um circuito rodoviário para crianças, organizada uma exposição de diverso equipamento operacional com presença de especialistas do corpo policial, e ainda várias ações simuladas para demonstração de meios técnico policiais perante diferentes cenários de intervenção tática.

Para além dos objetivos de divulgação, a iniciativa “Esquadra Aberta” marcou também o culminar de uma ação de formação para polícias que decorreu no Comando Distrital de Évora durante as últimas semanas e teve a sua conclusão com a atribuição de condecorações aos formandos.

O evento foi dirigido à população em geral, mas com especial atenção a grupos de crianças que seguiram com entusiasmo o desenvolvimento das ações demonstrativas da polícia, numa excelente oportunidade de levar estas a compreender o corpo policial como uma força amiga e protetora.

A encerrar, e também com atenção dedicada aos comerciantes, teve lugar nas instalações da Associação Comercial do Distrito de Évora uma conferência sobre prevenção criminal e segurança.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, esteve presente em representação do Município.

Euromilhões com jackpot de 120 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 120 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 16 de abril, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 337 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 31 mil euros, contemplou cinco apostadores fora de território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.17 euros, saiu a 44 apostadores, dois deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 22 – 29 – 31 – 39 – 46 e pelas estrelas 03 e 07.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Núcleo Museológico Grândola inaugurado sábado

A cerimónia de inauguração do Núcleo Museológico Grândola, Vila Morena, tem lugar dia 20, às 15.00 horas, na praça Dom Jorge (antigos Paços do Concelho), em Grândola.

O novo espaço de história e cultura do município de Grândola é dedicado à história do poema-canção, que em 1974 foi escolhido como senha do 25 de Abril.

O Museu percorre, com recurso a tecnologia interativa, a história de Grândola, Vila Morena, desde o primeiro encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, em 1964, até aos dias de hoje.

Câmara Municipal de Coruche lança consulta pública ao mercado para Habitação Acessível

A Câmara Municipal de Coruche anunciou o lançamento da Consulta Pública ao Mercado no 01/2024, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível. Aprovada em reunião de Câmara realizada a 27 de março de 2024, a iniciativa surge no seguimento de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).

A Consulta Pública ao Mercado visa a aquisição de prédios e frações habitacionais localizados na União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, no concelho de Coruche, por parte do IHRU.

Os imóveis a serem adquiridos devem cumprir uma série de requisitos e condições estabelecidas em anúncio oficial, publicado no site da Câmara Municipal de Coruche (www.cm-coruche.pt). Qualquer pessoa singular ou coletiva que seja proprietária dos imóveis em questão, bem como representantes legais dos proprietários e empresas de mediação imobiliária licenciadas e mandatadas para o efeito, podem apresentar propostas no âmbito da referida consulta.

Podem assim integrar uma candidatura os prédios urbanos com títulos das operações urbanísticas válidos, nomeadamente alvará de construção, autorização de utilização, licença de construção/recibo, comunicação de utilização ou certidão de isenção, disponíveis para venda que estejam localizados na União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra; que se encontrem devolutos e desocupados de quais quer bens; que estejam livres de ónus e encargos à data da transmissão ao IHRU e que cumpram o valor máximo definido no artigo 2.o do Anúncio de Consulta ao Mercado.

No caso de apresentação de mais do que uma proposta, será considerada para efeitos de seleção aquela que apresentar o valor de venda mais baixo ou, em caso de igualdade de valores, a que tenha sido apresentada em primeiro lugar. Os imóveis integrantes das candidaturas serão hierarquizados de acordo com o critério do preço por metro quadrado mais baixo, tendo em consideração o valor mediano por metro quadrado publicado pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, para a unidade territorial mais próxima.

Para mais informações sobre a Consulta ao Mercado no 01/2024, incluindo detalhes sobre os requisitos de candidatura e o processo de submissão, os interessados podem consultar o anúncio oficial e a ficha de produto disponíveis online.

A submissão das candidaturas deve ser feita através do preenchimento do formulário também disponível online nos Serviços Online do Município de Coruche.

A consulta destina-se à aquisição de imóveis para constituição de um parque público de habitação a custos acessíveis, em conformidade com o Decreto-Lei no 82/2020, de 2 de outubro, e legislação subsequente.

O período de apresentação de candidaturas é de 10 dias úteis, podendo ser prorrogado mediante comunicação do IHRU ou da Câmara Municipal de Coruche. O presente procedimento é realizado no âmbito do Investimento RE-C02-i05 – Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis, da Componente 02 – Habitação do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).