Município de Vendas Novas e Bombeiros lançam programa para situações de emergência

O Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas assinaram, no dia 9 de abril, um protocolo de colaboração para a implementação do programa “Heróis do Bairro”, que pretende capacitar os dirigentes associativos para atuarem em situações de emergência, proporcionando os primeiros socorros necessários até à chegada de profissionais de saúde.

Destina-se a treinadores, equipas técnicas e elementos que prestem atendimento ao público nas respetivas associações/coletividades de Vendas Novas, os quais irão receber formação ministrada por bombeiros, com as devidas habilitações. Serão abordados temas como o Sistema Integrado de Emergência Médica; chamada de emergência; Suporte Básico de Vida (adulto e pediátrico); obstrução da via aérea; exame da vítima; emergências médicas; intoxicações; hemorragias; lesões da pele; fraturas e traumatismos.

Cada formando recebe ainda um conjunto de emergência composto por uma máscara de reanimação cardiorrespiratória e um torniquete tático.

Tendo em conta que este foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2023, o Município garante a transferência do montante de 4.500 euros para a Associação para fazer face às despesas previstas, ficando a autarquia também responsável pela coordenação do programa; acompanhamento do processo de inscrição; elaboração de todo o material de divulgação e comunicação e aquisição dos cartões de Identificação dos participantes.

Ambas as entidades pretendem assim contribuir para formar cidadãos confiantes e preparados para agirem prontamente em situações de emergência e primeiros socorros, principalmente os treinadores e dirigentes que estão frequentemente em contato direto com crianças e jovens durante as respetivas atividades. Todos juntos, podemos transformar Vendas Novas num concelho mais seguro e resiliente com uma população preparada para enfrentar desafios inesperados do dia-a-dia.