Comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Montemor-o-Novo

Este ano assinalam-se 50 anos depois do 25 de abril de 1974. Esta data já está a ser comemorada um pouco por todo o país e o concelho de Montemor-o-Novo não é exceção.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA que “o 25 de Abril merece ser comemorado todos os dias e toda hora, mas este ano é um ano especial é um em que se comemoram 50 anos de 25 de abril de 1974”.  Para o efeito das comemorações “foi convocada uma comissão das forças vivas do concelho de Montemor-o-Novo para trabalharmos em conjunto, no que vão ser as comemorações do 25 de abril, 50 anos sobre a data 25 de abril 1974”.

“Todos os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal têm voz nesta comissão, o Agrupamento de Escolas, a União dos Resistentes Antifascistas, o Movimento Democrático de Mulheres, as ARPIS, todas as associações culturais através do gabinete das associações também têm a sua voz, a Liga dos Combatentes, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, todas as Juntas de Freguesia, a presidente Assembleia Municipal, eu enquanto presidente da Câmara Municipal e os vereadores com pelouros também estão presentes nesta comissão de comemoração”, acrescentou.

O edil adiantou ainda que “iremos começar oficialmente neste mês de abril, a comemorar esta data histórica para o nosso país. Das comemorações oficiais do município teremos no dia 24 de abril as finais do jogo à descoberta do 25 de abril, pinturas de grafitis organizada pela União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, também pela noite do dia 24 de abril iremos ter uma projeção contínua dos nomes dos presos políticos do nosso concelho, iremos ter um concerto com Júlio Pereira, um grande artista que nos trás à memória tempos antigos e músicas de combate à ditadura, Maria Vila Lobos que irá declamar poemas também junto ao Cineteatro Curvo Semedo, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, junta-se a nós para esta grande comemoração na véspera do 25 de abril, um grande fogo de artifício comemorativo às 00.00 horas e depois uma arruada com a Banda Filarmónica de Cabrela para relembrar também o que foi a celebração destes anos todos do chegar do 25 de abril ao nosso concelho”.

Olímpio Galvão, refere as iniciativas “No próprio dia 25 de abril temos como tem sido hábito o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, mas também todas as freguesias às 8:00 horas da manhã irão hastear as suas bandeiras orgulhosamente para celebração desta data. Depois algumas atividades no Parque Urbano, organizadas pela Oficina da Criança, a estafetas da Liberdade que irá este ano ter a sua partida dos Foros de Vale de  Figueira pelas 10: 00 e chegada ao Parque Urbano cerca das 11:15 horas”.

Município de Montemor-o-Novo comemora os 50 anos depois do 25 de abril de 1974, com um vasto leque de atividades.