A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal traz a tradição do Dia de Sant Jordi a Évora

Organizada com a Universidade de Évora, a celebração também comemora os 50 anos do 25 de Abril . A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal volta a organizar a celebração do Dia de Sant Jordi. Neste caso, unem-se forças com a Universidade de Évora para levar a tradição catalã à capital alentejana e emblema cultural nacional.

A abertura do ato conta com os discursos institucionais do delegado do Governo em Portugal, Rui Reis, e da reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar.

A parte central do ato é uma conferência da Professora de Filologia Portuguesa na Universitat de Barcelona, Isabel Soler, sobre a literatura contemporânea catalã e intitulada:

“Agora gostamos dos dragões. Sant Jordi e as princesas de 2024”. O responsável pela Cátedra de Estudos Ibéricos, Antonio Sáez Delgado, apresentará o evento.

Além disso, a celebração também comemorará o 50º aniversário do 25 de Abril. A atuação da cantora e do guitarrista catalães Oyuna Baturova e Ricard Segura contará com versões de “Abril 74” de Lluís Llach assim como de “Grândola, vila morena”, símbolo da revolução.

“Pretendemos trazer esta celebração tão representativa da cultura catalã para uma região com um forte simbolismo cultural como o Alentejo. Especificamente, à cidade de Évora, Património da Humanidade e Capital Europeia da Cultura em 2027”, sublinha o delegado Rui Reis.

O ato incluirá ainda um momento audiovisual para fazer chegar ao público português a tradição do Sant Jordi. Além disso, haverá uma banca de uma livraria local com livros de autores catalães à venda.