Ovibeja: De 30 de abril a 5 de maio com “Todo o Alentejo deste Mundo!”

40 anos 40 histórias e 40 anos 40 imagens titulam duas exposições complementares, comemorativas desta edição da Ovibeja, que vão ser apresentadas no Pavilhão Terra Fértil e na Avenida Principal da Feira. Podem ainda ser visitadas, a partir do início do evento, em formato digital, no site a através de QR Code.

40 anos 40 histórias apresenta-se num espaço imersivo, onde serão apresentados 40 depoimentos em vídeo sobre a história deste evento e da ACOS, a Associação de Agricultores que a constrói desde a primeira hora. Vai ser dada a conhecer no Pavilhão Terra Fértil, de forma interativa, informal e intimista.

A mostra vai contar, através de diferentes abordagens, a história da Ovibeja através de vivências, do passado ao presente. Histórias que ilustram as diferentes faces e fases do evento. Contadas por pessoas com diferentes idades e formações, desde o visitante comum, a colaboradores, expositores, até pessoas com reconhecimento público. “A Ovibeja merece ser contada e recordada na primeira pessoa. De forma genuína, sentida, real e improvisada.

A exposição 40 anos 40 histórias é complementada pela exposição  40 anos 40 imagens que integra uma mostra das 40 fotografias mais representativas do percurso da Ovibeja.

É uma exposição de autor, da responsabilidade do fotógrafo do evento, António Carrapato, sendo que são as imagens que transmitem a leitura da evolução de 40 anos de Ovibeja. Esta mostra pode ser visitada em formato físico ao longo da avenida principal da feira e pode ser apreciada em formato digital, através da leitura do QR Code que a acompanha.

As exposições e toda a programação da feira podem ser acompanhados no site da Ovibeja em: www.ovibeja.pt. Vai ainda ser disponibilizada no site uma timeline com informação e fotos de todas as 40 edições do evento, que tem como lema ‘Todo o Alentejo deste mundo’ a relevar a essência de uma feira de todos e para todos.

A organização da Ovibeja é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.