Grupo União Sport regressa às vitórias e bate Alcaçovense por 3-0

Este domingo, 15 de outubro, a partir das 15h00, realizou-se a 3.ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora!
Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) regressou aos triunfos no Estádio 1.º de Maio, ganhando por 3-0 à formação do Alcaçovense, que está em reestruturação e apostar mais em jogadores da terra. Já na Liga AFE, este domingo houve dois derbys do concelho de Montemor-o-Novo, com o Cabrela a receber o Valenças (a decorrer) e o Fazendas do Cortiço a bater o Cortiçadas de Lavre por 4-0. O Estrela Escouralense, por sua vez, venceu por 3-1 o São Pedrense, e o Foros de Vale de Figueira descansou nesta jornada.
Em relação à receção do União ao Alcaçovense, a formação montemorense apresentou-se apenas com uma alteração no eixo da defesa, com Tomás Silva a substituir Carlos Cassola. A partida iniciou com domínio alvinegro, com o Alcaçovense a dar um ar da sua graça, aos 14 minutos, mas com a defensiva do União a resolver bem. Aos 21 minutos, em lance estudado, e quando o União chegava ao 6.º pontapé de canto, este foi marcado à maneira curta, com Tomás Silva a tocar para Gonçalo Catalão, que rematou para o golo inaugural. O União estava em bom plano, quando aos 33 minutos, após boa jogada de entendimento do ataque Unionista, Pedro Reis rematou ao lado. Ao intervalo, a vantagem era mínima, um resultado que era magro para aquilo que foi o domínio da equipa treinada por Fábio Neves, num jogo de sentido único, com o Alcaçovense a mostrar poucos argumentos. O União podia estar mais descansado no final dos primeiros 45 minutos, mas o resultado era de apenas 1-0, devido à ineficácia atacante, com 9 cantos e diversas oportunidades para marcar.
A 2.ª parte iniciou com dupla alteração no GUS, com Erick e Ulisses a renderem Pedro Reis e Wesley Oliveira, com Fábio Neves também a alterar o esquema de jogo, passando para um trio de ataque. Aos 52 minutos, num lance na esquerda, João Bugio parece querer cruzar, mas a bola sai direta para um golaço, que colocava o União a vencer por 2-0. Aos 55 minutos, a Bancada do 1.º de Maio aplaudiu de pé um gesto de enormíssimo carácter de Roberto Carlos, que recebeu cartão branco pois, perante uma lesão de Wesley Henrique, ou seja, um jogador adversário, não foi para golo e colocou a bola fora. Aos 60 minutos, no Alcaçovense, entrou Albino para o lugar do lesionado Wesley. Fábio Neves também não esperou muito mais e fez entrar Preciado e Lito, para os lugares de Catalão e Tomás Silva. É então que é assinalada grande penalidade a favor do União, por falta de Caetano sobre Preciado, que chamou a si a marcação da soberana ocasião, contudo, desperdiçou. Pouco depois as Alcaçovas têm grande chance para reduzir, com Pinto a rematar ao lado. Aos 75 minutos, o técnico do Alcaçovense, Rui Salgado, substituiu Gonçalo Pinto e Tiago Sousa, por Diogo Chora e Gonçalo Esteves. Fábio Neves esgota as substituições momentos depois, com Roberto Carlos e Capela a serem rendidos por Cassola e Gonçalo Ambrósio. O União carregava e mantinha a nota do desperdício, quando aos 87 minutos, o resultado ficava mais colorido, com Erick a cruzar para o cabeceamento de Ulisses para o 3-0 final. No final da partida, e esse é o facto mais importante, o União regressou às vitórias, um triunfo sem espinhas, no entanto, é caso para dizer que houve “muita parra mas pouca uva”, com muito desperdício, incluindo uma grande penalidade, o que num jogo mais competitivo poderia causar dissabores e complicar a vida para o União.

RESULTADOS
Liga ELITE 3.ª jornada 15/10/2023 – 15h00
Atlético SC 1-0 Canaviais
SC Viana do Alentejo 2-1 Lusitano de Évora “B”
Portel 0-0 Estrela Fc
Lusitano Arraiolense 0-2 Redondense
Grupo União Sport 3-0 Alcaçovense
Monte Trigo 0-3 Arcoense

Liga AFE 3.ª jornada15/10/2023 – 15h00
Grupo A
Borbense 6-0 Corval
Oriolenses 4-0 S. Manços
S. Bartolomeu Outeiro 2-1 Bencatelense
Estremoz 6-0 Vera Cruz
Calipolense 6-1 Aguiar

Grupo B
Casa Povo Cabrela 2-1 Valenças SC
Gcd Fazendas Cortiço 4-0 Ccrd Cortiçadas de Lavre
Gr. Estrela Escouralense 3-1 Gd S. Pedrense
Fc Santana Campo 1-2 Gdc Tourega
Descansa: Foros Vale Figueira