Espetáculos musicais para todos os gostos na Feira da Luz/Expomor

O Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo acolhe, de 30 de agosto a 4 de setembro, mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo em conjunto com a APORMOR. Durante seis dias, serão muitas as atrações do evento e um dos principais destaques vai para os espetáculos musicais, que irá levar alguns dos principais artistas nacionais a Montemor-o-Novo.

Sempre com entradas gratuitas, as noites têm, no Palco Principal e no Palco Tasquinhas, diversas propostas musicais, com espetáculos às 22 horas e meia-noite, respetivamente.

No dia de abertura, 30 de agosto (quarta-feira), Nena – uma das grandes novas vozes da pop portuguesa – atuará no Palco Principal. Esse mesmo palco será ocupado no dia 31 de agosto (quinta-feira) por Blaya e a sua energia contagiante. Já no dia 1 de setembro (sexta-feira), cabe a Pedro Mafama, autor da música mais tocada no Spotify em Portugal, agitar o recinto da Feira da Luz. Também no Palco Principal, a noite de dia 2 de setembro (sábado) será para a multiculturalidade, ao ritmo do criolo de Tito Paris. A 3 de setembro (domingo), é Ana Bacalhau quem irá animar todo o público. Por fim, caberá a uma das maiores bandas nacionais do século XXI fechar a Feira da Luz/Expomor ’23 em palco: Pólo Norte e Miguel Gameiro sobem ao Palco Principal no dia 4 de setembro (segunda-feira).

No Palco Tasquinhas, a música também se fará sentir, num espaço acolhedor para vários géneros musicais e para vários artistas, alguns dos quais locais. 30 de agosto: Mambo Jambo; 31 de agosto: Coletivo Oficina de Produção; 1 de setembro: DJs Rich e Mendes; 2 de setembro: Pearl Band; 3 de setembro: Omiri.

Para além da música, há muito, muito mais à espera na Feira da Luz/Expomor ’23. Exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas, atividades recreativas, workshops, diversões… está tudo num local apenas: Montemor-o-Novo. Entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro de 2023.

Nena e Mambo Jambo na abertura

Dia 30 de agosto, quarta-feira, após a abertura oficial da Feira da Luz/Expomor 2023 (agendada para as 21h00), no Palco Principal do certame montemorense, atua Nena, uma das grandes novas vozes da pop portuguesa, que apresenta o seu álbum de estreia “Ao Fundo da Rua”, editado em novembro de 2022. Cantautora natural de Lisboa, Nena sentiu desde muito cedo a paixão pela música, tendo escrito a primeira canção com apenas 12 anos. Em 2019, iniciou a sua carreira musical graças ao incentivo e apoio de João Só. As suas influências vão de John Mayer a Taylor Swift, passando por nomes como Sara Bareilles, Dixie Chicks ou Maro. O tema mais recorrente das suas canções é o amor, num processo composicional onde letra e música nascem em simultâneo. O cartão de apresentação ao público foi “Portas do Sol” e, mais recentemente, “Do Meu ao Teu Correio”, “Passo a Passo”, “Segui” e “Os croquetes acabam”.

A primeira noite de Feira da Luz/Expomor terá no Palco Taquinhas os “Mambo Jambo”. “Mambo Jambo”, é uma banda de covers, formada por seis elementos (Ângelo Cunha – Voz, guitarra e piano, Nuno Galego – guitarra, Gonçalo Almodôvar – Guitarra, Pedro Silva – Baixo e António Arimatea – Bateria). Este projeto, é um encontro de amigos e músicos alentejanos, de diferentes gerações, mas que têm em comum a paixão pela música e a vontade de deixar a sua marca por todos os lugares, onde têm a oportunidade de atuar. Fazendo uma viagem musical por diferentes gerações e estilos musicais, os Mambo Jambo têm um reportório variado, interpretando temas de inúmeros artistas/bandas, como por exemplo: Da Weasel, Seu Jorge, Ed Motta, Bob Marley, Oasis, HMB, Creedence, António Variações, GNR, Jáfumega, Sting, Stevie Wonder, Xutos e Pontapés, Bon Jovi, Coldplay, Pink Floyd e muitos mais…

Blaya e Coletivo – Oficina de Produção na quinta-feira

Na quinta-feira, dia 31 de agosto, Blaya está no Palco Principal e presenteia a Feira da Luz com a sua energia única. Blaya iniciou-se na atividade musical em 2001. Em 2008, juntou-se aos Buraka Som Sistema, parceria que haveria de durar até 2016 e com quem atuou em inúmeros festivais. Em março de 2018, Blaya lançou o single “Faz Gostoso”, que se tornou uma das canções em português mais bem-sucedidas da década de 2010 em Portugal, tendo Madonna gravado uma versão da música com Anitta. Em 27 de maio de 2019, dia do seu aniversário, Blaya lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Blaya Con Dios”, que incluiu 15 temas, entre eles os êxitos “Faz Gostoso”, “Vem na Vibe” e “Eu Avisei”.

Já no Palco Tasquinhas o fim de noite é com Davi Feat Laura com o Coletivo Oficina de Produção. A Oficina de Produção é um projeto do Centro Juvenil do Município de Montemor-o-Novo, dinamizado por Pedro Loios (ZINKO) há cerca de cinco anos. A premissa da Oficina de Produção é, entre outras coisas, formar artistas, ensinar produção musical em computador e gravação. O grupo para este espetáculo conta com Slurk, Laura, Stefan, Soul Raiser, António Martins e António Fonseca. Este coletivo de jovens tem um trabalho original, desenvolvido no estúdio e no espaço do Centro juvenil. Destes Jovens, todos residentes em Montemor-o-Novo, podemos esperar um concerto cheio de Hip-Hop, Música Urbana, Música eletrónica, e algumas mensagens de intervenção, mas acima de tudo musica original e muita energia.

Pedro Mafama e os DJ´s Rich & Mendes chegam na sexta

Na sexta-feira, 1 de setembro, Pedro Mafama apresenta no Palco Principal o seu mais recente trabalho “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”, cujo segundo single, “Preço Certo”, alcançou a segunda posição no Top Português de Singles, tendo-se tornado, de longe, o maior sucesso do músico português. Mafama está a marcar uma narrativa única. A mistura consistente de várias referências da eletrónica e urbana com a música tradicional portuguesa bem vincada, servem de cama musical a textos e cantares atuais, vívidos e percetíveis, de histórias de hoje de uma qualquer rua portuguesa. Recordamos que o seu primeiro single, “COMO ASSIM”, saiu em 2017, e o seu álbum de estreia, Por Este Rio Abaixo, foi editado em 2021, valendo-lhe a nomeação para os Prémios Play na categoria de Artista Revelação. Em 2023, o primeiro single de Por Este Rio Abaixo, “Estaleiro”, recebeu o Prémio Autores 2022 de Melhor Tema de Música Popular.

A noite no Palco Tasquinhas será com os DJ´s Oficiais da RFM Rich & Mendes. Mentores do RFM SOMNII, o maior festival de praia de música eletrónica da europa. Rich & Mendes tocam regularmente nos maiores festivais nacionais: RFM SOMNII, Rock In Rio, S Olaris, North Music, Sol da Caparica, entre muitos Outros. Contam já com várias faixas editadas em colaborações com Diego Miranda, Michael Teixeira, Mastiksoul, David carreira, entre outras. Contam ainda na sua carreira com 4 cds e 2 dvds gravados ao vivo e editados, já foram 5 vezes primeiro lugar de vendas no itunes. Rich & Mendes fazem semanalmente o programa de rádio RFM SOMNII rádio show, na RFM, sendo este também o seu podcast semanal em todas as plataformas online.

Tito Paris e Pearl Band atuam sábado

No sábado, 2 de setembro, Tito Paris estará no Palco Principal da Feira da Luz/Expomor. Tito Paris, “filho São Vicente”, aos 19 anos já escrevia e fazia parte da banda de BANA colaborando com nomes como Cesária Evora, Dany Silva, Paulino Vieira, Paulo de Carvalho, Celina Pereira e Vitorino. Fruto disso formou a sua banda onde – com a sua maravilhosa voz “rouca” – interpretava mornas e coladerias com mestria e aplauso da crítica. Seguiram-se concertos em Paris, Bruxelas, Holanda, entre outros. Estava dado o “tiro de partida” da sua carreira que nunca mais pararia. Em 2017 regressou aos discos com “Mim ê Bô” e foi agraciado com o grau de Comendador. Hoje em dia já não é possível à música cabo-Verdiana o passar despercebida e assim Tito Paris, como dos seus mais proeminentes representantes, encontra o seu lugar no mapa mundo das músicas para dançar. Tito Paris está a celebrar 40 anos de Carreira, comemorando toda a sua diversidade, uma obra multicultural, onde cabe todo o imenso mundo lusófono, todas as influências e vivências numa noite única na Feira da Luz!

A terminar a noite de sábado, no Palco Tasquinhas, temos os Pearl Band, uma banda de tributo aos Pearl Jam. Formada em 2008 por 4 músicos de Lisboa (João Beato – Voz e guitarra, Pedro Madeira – Guitarra e Backing Vocals, Nuno Pereira – Baixo e Paulo Antunes – Bateria), esta banda tem arrastado e conquistado milhares de fãs da música dos Pearl Jam, desejosos de ouvir ou revisitar ao vivo o seu rock poderoso e emocional, por mais de 500 palcos de norte a sul do país e ilhas. Ao longo de 2 horas de um espetáculo que inclui 25 dos temas mais conhecidos de uma das bandas de rock mais amadas em Portugal.

Ana Bacalhau e OMIRI regressam a Montemor

No domingo, 3 de setembro, Ana Bacalhau pisa novamente o Palco Principal do certame montemorense. Além de uma intérprete ímpar, que em palco se entrega sempre como se aquela pudesse ser a última vez que a ouvimos e vemos ao vivo, Ana Bacalhau tem cada vez mais uma palavra a dizer na escrita das letras e das músicas que interpreta. Em 2022 a artista editou o seu último single, Orelhas Moucas, produzido por João Só. Esta canção, cujo título provém de uma expressão popular, sublinha uma forma de lidar com a rejeição num malhão animado que nos dá vontade de dançar. Recorde-se que após dez anos a dar voz às canções da Deolinda, Ana Bacalhau estreou-se a solo em 2017 com Nome Próprio, revelando em 2021 o álbum sucessor Além Da Curta Imaginação de forma a, segundo a própria Ana Bacalhau, “Criar novos mundos, que possam materializar-se neste. Criar novos mundos, para que as experiências de dor e perda possam ser sublimadas.”

No domingo, realiza-se o último concerto no Palco Tasquinhas, que encerra a edição 2023 da Feira da Luz/Expomor com chave de ouro, através do imperdível concerto de OMIRI.  Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção da música de raíz portuguesa. Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso mas em som e imagem, com recolhas de vídeo manipuladas de modo a servir de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais. Nos últimos anos Omiri consagrou-se como um projeto internacional, levando toda a portugalidade aos quatro cantos do mundo e atuando nos maiores festivais nacionais e internacionais.

Pólo Norte e Miguel Gameiro no encerramento da Feira da Luz/Expomor

Na segunda-feira, 4 de setembro, a encerrar os espetáculos do Palco Principal e na despedida da Feira da Luz/Expomor, Montemor recebe os Pólo Norte e Miguel Gameiro. Neste regresso aos palcos, os Pólo Norte reúnem os grandes êxitos do grupo e do próprio Miguel Gameiro, nos seus registos a solo. Muito mais que um concerto, esta é uma forma de saudar a música portuguesa ao som de canções já clássicas na voz do carismático Miguel Gameiro e os seus Pólo Norte.