Apormor vai dar “grito de alerta” na Expomor para falta de apoio do Estado ao setor

No recinto do Parque de Leilões de Gado, a Apormor, entidade parceira do Município de Montemor-o-Novo na organização da Feira da Luz/Expomor, continua a promover o “Mundo Rural”, naquela que é a capital nacional da pecuária extensiva.

Confessando que tinha receio que este ano fosse “difícil captar a atenção dos produtores pecuários”, o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, garante que o interesse “mantém-se”, com estes a voltarem a participar na maior mostra do setor do país.

Joaquim Capoulas, que assegura que o mundo rural “não é uma prioridade para o atual Governo”, compara a situação em Portugal com aquela que é vivida em Espanha, onde o Estado tem estado ao lado de “todo o sistema económico e ambiental do mundo rural”.

O mundo rural, diz ainda, tem estado em “sofrimento”, também devido à seca. “Dois anos seguidos de seca é desastroso”, assegura. No decorrer do certame, a APORMOR vai procurar “dar um grito de alerta”, dando conta que o setor está “a lutar sem armas para manter a atividade económica”.

No que toca à programação da Expomor, Joaquim Capoulas destaca um colóquio sobre o montado no dia 2 de setembro, bem como a aposta na ligação às crianças e jovens, com uma atividade prevista para dia 31 de agosto.

A entrevista completa a Joaquim Capoulas para ver e ouvir no vídeo abaixo.