Cabrela com festas reforçadas com primeiro Alentejo World Heritage Festival

Cabrela prepara-se para ser palco da primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, por onde vão passar artistas de renome, que dão vida e alma às três principais tradições musicais da Península Ibérica, reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Fado, o Cante Alentejano e o Flamenco.

Este festival decorre em simultâneo com as tradicionais festas de verão daquela vila do concelho de Montemor, entre sexta-feira e domingo, de 25 a 27 de agosto, sendo que, nesse sentido, o diretor do festival, David Lopes, assegura que o objetivo é “contribuir para esta tradição”, considerando que a organização é apenas uma “convidada” destes festejos.

Para David Lopes, este festival será a oportunidade de levar as pessoas dos grandes centros urbanos até ao interior, para que possam descobrir, entre outras coisas, “a sua beleza”.

O pontapé de saída para a realização deste festival foi dado em abril, quando os artistas, que se apresentam num concerto de música sefardita, foram aplaudidos de pé, por todos aqueles que se encontram na igreja de Cabrela.

O ponto alto deste primeiro Alentejo World Heritage Festival, promovido pela Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler, será um concerto, no dia 26, com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.