A importância das abelhas e como as preservar em destaque no “ABC”

“Sem as abelhas não há raça humana”: É esta a frase que o investigador no InnovPlantProtect, Hadi Sheikhnejad, usa para reforçar a importância da preservação das abelhas. O projeto ABC procura formas de alterar as práticas agrícolas para preservas estes animais polinizadores.

Hadi Sheikhnejad explica que as abelhas desempenham um papel crítico na manutenção das comunidades de plantas naturais e precisam de “recursos alimentares como o pólen e o néctar” para produzir colónias fortes.

O projeto ABC preocupa-se com o grande número de abelhas que estão a desaparecer e, para impedir que isso aconteça, é necessário que as práticas agrícolas disponibilizem um ambiente com plantas em épocas de floração. Desta forma, estes insetos poderão sobreviver e reproduzir-se.

A importância das abelhas e como preservá-las é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo: