As causas da Doença Venosa Crónica no “De Boa Saúde”

Idade avançada, histórico familiar e género são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de Doença Venosa Crónica, sendo que as mulheres apresentam maior tendência, sobretudo nos últimos 14 dias do ciclo menstrual.

Assegurando que “são muitas” as causas que podem estar na origem desta patologia, e que é aí que deve entrar a intervenção do profissional de saúde e da medicina, o médico Pintão Antunes esclarece o que significa insuficiência venosa: “quer dizer que as veias estão insuficientes”. “Mas porque é que estão insuficientes? Aí é que entra a medicina”, garante o médico.

Esta doença corresponde a uma anomalia do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência das válvulas que existem nas veias, associada ou não à obstrução do fluxo venoso.

Sensação de peso e dor nos membros inferiores, formigueiro, hiperpigmentação da pele, substituição progressiva da epiderme e do tecido subcutâneo por fibrose, inchaço, presença de veias varicosas e de sinais são alguns sintomas da doença

A frequência desta doença aumenta com a idade. Na Europa, dos adultos com idades entre 30 e 70 anos, 5% a 15% apresentam esta patologia, sendo que 1% apresenta já úlcera varicosa.

A Doença Venosa Crónica é o tema em destaque, esta semana, no “De Boa Saúde”. Para ouvir na íntegra no podcast abaixo.