Município de Borba dá início à campanha de controlo da vespa velutina

O município de Borba deu início na segunda-feira, 20 de fevereiro, à campanha de controlo da vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.

Esta campanha consiste “na distribuição de várias armadilhas pelo concelho que contém um atrativo que deverá atrair as vespas”, sendo objetivo, segundo revela o município, “o conhecimento do território onde já se encontra esta espécie invasora, evitar a sua proliferação e destruir os ninhos que eventualmente possam existir, protegendo da melhor forma toda a comunidade”.

As armadilhas são monitorizadas quinzenalmente, pelo que o município chama a atenção de todos para a existência das armadilhas, apelando para que não sejam retiradas ou destruídas.

Na primavera, cada rainha constrói o seu ninho sozinha, na maioria das vezes num lugar protegido. No fim da primavera e verão, esta espécie constrói o seu ninho secundário, geralmente no cimo das árvores, que pode conter até cerca 2200 vespas.

Com o início da campanha antecipado, o objetivo “será de capturar as vespas fundadoras ou rainhas, a fim de evitar a construção dos ninhos secundários, com elevado número de indivíduos”.

A vespa asiática caracteriza-se pela cabeça preta, o tórax castanho-escuro ou preto, um segmento no abdómen amarelo-alaranjado na parte dorsal, as asas escuras e as patas castanhas com extremidades amarelas.