2ª Fase da campanha Missão Cascas Solitárias chegou ao fim

A segunda fase da campanha Missão Cascas Solitárias chegou ao fim este mês. Este é um projeto-piloto de compostagem desenvolvido pela Gesamb-EIM em parceria com 12 municípios do distrito de Évora. Os donativos desta campanha já foram entregues às três IPSS´s: ASCTE, CERCIESTREMOZ e CERCIMOR.

“A missão cascas solitárias surge após este panorama nacional, dado as obrigações legais para a separação ou reciclagem na origem dos biorresíduos, a missão surge então neste âmbito, para tentar corresponder e acompanhar as metas que temos a cumprir, do desvio deste tipo de resíduos”, explica Joana Bonacho da gestão de projetos da maismomentos, sobre o objetivo da campanha.

Para além de a população beneficiar o meio ambiente, em aderir a esta campanha, também está a ajudar as IPSS´s,  tendo em conta que o “mote foi aliar esta campanha à solidariedade social, ou seja, as pessoas para além de estarem a contribuir para o benefício ambiental, para o cumprimento das metas europeias e nacionais, podem também ter a hipótese de ajudar os IPSS´s apenas com o seu lixo, isto é, apenas em depositar os seus biorresíduos também estão apoiar nesta verba”, como esclarece Joana Bonacho.

“Esta verba foi calculada com base no desvio que foi feito ao longo do último ano de biorresíduos do lixo indiferenciado, ou seja, estes biorresíduos não foram para o aterro, foram tratados localmente, deram origem a composto e agora vai servir como fertilizante”, como explica ainda Joana Bonacho sobre os efeitos dos biorresíduos.

Em termos de resultados globais Joana Bonacho indica que “a compostagem comunitária ficou com a taxa de adesão de 89%, ou seja, mais de 3 300 utilizadores estão a colocar os seus resíduos nas ilhas de compostagem”. “Entregamos também mais de 1 140 compostores domésticos, nesta vertente as pessoas também estão a contribuir para as IPSS´s. Nós também capacitamos os 12 municípios”, revela também Joana Bonacho.

Esta obrigatoriedade estava em princípio a cargo dos SGRU. No entanto, a lei alterou e esta lei passou a fazer parte do domínio dos municípios. Neste sentido, os municípios, individualmente, vão dar continuidade à Missão Cascas Solitárias.

A campanha Missão Cascas Solitárias foi lançada em 2021, tendo o seu maior desenvolvimento “em fevereiro de 2022, com uma segunda fase, que foi no lançamento da componente da compostagem comunitária, com a instalação das 28 ilhas de compostagem, com ações de sensibilização de proximidade, com promotores locais”, como conta Joana Bonacho.

Dos 14 municípios do distrito de Évora, 12 participaram no projeto desenvolvido pela Gesamb, sendo eles: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

No passado dia 16 de fevereiro, foram entregues apoios monetários às três instituições de solidariedade social beneficiárias, Associação Sociocultural e Terapêutica de Évora, CERCIESTREMOZ e CERCIMOR. O valor atribuído a cada uma das IPSS foi de 4 mil euros. Este contributo foi possível através da participação de 2 500 famílias aderentes e um total de 7 200 cidadãos que já reciclam os seus resíduos orgânicos.