Transferir competências da saúde em Montemor “traz mais proximidade com munícipes”

O Auto de Transferência de Competências na área da Saúde, entre o Município de Montemor-o-Novo e a Administração Regional de Saúde do Alentejo já foi assinado.

Sílvia Santos, vereadora na Câmara de Montemor-o-Novo, revela que esta transferência de competências “traz muitas vantagens, porque permite uma articulação mais próxima entre a Câmara e as instituições ligadas à saúde e aos cuidados de saúde primários e o munícipe ficará sempre a ganhar, até pela criação do conselho municipal de saúde que estará envolvido na estratégia municipal de saúde, com programação de prevenção de doença, promoção de estilo de vida saudável e envelhecimento ativo”.

A vereadora afirma que “esta proximidade permite trazer muitos benefícios para, principalmente, os cuidados de saúde primários, a nível local”.

Assim, a partir de agora, para o domínio do município, passa “a gestão e manutenção de alguns edifícios, nomeadamente, o centro de saúde de Montemor e posto médico do Ciborro e 12 assistentes operacionais transitam para os quadros do município”, no entanto a vereadora esclarece que tudo o que está relacionado com os serviços de enfermagem e os médicos, continuam dentro das competências do ACES e da ARS”.

Entretanto, foi já realizada uma reunião com os assistentes operacionais, elementos do ACES e coordenadores das diferentes unidades do centro de saúde Montemor, de forma “a explicar qual a dinâmica do seu trabalho, a partir de agora”.

O presidente do município fará ainda uma delegação de competências, na diretora executiva do ACES, que irá subdelegar em alguém do Centro de Saúde, que continuará a fazer o trabalho relacionado com a assiduidade, organização de horários e mapas de férias e avaliação de desempenho”, adianta ainda Sílvia Santos.