Romeiros cumprem tradição ao ligar Moita a Viana do Alentejo

Chegaram no passado dia 27 de abril, a Viana do Alentejo, as centenas de romeiros que, pela fé, pela devoção ou pelo convívio, percorreram os 150 kms desde a Moita, de onde partiram no passado dia 23 de abril.

O largo de São Luís, foi o ponto de encontro entre a imagem de N.ª Sr.ª D’Aires e a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, que acompanhou os romeiros e marcou o compasso das etapas. À sua espera, espalhados pelas ruas da vila milhares de pessoas que não quiseram deixar de acolher e aplaudir a coragem e determinação de quem se deslocou até Viana do Alentejo para cumprir a tradição.

Este ano a Romaria a Cavalo teve como padrinhos o fadista Nuno da Câmara Pereira e o ex-futebolista e treinador Diamantino Miranda.

Luis Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, deu “nota muito positiva à romaria com destaque para as 500 inscrições nesta 22ª edição do certame”. Quanto ao impacto do evento na economia local, o autarca está convicto que é, também, bastante positivo para o comércio, quer ainda pela promoção/divulgação daquilo que o concelho tem para oferecer. Luís Miguel Duarte lamentou, no entanto, o trágico acidente que ocorreu no segundo dia do percurso que causou a morte de um participante e ferimentos noutro.

Ao longo do fim de semana o Município preparou um programa cultural para receber os muitos visitantes, que incluiu animação de rua com a Charanga das Fresquinhas, cante alentejano com o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Os Trabalhadores de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo, dança com o Grupo de Flamenco e Sevilhanas “Las Trianeras” da Ass. GATA, o Grupo de Sevilhanas da Escola da A.C.R.A., o Grupo de Sevilhanas da Classe de Dança da A.E.V.A., o Grupo de Sevilhanas e Flamenco “Siempre a Bailar”, a Escola de Dança da Sociedade 1º de Janeiro Torranense – Torrão, o Grupo de Sevilhanas da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba –

Pazôa – Alcácer do Sal e Corazón Flamenco – Reguengos de Monsaraz e animação com Nuno Rainha e a Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ.

O momento mais aguardado desta edição da Romaria a Cavalo foi o espetáculo com “Los Romeros”, seguido da atuação da DJ Angelita.

Destaque ainda para as 14 inscrições no Concurso Janelas, Varandas e Montras Engalanadas na Chegada da Romaria trouxe um colorido diferente à vila.

E porque a Romaria se faz de fé, o destaque em termos religiosos vai para a procissão que percorreu as ruas da vila, no sábado, à noite, e ainda para a procissão com a participação de romeiros que, no domingo, dia 28, ligou o centro da vila ao santuário, seguida de missa campal presidida por D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal.