Orçamento Municipal de Montemor ronda 27 milhões de euros

O Orçamento Municipal de Montemor-o-Novo de 2023 é de 26 milhões e 980 mil euros, tendo já sido aprovado em reunião de Câmara Municipal.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor, revela que este valor representa “um valor superior ao do ano passado em cerca de um milhão e meio de euros, essencialmente pela despesa e receita que diz respeito à transferência de competências na área da saúde, educação e ação social”.

O autarca garante que este “é um orçamento realista e foi feito com bom senso e prudência e tem em conta o facto de ter sido feito numa fase intermédia entre os dois quadros comunitários, o PO 2020 e o PO 2030”, destacando algumas questões relacionadas com o desenvolvimento económico e emprego, onde se prevê “uma requalificação e conservação da zona industrial da ADUA, também uma intervenção de manutenção do Parque de Exposições municipal, e vamos continuar a apostar e intervir na incubadora de empresas de Montemor, que tem tido muita procura de empresas novas nacionais e internacionais”.

A reabilitação do Centro histórico e promoção de habitação em loteamentos municipais também são outros dos objetivos deste orçamento. “Vamos continuar a promover a reabilitação do centro histórico, criando condições especiais para as freguesias, iremos promover habitação em loteamentos municipais, está previsto lançar alguns com alguma dimensão que não existia há mais de duas décadas, criando a hipótese de investimento em parceria com privados para rendas as custos acessíveis para jovens casais”, acrescenta Olímpio Galvão.

No próximo ano, revela o presidente, “todos os alunos do concelho terão acesso, de forma gratuita, à escola virtual da Porto Editora, uma vez que as ferramentas de ensino atualmente são diferentes e todos os alunos terão nos próximos três anos letivos acesso a esta ferramenta, suportada pela Câmara Municipal”.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo revela também que o município continuará a trabalhar com “todas as IPSS e associações do concelho, que são muito importantes na dinâmica de Montemor-o-Novo, e todos os dias dinamizam atividades sociais, culturais, desportivas, entre outras e iremos continuar a apoiá-las”.

O trabalho preparatório para criação de uma CPCJ continua a ser desenvolvido porque “é muito importante para o apoio aos jovens de Montemor, sendo este um dos poucos concelhos, que não tem este tipo de Comissão”, revela o presidente.

Olímpio Galvão garante que este orçamento municipal contempla “um vasto leque de medidas que terá uma grande repercussão em todas as áreas e em toda a população”.

Orçamento Municipal de Montemor-o-Novo, que foi aprovado em reunião de Câmara, num valor de cerca de 27 milhões de euros, sendo que está ainda sujeito a aprovação, em Assembleia Municipal, que decorre na próxima sexta-feira, dia 16.