Montemor acolheu o encontro “Cooperação Territorial: Tornar Visível o Invisível”

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC), com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da CIMAC, realizou no passado dia 24 de novembro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, o Encontro “Cooperação Territorial: Tornar Visível o Invisível”, que reuniu cerca de 70 participantes.

Olímpio Galvão, presidente do Município de Montemor-o-Novo, Sandra Dias, Diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, e Luís Dias, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, fizeram a abertura do encontro deixando aos presentes o desafio de pensarem em ideias que promovam a dinamização das bibliotecas tornando-as mais atrativas para os munícipes.

Durante a manhã, o Painel 1 – Cooperação Territorial e Bibliotecas, o caso RIBAC, contou com a moderação de Sandra Dias, Diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, e a intervenção de Elsa Janeiro e Patrícia Tira-Picos, ambas integrantes do Núcleo Coordenador da RIBAC e teve como grande objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho desde 2017. Este painel culminou com a apresentação do agregador de catálogos das Bibliotecas da RIBAC (https://ribac.cimac.pt/) e com a certeza que, os 5 anos de trabalho árduo em Rede, plantou sementes em todas as bibliotecas que a integram, alimentando a perspetiva de criação de novas parcerias com serviços municipais e entidades locais.

O Painel 2 – Bibliotecas: Parceiros Estratégicos para o Desenvolvimento, foi moderado pelo Secretário Intermunicipal da CIMAC, Pedro Barbas, e contou com a apresentação dos seguintes projetos:

“Histórias que se Cruzam nas Freguesias” – Parceria entre a Biblioteca Municipal de Estremoz e o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Estremoz), dirigido a maiores de 65 anos, não institucionalizados.

“Histórias Contadas, Vidas Partilhadas” – Integrado no Projeto Viver Sénior do Município de Arraiolos, visa promover o Livro e a Leitura junto do público sénior, através de sessões na Biblioteca Municipal e nas diferentes freguesias do concelho. Tem como grandes objetivos promover o envelhecimento ativo e a partilha de saberes.

“Literacia Emocional” – Parceria entre a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo e o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, visa promover projetos de literacia Emocional junto das crianças do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo, com o objetivo de disseminar o desenvolvimento emocional, a aquisição de valores morais, o respeito pelo próximo e o gosto pelo livro e pela leitura.

“Montemor-o-Novo, Concelho Amigo das Abelhas” – Projeto educativo que surgiu da parceria entre os diferentes serviços municipais, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e a MontemorMel – Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo, e teve como principal objetivo conhecer a importância das abelhas e porque precisamos delas. Para concretização dos objetivos, foram selecionadas várias atividades, estruturadas e adequadas ao público-alvo, pensadas para serem dinâmicas, atrativas e enriquecedoras, numa lógica de aprender a brincar.

No período da tarde, decorreram 3 Focus Group sobre temas desafiantes para o Alentejo Central, mas que podem traduzir-se em excelentes oportunidades de trabalho para as Bibliotecas:

Tema 1: o futuro papel das Bibliotecas na Promoção do Envelhecimento Ativo, dinamizado por Carmen Garcia, Enfermeira, Blogger e Escritora;

Tema 2: o futuro papel das Bibliotecas no Combate ao Isolamento Social, dinamizado por Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo;

Tema 3: o futuro papel das Bibliotecas na Promoção do Sucesso Escolar, dinamizado por Alexandra de Jesus, Professora.

No final do Encontro, todos os presentes foram desafiados por Henrique Lopes, vice-presidente do Município de Montemor-o-Novo a pensar nas ideias e conclusões que surgiram no encontro e, juntos, procurarem trabalhar mais e melhor em prol das comunidades que servem.