Conheça a tomada de posição dos eleitos da CDU na última reunião de Câmara

A reunião do executivo da Câmara de Montemor-o-Novo decorreu no passado dia 19 de outubro, data em que os eleitos pela CDU demonstraram a sua tomada de posição, em relação a alguns assuntos abordados.

Sobre o Conselho Local da Adaptação às Alterações Climáticas, os eleitos da CDU “enalteceram a pertinência da iniciativa e a participação massiva da comunidade local, mostrando que Montemor-o-Novo é colaborativo e participativo desde há muitos anos”.

Os eleitos da CDU deram os Pparabéns à A.XAT pelo facto de ter conquistado a 2ª Supertaça de Portugal, concluindo uma época de sonho, após ter vencido o Campeonato Nacional da 1ª Divisão e a Taça de Portugal.

Foi ainda questionado “o ponto de situação do Projeto Municipal de Xadrez, em funcionamento desde 2019 em parceria do Município de Montemor-o-Novo e a A.XAT e que neste ano letivo, ainda não está em funcionamento, condicionando a participação de inúmeros jovens atletas neste projeto distintivo”.

Respondeu o presidente Olímpio Galvão, que “este projeto ainda está a ser negociado com a associação e que os dezasseis títulos em sete anos são importantes, mas não servem para a negociação. Estranhamos esta posição do atual executivo que após ter duplicado e triplicado contratos programa, coloca em causa o trabalho desta associação que tão longe tem levado o nome do nosso concelho e que, tão bons resultados, tem mostrado no trabalho com os mais jovens de todas as freguesias”.

Os eleitos da CDU colocaram novamente a questão sobre “o atraso na divulgação de iniciativas municipais, sendo apresentados os eventos constantemente nas vésperas de acontecerem. Com um investimento financeiro e logístico tão avultado nesta área de intervenção, é com estranheza que vimos a divulgação constante dos eleitos do PS e do CDS e não vimos a divulgação atempada da atividade municipal”.

Relativamente à Escola de Cabrela, os eleitos da CDU questionaram sobre a data apontada para a reabertura da Escola de Cabrela, ao que o vereador Henrique Lopes respondeu que os alunos Cabrelenses iniciariam no dia 24 de outubro de 2022, as aulas naquela vila. “É com satisfação que os eleitos da CDU encaram a reabertura daquela escola, encerrada em 2014 por uma comissão criada para este efeito – durante outro governo do PS -, tendo sido a única encerrada no nosso concelho, depois do executivo da CDU, na altura, se ter debatido e reivindicado, junto da tutela, para manter todas as escolas do 1º Ciclo das freguesias do concelho, em funcionamento”.

“Relembramos que foi durante o governo PS, com a Ministra Maria de Lurdes Rodrigues na pasta da Educação, que encerraram perto de 900 escolas do 1º Ciclo em todo o país. Não foi situação exclusiva do Montemor-o-Novo e muitos municípios viram as suas escolas encerradas contra a sua vontade. A situação ocorreu durante o processo de constituição dos mega agrupamentos e a responsável pela pasta da Educação disse, na altura, que, após identificadas e encerradas as 900 escolas, Portugal estaria “em condições de enfrentar o desafio da modernização dos estabelecimentos de ensino”, situação que teve forte oposição do nosso executivo camarário, na altura”.

“Na Ordem de Trabalhos, o presidente Olímpio Galvão começou por retirar dois pontos da ordem de trabalhos para melhor análise dos serviços, sem prestar justificações, nomeadamente a proposta de contrato programa com a Equimor e a abertura de edital para a atribuição de uma habitação municipal”.

“A ordem de trabalhos é definida pelo presidente da Câmara Municipal, de acordo com propostas da Vereação, pelo que estranhamos este modus operandi”.

Os eleitos da CDU destacam nesta ordem de trabalhos, “a abertura de hasta pública para a exploração/arrendamento do Bar do Parque Desportivo Municipal e do Bar das Piscinas Cobertas, ambos votados favoravelmente por unanimidade e o segundo pedido de prorrogação de prazo da empreitada de requalificação da EB1 de Montemor-o-Novo e Refeitório Escolar, onde os eleitos da CDU se abstiveram na votação, apresentando a seguinte declaração de voto”:

“Declaração de voto dos eleitos da CDU na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, relativo ao ponto 4, alínea a) da Reunião de Câmara  de 19 outubro de 2022 considerando que:

a) Mais uma vez, o Partido Socialista altera toda a sua postura. Depois de várias críticas que aconteceram na sequência de haver prorrogação de prazos em obras no mandato anterior, e agora apresenta uma proposta no sentido contrário ao que sempre defendeu, com argumentos pouco fundamentados.

b) De acordo com a fundamentação, será necessário ser feita uma alteração ao projeto, aprovada em sede de reunião de câmara, algo que até esta data, não aconteceu.

c) Os eleitos da CDU sabem as dificuldades que as empresas de construção atravessam desde há muitos anos, na contratação de trabalhadores e na aquisição de materiais necessários às intervenções.”

Esta foi uma Reunião de Câmara com “constantes ataques, por parte do atual presidente desta Câmara Municipal em desrespeito pelos órgãos autárquicos, aos eleitos da CDU que continuam o seu trabalho constante em prol do concelho, mantendo uma oposição construtiva, denunciando as constantes alterações de posição políticas de quem assume atualmente a gestão deste Município”.