“Adapta.Local.CIMAC” promove Conselho Local de Adaptação Júnior em Montemor

O projeto “Adapta.Local.CIMAC – Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central” encontra-se, neste momento, na Fase 3 da elaboração dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas dos 14 municípios do Alentejo Central, onde se inclui o Município de Montemor-o-Novo.

Nesta fase, serão definidos a visão adaptativa e os objetivos específicos de cada plano e a identificação das medidas e ações de adaptação prioritárias para cada município.

Este é o momento privilegiado de envolvimento e sensibilização das comunidades locais no processo de co-construção da estratégia de adaptação, pelo que durante os meses de setembro e outubro serão realizados os Conselhos Locais de Adaptação, destinados à validação das estratégias locais de adaptação e à discussão de medidas e de ações de adaptação do Planos, que integram várias entidades regionais e locais que poderão contribuir para este processo.

Simultaneamente realizar-se-ão os Conselhos de Adaptação Local Juniores, consistindo em ações de sensibilização e informação dedicadas à comunidade escolar, desenvolvidos em coordenação com os Agrupamentos Escolares de cada município. A 19 de outubro, das 9 às 13 horas, no Auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, irá realizar-se um Conselho Local de Adaptação Júnior, uma iniciativa promovida pela CIMAC e Município de Montemor-o-Novo.

O projeto tem uma duração de 24 meses e é cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants Portugal).

Liderado pela CIMAC, em parceria com o CEDRU e a International Development Norway, o projeto tem como principais objetivos dotar cada um dos municípios do Alentejo Central de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas, capacitar os técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentar a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das mudanças climáticas. Saiba mais aqui.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um continuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiara de uma verba de 102,7 milhões de euros.