Radar 360º apresenta “A Feira” em Montemor-o-Novo

A Feira é um espetáculo de artes de rua, produzido pela companhia Radar 360º que pretende trazer de volta os costumes que existiam na altura os fluxos nómadas e itinerantes das Festas e das Romarias. Esta Feira-Circo estará em Montemor-o-Novo hoje, junto à praça de touros, a partir das nove da noite.

Este foi um espetáculo pensado e trabalhado para ser um fenómeno do espaço público, “porque está na origem de muitos fatores, os económicos, demográficos e os relacionais, criando uma situação de excepção”. Julieta Rodrigues, atriz e diretora artística do projeto revela que “A Feira” tem como objectivo responder a questões históricas, como a forma como surgiram estes eventos sociais, em forma de espertáculo.

Julieta Rodrigues explica que este coletivo é composto por vários artistas de diferentes áreas “do teatro físico, da dança, da acrobacia, da musica”, estando o coletivo junto há 17 anos.

“A Feira” passa por 12 municípios, sendo um deles Montemor-o-Novo, o que, segundo a diretora artística, permite mostrar um lado do “Freak Show, uma das nossas maiores pesquisas deste projeto”.

Ao longo da recolha feita para a produção deste espetáculo, Julieta Rodrigues adianta que também foi feita uma pesquisa histórica que permitiu “revelar a história do território, da história das feiras, como é que se lembram das feiras, que importância tinham”. Desta forma, em cada cidade a companhia trabalha com agendes culturais locais, neste caso, estarão presentes o Grupo Motard de Montemor-o-Novo, a Theatron, a Filhós de Cabrela e os Doces da D. Emília de Santiago do Escoural.

O espetáculo acontece hoje e tem duas sessões, a primeira das 21 horas e a segunda das 22.30 horas, permitindo ao público, não só assistir, como a participar também. Ao longo destas apresentações tem estado a ser recolhido material para ser feito um documentário, realizado por “Patrícia Poção que é uma realizadora sobretudo focada em documentários, para documentar todo o processo, desde a primeira visita”, acrescentando ainda que “neste espetáculo expomos um mini doc, com as entrevistas que fizemos cá”.

O espetáculo é gratuito, no entanto, é necessário fazer reserva do bilhete que pode ser feita através da bilheteira online do município ou no local do espetáculo