Skip to content

Perspetivas da APORMOR para o ano de 2025

Na rubrica de hoje “Espaço APORMOR”, fala-se sobre as perspetivas da APORMOR para o ano de 2025.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, referiu à RNA que “o que aí vem no ano de 2025, nós nunca sabemos como é que vai evoluir porque há sempre surpresas. Quando no ano passado julgávamos, a meio do verão, que isto ia ser um ano muito bom para todos os sectores da agricultura, apareceu o surto da língua azul que ninguém estava à espera. Nós nunca podemos ter certezas de nada, temos que estar motivados e ser minimamente otimistas, embora cautelosos”.

“Esperemos que haja um trabalho, nesse caso da língua azul, um trabalho conjunto entre as associações de produtores e os organismos ligados ao Ministério da Agricultura, para que se previnam programas futuros com vacinas, com modos de atuação e vigilância. Sabemos que estão a ser aplicadas em vários pontos do país onde se pode captar armadilha para apanhar o mosquito que transmite a doença da língua azul para se ver a sua atividade. Era uma coisa que não se fazia já há muito tempo. Havia uma não relevância em toda a Europa para o sector agrícola e ainda com muito mais ênfase aqui em Portugal. E, portanto, esperemos que haja medidas que atenuem esse problema”, remata.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: