Coruche começa a celebrar os 49 anos do 25 de Abril este domingo

As comemorações do 25 de Abril, em Coruche, desenvolvem-se, este ano, num programa cultural completo que se inicia já este domingo, 16 de abril, com a abertura da exposição “Terra de Gente, Terra da Liberdade”, na Galeria do Mercado Municipal.

Pelas 17 horas, a Sociedade de Instrução Coruchense apresenta-se no Pavilhão Multiusos de Coruche para um concerto comemorativo dos 49 anos da Liberdade e, na véspera da madrugada mais alta, a 24 de abril, o Pátio do Museu Municipal recebe o concerto “Por Terras do Zeca”, de Davide Zaccaria, secundado por fogo de artifício na frente ribeirinha.

Coruche amanhece a 25 de Abril com sessão solene comemorativa, logo após o hastear da bandeira nacional.

A exposição “Terra de Gente, Terra da Liberdade”, que abre portas de 16 de abril a 14 de maio, marca o início das celebrações de Abril na Galeria do Mercado Municipal, prestando tributo ao movimento coletivo de construção da democracia local, aludindo a lugares e à realidade do Concelho. Da revolução dos cravos às primeiras eleições democráticas locais (1974- 1976), passando pela criação das freguesias em 1984 e culminando na consolidação do poder local em 1986, particularmente em Coruche, a mostra afirma mais do que apenas o estabelecimento do poder local como uma das transformações de maior impacto produzidas na sociedade portuguesa após o 25 de Abril de 1974.

Apresentando-nos uma trajetória de dois momentos desse processo, a exposição comemorativa abarca, por um lado, o surgimento da comissão administrativa local (1974 a 1977), as eleições municipais de 1976 e a tomada de posse do primeiro mandato democrático. Por outro, centra atenções em todo o processo democrático e eleitoral de cidadania no município de Coruche. O poder local democrático tal como hoje existe em Portugal surge apenas em 1976, consagrado na Constituição da República Portuguesa, aprovada a 2 de Abril desse ano nas primeiras eleições livres.

Hoje, é um dado adquirido que a qualidade da vida quotidiana depende e beneficia da gestão municipal conduzida por órgãos autárquicos democraticamente eleitos.

E como as celebrações de Abril não se fazem sem música e sem canções, a Sociedade de Instrução Coruchense (SIC) proporciona um concerto comemorativo pelas 17 horas de 16 de abril, no Pavilhão Multiusos de Coruche, congregando a Banda Juvenil da Escola de Música da SIC. No dia 23 o FIFCA Portugal- Festival Internacional de Folclore Culturas e Artes traz o mundo a Coruche com a presença de de três grupos de Portugal (Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, de Coruche; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, e Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, do município da Sertã) e de comitivas de países como Índia, Bulgária, Paraguai, Timor, Polónia ou Ucrânia. A 24 de abril é o músico, produtor e compositor Davide Zaccaria, diplomado em Violoncelo e Guitarra, a trazer ao Pátio do Museu Municipal o concerto “Por Terras do Zeca”, que redunda de álbum homónimo lançado em 2007 com Dulce Pontes, Filipa Pais, Lúcia Moniz e Uxia, dando voz aos temas de Zeca Afonso, arranjados pelo músico italiano, radicado em Portugal há longa data. Versátil e sobejamente citado como um mestre na fusão de mundos e referências da música clássica, do jazz e da música popular de raiz tradicional, Davide Zaccaria estende-nos o convite para embarcarmos numa viagem por terras de Zeca Afonso, plenas de mensagens poéticas, melódicas, harmónicas e rítmicas, num tributo declarado à obra seminal (quer como compositor, quer como poeta) de Zeca. Segue-se, à meia-noite de dia 24 de Abril, um espetáculo pirotécnico de fogo de artifício na frente ribeirinha do Parque do Sorraia.

Por fim, o dia 25 de Abril é marcado desde logo, às 10 horas, pela cerimónia do hastear da bandeira nacional, seguindo-se, às 10h15, a sessão solene das comemorações, conduzida por Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche e Berta Lopes, Presidente da Assembleia Municipal de Coruche. Após a apresentação de cumprimentos à mostra associativa presente, as cerimónias prosseguem com três inaugurações: Arranjos Exteriores e Ordenamento da Entrada da EB 2/3 Dr. Armando Lizardo; Núcleo Escolar da Erra, em Vila Nova da Erra, e reabilitação do edificado e requalificação paisagística do espaço envolvente do Bairro 23 de Junho, no Couço.