U. Montemor vence e convence na estreia do campeonato

Este domingo, 2 de outubro, jogou-se a 1.ª jornada dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Évora. Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) goleou por 5-1, no 1.º de Maio, a formação do Redondense, enquanto que o Cabrela averbou derrota por 1-0 na casa do Atlético de Reguengos.
Na Liga AFE, o derby Valenças – Grupo União Sport B, terminou com uma vitória robusta por 0-5 do GUS B, sendo de destacar as 2 grandes penalidades falhadas pela equipa do Ciborro. O Fazendas do Cortiço também venceu, batendo o Santana do Campo por 3-1, enquanto que o Escoularense foi ao CHE Morense perder por 3-0. O Foros de Vale de Figueira teve jogo antecipado, no sábado, deslocando-se a São Pedro da Gafanhoeira onde ganhou por 1-2 ao S. Pedrense. O Cortiçadas de Lavre, por seu turno, descansou nesta jornada inaugural.

Sobre o jogo que a Rádio Nova Antena acompanhou com relato, a receção do GUS ao Redondense, que aconteceu após o empate para a Taça Distrito de Évora, em Portel, o treinador do GUS, João Guerra, fez 3 alterações no 11 inicial da sua equipa. O União entrou a dominar e a criar várias oportunidades, sobretudo por Gonçalo Catalão. Aos 18 minutos, a sede de Catalão deu frutos, passando com calma pelo guarda redes, encostando para o golo inaugural. Instantes depois, a alegria deu lugar à tristeza, com a primeira contrariedade para o União, com Diogo Sandes a sair lesionado, sendo substituído por Luís Madeira. Nuno Brás estava a ser mero espetador, com um Redondense a apresentar-se muito curto, no entanto, aos 30 minutos, o Redondense teve grande oportunidade, com Cassola a evitar o empate, fazendo um grande corte em cima da linha de golo. O Redondense acordava, com Vítor Borrego a aproveitar uma perda de bola, contudo, falhou a igualdade. Aos 39 minutos, o União teve uma bela oportunidade para aumentar a vantagem, mas Bugio não teve descernimento, rematando para fora. Aos 44 minutos, o guarda-redes Pedro Roque comete grande penalidade sobre Gonçalo Catalão. Rodrigo Vicente é chamado à marcação e não falhou, apontando o 0-2. Ao intervalo o resultado era justo, com o União a dominar e Gonçalo Catalão a estar em destaque, conseguindo isolar-se por 5 ocasiões, colocando em água a cabeça dos adversários.
A 2.ª parte arrancou com duas substituições no Redondense, com Vasile e João Rosado a entrarem para os lugares de Salvador e Luís Fitas. Aos 48 minutos, Catalão volta a faturar, isolando-se novamente e, à saída de Pedro Roque, passa pelo guarda-redes e tranquilamente marca o 3.º da tarde! João Guerra, aos 60 minutos, faz dupla alteração, chama para entrar Thalison e Semedo, substituíndo Leonardo e João Bugio. Aos 63 minutos, a bola sobra para Borrego que rematou bem para uma grande estirada de Nuno Brás, com mérito do capitão a impedir o golo do Redondense. Catalão volta a marcar aos minutos, a atinge o hat-tick na conta pessoal. O Redondense, que merecia pelo menos um golo, criu mais uma oportunidade, enviando a bola à trave por Vasile. Aos 78 minutos, o União chega à mão cheia de golos, com Thalisson a servir Semedo, que bateu forte para o último golo alvinegro. O GUS efetua mais uma alteração, esta para a ovação do público, com João Nobre a render Gonçalo Catalão, o Homem do Jogo. Também o Arraiolense esgota as substituições, rodando a equipa perante este resultado pesado. O Redondense viria a marcar um justo golo de honra, aos 86 minutos, através de João Rosado, a beneficiar de alguma inércia da defensiva unionista. No final, o União vence por 5-1, numa vitória justa para a melhor equipa em campo, que dominou, criou oportunidades e contouncom um inspiradíssimo Gonçalo Catalão, perante um Redondense que não conseguiu fazer melhor perante a superioridade alvinegra.

Resultados:
Divisão Elite 2022/23 JORNADA 1 – 02/10: Portel 3-3 Sp. Viana, Arcoense – Monte Trigo (adiado para 1 dez.), Alcaçovense 1-2 Canaviais, U. Montemor 5-1 Redondense, At. Reguengos 1-0 Cabrela, Estrela Vendas Novas 7-0 Arraiolense .

Liga AFE Série A 2022/23 JORNADA 1 – 02/10: Tourega 3-4 Bencatelense
O Calipolense 1-5 Lusit. Évora Clube B, Estremoz 1-2 Borbense, Aguiar 1-0 Oriolenses.

Liga AFE Série B 2022/23 JORNADA 1 – 02/10: S Pedrense 1-2 Foros Vale Figueira, Valenças 0-5 U. Montemor B, Fazendas do Cortiço 3-1 Santana do Campo, CHE Morense 3-0 Escouralense.