108 anos do GUS assinalados com sessão solene (c/fotos e vídeo)

O Grupo União Sport (GUS) completou, na noite de ontem, quinta-feira, 17 de novembro, 108 anos de existência, no Estádio 1º de Maio, numa sessão solene, de forma a comemorar este aniversário.

Rafael Jeremias, presidente da direção do clube revela que “o clube tem uma certa idade, mas não lhe falta juventude”, pelo que nesta sessão se pretendeu homenagear pessoas que sempre estiveram ligadas ao clube e deram muito de si.

Um dos homenageados foi João Macedo, que esteve 43 anos ligado ao clube, assumindo diversos papéis. O homenageado considera que esta foi uma distinção “inesperada e não estava nada à espera, mas é com todo o gosto que venho aqui hoje, ao meu clube de sempre, por isso é este o meu clube”.

Já Francisco Catarro foi outro dos homenageados, uma vez que esteve mais de 20 anos ligado ao GUS. Uma homenagem que, aceita “de forma honrada” por este gesto que a direção entendeu ter comigo, mas para si, representa “o trabalho de sucessivos homens e mulheres que integraram os corpos sociais do clube”.

António Pinto Xavier, vereador na Câmara de Montemor-o-Novo, garante que o GUS tem “uma história muito longa e que espero que tenha muito para dar, que o União possa crescer e prestar um melhor serviço à população, porque clubes como este fazem aquilo que o Estado não é capaz de fazer, que é garantir que os miúdos tenham acesso ao deporto de qualidade”.

A perspetiva do vereador é o município “ajudar o clube a que a partir dos iniciados possa estar sempre nos campeonatos nacionais, desenvolvendo uma Academia para o União, com mais campos e que os miúdos todos possam jogar e não tenham que ir para outros campos da cidade, e tenho a certeza que vamos conseguir criar uma academia, com nutricionista, ginásio, psicólogo e que vai dar lucros nos seniores e o União não vai ter necessidade de ir buscar jogadores fora do concelho, porque vai ter formação suficiente para depois brilhar nos seniores”.

Para o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila Bispo e Silveiras, António Danado, estes “108 anos representam muito trabalho, por parte do clube, em prol da comunidade, criado por um grupo de carolas que têm abdicado da sua vida para dedicar ao clube da terra”.

Já o presidente da Associação de Futebol de Évora (AFE), António Pereira, reconhece que “o União é um dos sócios fundadores da AFE e tem tudo para ser um dos principais clubes do distrito, apesar de nos últimos anos ter caído ligeiramente, mas é preciso dar as mãos para, em conjunto, fazer com que o GUS seja maior e melhor, e isto é fundamental para que o clube consiga singrar tanto a nível distrital, como a nível nacional”.