Silveiras sem cuidados de saúde primários

Conscientes da importância da manutenção dos cuidados de saúde primários em Silveiras, concelho de Montemor-o-Novo o executivo em funções tem manifestado junto das Entidades responsáveis o seu desagrado com a atual situação, solicitando a retoma urgente e rápida dos cuidados médicos às Silveiras.

Considerando as insuficiências crescentes na infraestrutura atualmente existente para a prestação de cuidados de saúde à população de Silveiras, do concelho de Montemor-o-Novo, e a necessidade daí decorrente de promover uma alteração no sentido do melhoramento das condições em que os referidos cuidados de saúde são prestados, foi solicitada autorização ao Presidente do Conselho de Administração da ULS Alentejo Central, Eng. Vitor Fialho para a aquisição de uma Estrutura Modular por parte do Município de Montemor-o-Novo para alocar a Unidade de Saúde de Silveiras, em regime provisório, enquanto a nova Unidade de Saúde (no âmbito do Aviso Convite n.º 13/C01-i01/2023 de 27 de setembro de 2023), não estiver concluída.

Mais informamos que diligenciámos junto do Gabinete de Equipamentos e Instalações da ARS, a análise do desenho técnico desta infraestrutura, o qual mereceu um parecer favorável.

Informamos ainda que o Diretor Clinico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Alentejo Central, Dr. Nuno Jacinto, assim como o Coordenador da USF Foral, Dr. Nuno Piteira são conhecedores desta intenção do Município e concordam com a mesma. O Sr. Presidente da União de Freguesias de N. Senhora da Vila, N. Senhora do Bispo e Silveiras também corrobora desta vontade e decisão.

Nesta ótica, está a ser desenvolvido um procedimento para a aquisição de uma estrutura modular onde funcionará a Unidade de Saúde das Silveiras em regime provisório; a mesma será colocada num lote disponível, no loteamento municipal das Silveiras.  Consideramos que esta será a forma mais célere de possibilitar a utentes, pessoal técnico, enfermeiros e médicos usufruírem de um espaço condigno para a prestação/usufruto de cuidados de saúde primários.

O executivo em funções na Câmara Municipal estará sempre disponível para colaborar e para dialogar com entidades responsáveis, na procura das melhores soluções para a prestação de serviços públicos de qualidade, a todos os nossos munícipes.