Município de Vila Viçosa entrega candidatura a Património Mundial no fim do mês

O município de Vila Viçosa prepara-se para, no final deste mês, entregar o dossier da Candidatura da vila a património mundial da UNESCO.

Neste sentido, segundo revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, tem vindo a ser feito um trabalho com a população e agentes locais para que também eles sintam esta candidatura como sua e percebam que o património de Vila Viçosa é único. “Uma candidatura é uma intenção e um estado de espírito ou seja, afere-se não pela quantidade que queremos classificar, mas na envolvência das pessoas na consciencialização de que património é único e temos que ter um bom plano de gestão e é o que estamos a fazer”.

O autarca acrescenta que “muito do património que temos está com problemas e a candidatura serve para nos consciencializar de que eles existem, é necessário investir e sensibilizar a população para isso”.

Inácio Esperança refere ainda que já foram feitas “várias sessões” nesse sentido, para que as pessoas se envolvam ainda mais nesta candidatura, que será entregue no final do mês, que é o que está acordado com o Comité e grupo de Acompanhamento”.