Atividade “Idosos em Movimento” de regresso à UF de N.Sra da Vila, Bispo e Silveiras

Depois de dois anos sem atividade, por motivos pandémicos, a atividade “Idosos em Movimento” está de regresso à União de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

“Os idosos em Movimento era um projeto que já tínhamos levado a cabo primeiro com associações privadas e agora com o Hospital S. João de Deus. Este projeto tinha como principal finalidade chegarmos às associações e comissões de reformados da nossa freguesia, longe dos centros urbanos e da capacidade de fazer intervenção na área de movimento”, revela António Danado, presidente da União de Freguesia, sobre a atividade “Idosos em Movimento”.

Este projeto é, desde há uns anos, uma aposta ganha da Junta de Freguesia, que pretende assim proporcionar atividades geriátricas descentralizadas junto da população mais idosa, tendo assim dois objetivos: “o movimento para os idosos e o combate ao isolamento. Este segundo julgamos ser o mais importante para este projeto. Esta iniciativa esteve parada durante a Covid-19, levou algum tempo a reativar, porque as condições objetivas, neste momento, para termos um projeto de deslocação ainda que seja dentro das freguesias, implica grandes deslocações. Esta questão foi também colocada pelo Hospital S. João de Deus, uma vez que não tinham veículos para fazer estas deslocações. E a Junta de Freguesia adquiriu um veículo para este efeito”, explica o presidente da União de Freguesias.

“Queremos que os idosos tenham uma terceira juventude saudável, acima de tudo é isso que queremos, juntamente com as associações de reformados da nossa freguesia”, indica ainda António Danado.

O projeto decorre uma vez por semana em S. Geraldo, Fazendas do Cortiço, Reguengo, Silveiras e Montemor-o-Novo e está aberto à população idosa que queira participar.