U. Montemor vence em Viana e aproxima-se de Canaviais

Este domingo, 12 de fevereiro, prosseguiu o Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Liga Elite, jogou-se a 14.ª jornada, com o Grupo União Sport (GUS) a ter uma vitória muito suada no Campo João de Sousa Faria e Melo, ganhando por 1-2 diante do Sp. Viana do Alentejo, somando a sua 10.ª vitória consecutiva, enquanto que o Cabrela perdeu em casa por 0-1 com o Lusitano Arraiolense.
Na Liga AFE, no Grupo B, disputou-se a 12.ª jornada, com a realização de mais dois derbys entre equipas do concelho de Montemor-o-Novo. Desta feita, no sábado, e tendo como palco o Estádio 1.º de Maio, a equipa “B” do Grupo União Sport perdeu por 1-4 na receção ao Cortiçadas de Lavre. Já este domingo, o Estrela Escouralense ganhou por 3-0 com o Valenças do Ciborro, enquanto que o Fazendas do Cortiço foi a Mora ter uma vitória arrancada a ferros, por 3-4, diante do CHE Morense. O Foros de Vale de Figueira descansou nesta jornada.

Em relação ao desafio que a RNA acompanhou com relato, e onde o União jogou fora de portas com o Sp. Viana, a formação da casa entrou melhor e mais pressionante na partida, com o União a tentar assentar jogo. Desta forma, e naturalmente, foi a equipa de Nuno Canelas a criar as primeiras situações de perigo, deixando 2 avisos aos alvinegros. Só aos 20 minutos o União conseguiu aproximar-se da área contrária, conseguindo uma primeira oportunidade. Pouco depois, aos 23 minutos, o Viana adiantou-se no marcador, com o capitão Leonel Levi a subir mais alto, após cruzamento, e a colocar a bola no fundo da baliza do União. O União estava com muitas dificuldades e tardava em conseguir responder à desvantagem. Aos 44 minutos, quando nada o fazia prever, foi à lei da bomba que Zé Quito deu a igualdade ao União, num remate fortíssimo de primeira, a mais de 25 metros da baliza, um golaço do mais recente reforço do União. Pouco depois, o Viana quase volta à vantagem, na sequência de um erro infantil da defesa alvinegra. O jogo chegaria ao intervalo com um empate a 1 bola no marcador, um resultado mais agradável para a equipa montemorense, visto que o Sp. Viana esteve melhor que o União nos primeiros 45 minutos.
A 2.ª parte iniciou sem mexidas nos 11 iniciais de ambas as formações. A primeira chance da 2.ª parte foi para o União, mas o Viana respondeu com uma jogada onde valeu um excelente corte de Carlos Cassola. O Viana continuava a ter algum ascendente na partida quando, contra a corrente do jogo, aos 62 minutos, e de bola parada, o União deu a cambalhota no marcador, fruto de um cruzamento perfeito, com Leonardo Pereira, livre de marcação, apontou o 1-2. Aos 65 minutos, João Guerra efetua a 1.ª alteração, reforçando o meio campo, com Luís Madeira a render Catalão. Aos 78 minutos, ambos os emblemas efetuaram uma substituição, com Fernandes a entrar para o lugar de Brasão, no Viana, enquanto que no União João Semedo substituiu Rodrigo Vicente . Entretanto, no Viana, Aragão rendeu Gassamá e, aos 89 minutos, no GUS, Capela e Wesley renderam Bruno Machado e António Vicente. Já muito perto do final da partida, o União esteve muito perto de marcar o 3.º tento, com João Semedo a rematar à trave. A partida iria terminar com o União a alcançar 3 preciosos pontos, num jogo muito difícil, com o União a ter de fazer das tripas coração para vencer, pois sentiu muitas dificuldades perante um Viana que deu muito boa conta de si, pelo menos até aos 60 minutos, e que vendeu cara a derrota.

Liga Elite > 14.ª jornada> 12/02
Canaviais 1-1 Atlético Sc
Redondense 4-2 Estrela Fc
Sc Viana Alentejo 1-2 Gr. União Sport
Casa Povo Cabrela 0-1 Lusitano Arraiolense
Monte Trigo 1-0 Alcaçovense
Portel 1-1 Arcoense

Liga AFE > Grupo A > 12ª jornada> 12/02
Lusitano de Évora Clube “B”4-0 Vera Cruz
Aguiar 0-0 Estremoz
Oriolenses 1-1 Calipolense
Borbense – Tourega (não se realizou)
Descansa: Bencatelense

Liga AFE > Grupo B > 12.ª jornada> 12/02
Gr. União Sport “B”1-4 Cortiçadas de Lavre
Estrela Escouralense 3-0 Valenças
Che Morense 3-4 Fazendas Cortiço
Santana Campo 3-0 S. Pedrense
Descansa: Foros de Vale de Figueira