Famílias reúnem à mesa para a consoada com alternativas ao bacalhau

Hoje, 24 de dezembro, é véspera de Natal, data que antecede uma das festas mais celebradas do calendário cristão, sendo que é nesta noite que as famílias se reúnem à mesa, para a ceia, para celebrar o nascimento de Jesus.

A tradição, contudo, já não vai sendo o que era, sobretudo em termos daquilo que, em tempos, era quase obrigatório colocar na mesa para degustar em família. As prendas, principalmente para os mais novos, continuam a ser abertas à meia-noite ou na manhã seguinte.

Para saber como vai ser a noite de natal dos ouvintes, quais as suas tradições e o que significa esta quadra festiva, a Rádio Nova Antena saiu à rua.

“O natal, para mim, é passar um bom tempo com a família e não tanto gastar muito dinheiro com os presentes”, revela uma jovem ouvinte, que adianta que, nesta noite, em sua casa, são as sopas de cação e a carne que compõem a ementa, com molotof e tarte de amêndoa a servirem de sobremesa.

Para um outro ouvinte, o natal “representa a união entre as famílias e a paz, que é o mais importante”, para quem esta quadra é, sobretudo, das crianças. “O meu natal é passado em família, damos uma lembrança a cada um – não coisas muito caras, porque são muitos”, conta outra ouvinte.