Alandroal tem mais de 10 milhões de euros de obras em execução

O concelho de Alandroal tem, atualmente, mais de dez milhões de euros de investimento, em execução, com obras a decorrer em vários locais e outras ainda para começar.

Todos estes projetos assumem-se “como um esforço enorme por parte do município, uma vez que estamos ainda a amortizar mais de um milhão de euros de dívida por ano”, de acordo com João Grilo, presidente da câmara de Alandroal. O autarca garante que este volume de investimento “é absolutamente inédito em qualquer momento. Nós tentamos que os nosso projetos sejam diferenciadores e que se enquadrem nos objetivos do desenvolvimento da região, o que faz com que sejam bem recebidos pelas diversas entidades, nomeadamente a CCDR que tem sidos nosso parceiro”.

Para o próximo quadro comunitário 2020/2030, o concelho de Alandroal tem projetos criados “na área dos equipamentos e recuperação de património, para que entidades privadas tenham interesse em investir em áreas como o alojamento, restauração e animação turística. Aquilo que fomos ver hoje a Terena, serviu para percebermos que podemos fazer nesta vila o que estamos a fazer em Juromenha. Terena é lindíssima, tem um potencial e atratividade enormes e pode muito bem atrair investidores privados”.

Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, visitou esta terça-feira, dia 30, alguns dos projetos que estão a decorrer em Alandroal e considera que “é um concelho com uma grande dinâmica por parte da autarquia, apesar das dificuldades financeiras que têm vindo a enfrentar. O concelho de Alandroal apresenta aqui um conjunto de projetos muito relevantes na perspetiva da CCDR e da Comissão Europeia, sobretudo no que diz respeito à requalificação urbana e regeneração dos meios”.

Ceia da Silva garante que, tirando o projeto da biblioteca de Alandroal, “cujas verbas deverão ser canalizadas para outros investimentos, todos se enquadram nos financiamentos de fundos comunitários”.

Esta terça-feira, dia 30, realizou-se a assinatura do auto de consignação da empreitada “Conclusão da Escola Básica Integrada, com edifício pré escolar, Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal”, uma vista ao castelo de Terena e zona envolvente, onde vai surgir um núcleo museológico; uma visita ao edifício do futuro Centro Comunitário de Alandroal, projeto que ficou por concluir há cerca de 12 anos, e uma vista à obra de remodelação e ampliação da Casa do Castelo. Marcaram presença o presidente da câmara municipal de Alandroal, João Grilo, o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, e alguns técnicos do município.