Montemor assina declaração para adaptação às alterações climáticas

Foi assinado entre o Município de Montemor e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), uma Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas, com o objetivo de garantir serviços de águas, para as gerações futuras.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explica que este é um compromisso de “adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”, tendo as entidades que assinaram este protocolo um compromisso “em trabalhar para se adaptarem e mitigarem as alterações climáticas, nos serviços de águas “.

O autarca acredita que desta forma é possível diminuir a pegada de carbono, acrescentando que Montemor-o-Novo já tem algum trabalho desenvolvido nesta área, “no que diz respeito aos sistemas de macromedição, de controlo das perdas de água”.

Graças aos sistemas de macromedição é possível “prevenir e identificar onde há perdas de água, onde é que há roturas e tendo esta informação o mais cedo possível consegue-se agir” prevenindo gastos de água.

Este documento vai ao encontro dos objetivos definidos nas várias estratégias europeias e nacionais, visa o compromisso na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética.