Propostas do PSD de ambiente e energia no Orçamento de Estado

Num contexto de crise na área da energia e perante um cenário de seca em vários pontos do país, o PSD apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 que se focam numa gestão mais sustentável dos recursos hídricos e energéticos, contribuindo também para a coesão social e territorial.

  1. Mecanismo de resiliência para estabilizar os preços dos combustíveis em serviços críticos do Estado que não podem ser interrompidos e que são prestados por entidades de fins humanitários e sociais como sejam os bombeiros e as IPSS.
  2. Duplicação da dotação do PROTransP – Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público – para beneficiar os territórios fora das grandes áreas metropolitanas onde há pior oferta de transportes, contribuindo para a coesão territorial e para sustentabilidade ambiental.
  3. Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos – assegurar o reforço às comunidades intermunicipais em função da taxa de execução financeira.
  4. Incentivos fiscais à eficiência energética para empresas – considerando deduções a efetuar em sede de IRC face a despesas na promoção da eficiência energética das suas operações.
  5. Incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida – visando a renovação do parque automóvel e a introdução de veículos mais eficientes.
  6. Promoção de Compras Públicas Circulares e Ecológicas – considerando critérios ambientais específicos, nomeadamente, recurso a produtos reciclados ou com incorporação de materiais reciclados, reutilizáveis ou remanufaturados, com elevados níveis de eficiência energética e de consumo de recursos.
  7. Programa Bairros Mais Sustentáveis destinado a intervenções no âmbito da eficiência energética, em territórios com maiores vulnerabilidades sociais e riscos de pobreza energética, como sejam bairros sociais e bairros históricos.
  8. Programa FOZ – Restauro e revitalização de zonas estuarinas – destinado ao financiamento de intervenções integradas nas áreas urbanas em redor dos principais estuários, visando o restauro ecológico e a adaptação às alterações climáticas, contribuindo para a sua revitalização ambiental e socioeconómica.
  9. Piscinas A+ – visando financiar intervenções em eficiência energética e hídrica nas piscinas de uso público, contribuindo para reduzir os seus custos de funcionamento e melhorar para a sua sustentabilidade ambiental e financeira.
  10. Projeto-piloto Moinhos e Azenhas 2.0 – Incentivar projetos de produção de energia hidroelétrica, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 49/2015, de 10 de abril, contribuindo para a recuperação do património cultural, dinamização local e valorização ambiental.

11. Portugal a poupar água e energia – campanha nacional de comunicação e sensibilização para a poupança de água e energia, considerando o contexto de crise e de seca, incentivando comportamentos e práticas que contribuam para a redução de consumos por parte da população e de diversos setores de atividade.

Município de Montemor-o-Novo visita a alojamentos do concelho

Dando continuidade ao ciclo de visitas aos alojamentos do concelho, com o objetivo de uma aproximação do município aos agentes locais, no passado dia 19 de maio, foram visitados os seguintes alojamentos: Tranquilidade Alentejana (alojamento local), em São Cristóvão, num espaço rural que oferece possibilidade de um  contacto próximo com a natureza. Este espaço dispõe de uma piscina, salão de jogos e ainda a possibilidade de fazer uma sauna ou realizar hidromassagem. Burriscas Campismo Rural, um pequeno parque de campismo situado a apenas 3 km da cidade de Montemor-o-Novo. É o alojamento indicado para quem gosta da calmaria do campo mas que não quer perder a cidade de vista, com o castelo como horizonte e a Ecopista mesmo à porta.

Esta visitas são criadas para criar um relacionamento entre o Município e os proprietários dos locais, sendo ouvidas algumas necessidades sentidas pelos mesmos de modo a criar melhores condições de acolhimento ao visitante.

Estremoz inaugura Parque da Porta de Santa Catarina

A Câmara Municipal de Estremoz e a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Estremoz inauguram o Parque da Porta de Santa Catarina no próximo sábado, dia 21, numa cerimónia entre as 9.30 e as 11.30 horas, para a qual convidam a população da cidade.

O programa divulgado pelas duas autarquias tem uma vertente infantil com pinturas faciais, tatuagens, balões moldados, bolhas de sabão gigantes e magia deambulante, para lá de animação musical assegurada pela Charanga Zuluband.

Marionetas regressam este mês ao concelho de Montemor

Montemor-o-Novo recebe pela 13ª vez o Encontro Internacional de Marionetas, no dia 25 de maio, uma iniciativa promovida pela Alma d’Arame, que promete animar todo o concelho.

Amândio Anastácio, diretor desta associação cultural explica que “o Encontro é de 25 de maio a 5 de junho, vai acontecer no Cineteatro Curvo Semedo, na nossa sede, no Espaço da Alma d’Arame, na Sociedade Carlista e vamos ter uma extensão ao Teatro Ibérico e vamos estar também na freguesia de Santiago do Escoural, na aldeia de Casa Branca ”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este é um evento internacional que conta com artistas, para além de Portugal, “de França, Bélgica, Peru, Brasil”, contando este ano com uma programação vasta e com diferentes abordagens ao mundo da marionete, desde o mais tradicional, ao mais moderno.

Este ano a novidade, neste encontro de marionetas é a programação que acabou por ser alargada ao público escolar, “com workshops, com vários espetáculos, com vários espetáculos para o público escolar.

Amândio Anastácio deixa o convite “à população para que venham assistir ao espetáculo”.

O 13º Encontro Internacional de Marionetas conta com um vasto programa que será apresentado pela cidade de Montemor-o-Novo e freguesias, sendo possível assistir a workshops e concertos.

Dia 25 de maio as marionetas regressam a Montemor-o-Novo, pela Associação Cultural, Alma d’Arame.

[/shc_shortcode]

Montemor-o-Novo recebe Fado Popular no Ciclo da Primavera

Fado Popular atua amanhã na “CHE “A Alentejana”, em Montemor-o-Novo, pelas 21 horas, um espetáculo inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Este é um grupo de música tradicional alentejana e fado popular, constituído por seis elementos: bateria, acordeão, viola, baixo, cavaquinho/bandolim e voz.

O espetáculo é gratuito e destina-se a público de todas as idades. Pode ouvir o grupo Fado Popular aqui.

Matilde e Kika na final de pares do Montemor Ladies Open

Naquela que será a terceira final consecutiva, as irmãs Matilde e Francisca Jorge vão disputar o título desta variante aqui em Montemor, mesmo sem jogar. Isto porque a  sueca Jacqueline Cabaj Awad, indisposta, foi obrigada a abandonar, dando ao conjunto português a possibilidade de repetir o triunfo alcançado na semana passada, em Itália.

Pela frente vão ter as vencedoras do embate que opõe a australiana Alana Parnaby e a indiana Prarthana Thombare, primeiras favoritas, a Julie Belgraver (França) e  Riya Bhatia.

A final de pares está agendada para as 17 horas de sábado aqui no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo. A entrada é livre.

O  19.º Montemor Ladies Open, decorre de 15 a 22 de Maio e está dotado com 25 mil dólares em prémios monetários.

Em anexo as fotos das semifinalistas: a portuguesa Francisca Jorge, a turca Pemra Ozgen, a francesa Alice Robbe e a britânica Sarah Beth Grey.

De Moda em Moda no Centro Cultural de Reguengo

O Grupo Coral e Instrumental “De Moda em Moda” vai apresentar “Cantando”, o seu segundo trabalho de estúdio, amanhã, no Centro Cultural de Reguengo, pelas 17 horas.

O grupo de Vila Nova da Baronia conta com quatro elementos Joaquim Torres na guitarra e voz; Luís Fonseca no cajon, precursão e voz; Nuno Canelas na viola baixo e voz e Rui Chora no acordeão e voz.

O espetáculo está inserido no Ciclo da Primavera e é totalmente gratuito. Pode ouvir “De Moda em Moda” aqui.

Cartel de luxo na corrida de reabertura da Praça de Touros de Santa Eulália

É já este sábado, pelas 18 horas, que a Praça de Touros de Santa Eulália, no concelho de Elvas, reabre portas para voltar a ser palco de uma grande corrida, sete anos depois, com um cartel de luxo, composto por Luís Rouxinol, Ana Batista, Tiago Pamplona, Marcos Bastinhas, Francisco Palha e João Salgueiro da Costa.

Pegam os touros da ganadaria Sesmarias Velhas do Guadiana os forcados Amadores de Portalegre, Académicos de Elvas e de Coimbra.

Esta corrida, em memória de José Tello Barradas e a favor da Associação Humanitária de Santa Eulália, acontece depois da realização de uma primeira obra de remodelação da praça, levada a cabo com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. “Poucos acreditaram, mas a praça foi vistoriada pelo IGAC (Inspeção-geral das Atividades Culturais) e já pode acolher espetáculos”, começa por dizer Alberto Barradas, da organização.

A remodelação, contudo, ainda não está completa. “O projeto é bastante mais ambicioso”, assegura Alberto Barradas, adiantando que falta “melhorar as casas de banho, alguns acessos às bancadas e ainda reformular a zona da trincheira”.

Os preços dos bilhetes para a corrida, que variam entre os 15 e os 40 euros, podem ser adquiridos na Junta de Freguesia de Santa Eulália ou, no próprio dia, nas bilheteiras da praça.

Évora avança “Bairros Saudáveis” na Malagueira e Cruz da Picada

O Espaço Multi-recreativo do Largo da Nora, da Associação para o Desenvolvimento Cultural e Desportivo da Malagueira, e o Ringue da Cruz da Picada, do Grupo Desportivo e Cultural da Cruz da Picada, são dois projetos integrados no programa “Bairros Saudáveis”, que já se encontram numa fase adiantada de execução.

“Bairros Saudáveis” é a designação de um programa público de natureza participativa criado em junho de 2020, que visa “a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis”.

No âmbito deste programa, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e de um conjunto de parcerias bastante alargado, foram aprovadas sete candidaturas lideradas por associações, coletividades ou organizações não governamentais, tendo sido possível captar, para o concelho de Évora, um montante global de financiamento de 325 mil euros.

Francisca Jorge está nas meias-finais

Uma exibição convincente alicerçada na inteligência e constantes variações, estiveram na base do triunfo da portuguesa Francisca Jorge, no duelo que manteve com a alemã Kathleen Kanev. Kika, que começou muito bem o encontro, não deixou que Kanev entrasse na zona de conforto, obrigando a sua adversária a manter-se no fundo do court, para então, comandar os pontos a seu belo prazer.

Agora, a vimaranense terá como derradeiro obstáculo antes da final a experiente tenista turca Pemra Ozgen, responsável pelo afastamento da japonesa Sakura Hosogi, por 6-2 e 6-4.

Pelo caminho fica Inês Murta. A algarvia esteve “ausente” na fase inicial do primeiro set ante a francesa Alice Robbe, reencontrou-se no final da partida e lutou para dar a volta ao marcador mas acabou por ser afastada por 6-2  e 6-4.

Cabe a Robe tentar travar Sarah Beth Grey, primeira favorita do torneio. A britânica tem mostrado estar recuperada do período complicado que viveu, e, apesar de um começo pouco auspicioso ante Sofia Milatova, encontrou argumentos para levar de vencida a eslovaca, conseguindo-o por 2-6, 6-1 e 6-0.

As meias-finais de singulares estão aprazadas para as 10 horas de amanhã.

Greve encerra escolas básicas de Santiago do Escoural e São Cristóvão

Estava marcada para hoje, pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, uma greve com o objetivo de defender o aumento dos salários e a valorização das carreiras.

No concelho de Montemor, esta greve afetou as escolas, sendo que a Escola Básica de Santiago do Escoural e a de São Cristóvão foram as únicas a encerrar. Todos os outros estabelecimentos de ensino funcionaram normalmente, na sua totalidade.

Serviços como o Centro de Saúde encontram-se também a funcionar como de habitual.

Detido por furto em interior de residência em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo e do Posto Territorial de Vendas Novas, no dia 16 de maio, deteve um homem de 26 anos por furto em interior de residência, na localidade das Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.

No âmbito de uma denúncia que estaria a decorrer um furto em interior de residência, os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que culminaram na recuperação do material furtado, nomeadamente uma motosserra e uma televisão.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Festas da cidade de Portalegre são inauguradas esta sexta-feira

As Festas da cidade de Portalegre, que decorrem desde o passado sábado, têm a sua inauguração oficial, esta sexta-feira, 20 de maio, às 18 horas, no jardim da Corredoura.

O momento inaugural conta com uma arruada pela Trupe Euterpe. Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre adianta que este ano, as festas são também a pensar “nos mais jovens, com Dj’s todas a noites, para que se divirtam e, durante o dia, num palco secundário, haverá também animação, com ranchos folclóricos, coletividades e grupos musicais do concelho”.

Meia hora depois da ato inaugural das Festas haverá, na Avenida George Robinson uma Pequena Demonstração de dança “Ladies Dance”, numa organização da Escola Silvina Candeias.

Pelas 20 horas no Placo do Jardim da Corredoura há espetáculo musical com Litle Orange.

Hoje, no âmbito das Festas de Portalegre, destaque para a atuação de Jorge Guerreiro, marcado para as 22.30 horas, no palco da Avenida George Robinson, seguido de DJ Matcho à meia-noite.

Reguengos vai ter Conselho Municipal de Saúde

O Município de Reguengos de Monsaraz vai criar o Conselho Municipal de Saúde, no âmbito das medidas políticas na área da saúde. A constituição do Conselho Municipal de Saúde de Reguengos de Monsaraz visa proporcionar ao município uma “intervenção estrategicamente concertada e democraticamente participada” entre o poder político nacional, regional e local, os diversos setores sociais e da saúde, a sociedade civil e as forças vivas da comunidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta estrutura consultiva vai contribuir para uma abordagem integrada na construção de uma Estratégia Municipal de Saúde e na definição de uma política municipal de saúde. Nas suas competências, está também “emitir parecer sobre o planeamento da rede de Unidades de Cuidados de Saúde Primários, propor o desenvolvimento de programas de promoção de saúde e prevenção da doença, promover a troca de informações e cooperação entre as entidades representadas, assim como recomendar a adoção de medidas e apresentar propostas e sugestões sobre questões relativas à saúde”, segundo divulga o Município reguenguense.

Esta estrutura vai ainda analisar o funcionamento dos estabelecimentos de saúde integrados no processo de descentralização de competências, refletir sobre as causas das situações analisadas e propor as ações adequadas à promoção da eficiência e eficácia do sistema de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é presidido pela presidente da Câmara Municipal e integra a presidente da Assembleia Municipal, um presidente de junta de freguesia, os diretores executivos e os presidentes dos Conselhos Clínicos e de Saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde e um representante de cada uma das seguintes instituições: Administração Regional de Saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Segurança Social e associações da área da saúde.

Podem, ainda, a convite da presidente da autarquia ou por proposta de pelo menos um terço dos membros deste Conselho Municipal, serem convidadas a participar nas reuniões, sem direito a voto, personalidades de reconhecido mérito na área da saúde, “quando a sua contribuição para a discussão das matérias em agenda seja considerada pertinente para uma boa decisão”.

[/shc_shortcode]

Uma vítima mortal e um ferido grave em colisão na EN4

Uma vítima mortal e um ferido grave é um resultado de uma colisão violenta entre um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias, na Estrada Nacional nº4, que liga Montemor-o-Novo a Vendas Novas.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, o alerta foi dado às 11.10 horas. No local estiveram um total de 33 operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com um meio aéreo, 12 meios terrestres, a viatura do INEM e as Infraestruturas de Portugal.

Vídeo de João Vacas de Carvalho

Duas portuguesas nos Quartos de Final do Montemor Ladies Open

Jogam-se os quartos de final no Montemor Ladies Open, hoje, para os quais Francisca Jorge e Inês Murta ficaram apuradas.

Pedro Couto responsável pela Comunicação deste evento realça que hoje, “pode assistir aos Quartos de Final de Singulares e pode assistir também aos encontros que vão dar as finalistas de pares”, um convite, como realça Pedro Couto, “extenso a toda a gente que quiser assistir a bom ténis”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo Pedro Couto “não podemos falar de edições melhores ou piores, podemos falar de muita qualidade, que é isso que acontece sempre que fazemos um torneio aqui em Montemor”, tendo já passado pelo Clube grande tenistas nacionais e internacionais, até porque “Montemor é sempre uma grande montra para os grandes palcos”. Pedro Couto mostra-se confiante com os resultados finais deste Montemor Ladies Open, deixando no ar a esperança de que “quem sabe, este ano, vamos ter também uma tenista que desponte daqui a pouco tempo e esteja no topo do ténis mundial”.

Francisca Jorge, a melhor tenista portuguesa classificada no ranking mundial mostra-se confiante para as próximas fases, realçando que “tenho hipóteses para fazer uma muito boa semana este ano e estou aqui para ganhar o torneio”. Quanto aos próximos jogos a atleta considera que tem vindo “a crescer a cada jogo e ganhei agora a minha segunda ronda, senti-me melhor do que na primeira, por isso são bons indicadores”, acrescenta.

Ana Filipa Santos, a única atleta alentejana em competição, na análise que faz à sua prestação admite que “não correu bem, não me senti bem a jogar, esperemos que agora que jogo pares corra melhor”, acrescentando que em Portugal, “neste momento as jogadoras são sortudas porque temos bastantes torneios em Portugal e é claro que isso vai melhorar o nível, do ténis feminino e acho que isso é uma mais valia”.

Dora Sampaio, presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo deixa um convite a todos os montemorenses para “vir assistir a bom ténis, mesmo que não conheçam muito da modalidade, será uma boa oportunidade para o fazer”.

Amanhã jogam-se as finais dos jogos de singulares no Montemor Ladies Open.

[/shc_shortcode]

Aviso Amarelo: risco de incêndios rurais em Montemor-o-Novo

Aviso Amarelo para Incêndio Rurais está em vigor, no concelho de Montemor-o-Novo, até amanhã, dia 21 de maio, devido aos risco de aumento de incêndios rurais, dadas as altas temperaturas que se fazem sentir.

De relembrar que se encontra em vigor a restrição de realização de queimas e queimadas no período compreendido entre 18 e 31 de maio. É ainda recomendada a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto da situação de perigo de incêndio rural. Esta é uma informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Bom dia Cerâmica” sábado no mercado de Montemor

O Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, no exterior, acolhe a oficina de olaria Bom Dia Cerâmica, amanhã.

A iniciativa, para todas as idades, tem a orientação pelas ceramistas Juliana Marcondes e Leonor Mire.

Para participar nesta iniciativa, não precisa de inscrever-se; basta aparecer e dizer “Bom Dia Cerâmica”.

Festa dos Contos continua com programação para todas as idades

Está a decorrer até domingo, em Montemor-o-Novo, a 12ª edição da Festa dos Contos, uma iniciativa promovida pela Trimagisto.

Para hoje, no Palco B que se situa na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, das 10.30 horas às 14.30 horas, há “Histórias para Ganhar Tempo”, com Renata Bueno e Tâmara Bezerra.

Durante a tarde, os alunos do 8ºG, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, apresentam “Eu Sou Bocados de Ti”, na Biblioteca Municipal, às 16 horas, dirigidos pelo professor Paulo Calçada. Ainda durante a tarde, às 18 horas, no Espaço Livreiro, Tâmara Bezerra conduz mais uma sessão de Contos.

Para esta noite estava programada uma Stand Up Romaria que acabou por ser cancelada, por motivos de saúde. Em substituição desta atividade, a Oficina do Canto e a Ensemble de Montemor-o-Novo, no palco em frente à Biblioteca Municipal, às 21 horas. A partir das 22 horas, há Stand Up Poetry com Paulo Condessa, no Pátio dos Contos.

Todas as atividades da Festa dos Contos são gratuitas, não sendo necessário realizar marcação para assistir aos espetáculo.

Dia da Família promovido pelo Espaço do Tempo em Montemor

O Espaço do Tempo está a promover amanhã o Dia Da Família, um sábado repleto de atividades para todas as idades, com espetáculo de manhã à noite.

Durante a manhã, a partir das 11 horas, na Oficina Magina, como explica Rui Horta, há “Sessão de Contos, por uma interprete maravilhosa, uma comunicadora e mediadora cultural fantástica, a Rita Sales”, uma sessão dedicada às crianças onde será explorado “o som, a sonoridade das letras, das palavras, pões os miúdos a imaginar coisas, a participar”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Rui Horta adianta que, na parte da tarde, às 16 horas, há na Oficina Magina, um Workshop para “pensar, experimentar movimentos, para mexer ao sabor da música”, acrescentando que será oferecido “um belíssimo livro de dança”, sendo que a atividade será “dirigida pela Madalena Marques e é baseada no livro do qual nós somos coprodutores, da editora Pato Lógico”. Um dos espetáculos que estava programado para amanhã, “uma antestreia da Companhia Maior, com uma obra do Ricardo Neves Neves”, acabou por ser cancelado por motivos de infeções por Covid-19, dentro da companhia.

Inserido na programação do Ciclo da Primavera, a XL Box do Espaço do Tempo recebe o concerto de primavera do Coral de São Domingos, “que era para ser o Concerto de Reis, a 6 de janeiro, que temos feito e que voltaremos para o ano, mas vamos fazer um Concerto de Primavera porque, mais uma vez em janeiro, o Covid entrou”, explica o coreógrafo. Quanto aos lugares disponíveis, “só vamos ter cerca de 100 a 120 lugares, portanto venham, marquem, ou então reservem pela BOL ou pelo Posto de Turismo do município porque de certeza que vamos estar esgotados”.

Rui Horta deixa o “convite para celebrarmos todos o nosso próximo sábado”, realçando que, apesar das atividades serem gratuitas, é necessário fazer reserva.

As reservas devem ser feitas para os contactos do Espaço do Tempo, exceto as marcações para o concerto de primavera do Coral de São Domingos, que deve ser reservado na bilheteira online do município, ou através dos contactos do Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Expectativas lusas aumentam com Kika e Murta nos “Quartos”

Com o decorrer do torneio começa a pairar no ar a possibilidade de termos uma (ou duas) representantes portuguesas nos encontros decisivos deste Montemor Ladies Open.

Assim, Francisca Jorge e Inês Murta voltaram a dar mostras de consistência e determinação, com Kika a derrotar nos oitavos de final a francesa Julie Belgraver, por 6-4 e 6-0, o mesmo resultado com que a algarvia Inês Murta vencia a indiana Sowjanya Bavisetti.

Pelo caminho ficou Ana Filipa Santos. A jogadora natural de Santiago do Cacém tentou contrariar a experiência da segunda favorita, a turca Pemra Ozgen, mas, infelizmente para as aspirações lusas, acabou por ceder em apenas duas partidas, pelos parciais de 6-2 e 6-0.

A britânica Sarah Beth Grey voltou a confirmar o estatuto de primeira favorita e, hoje, deixou pelo caminho a japonesa Mei Yamaguchi, por 7-5 e 6-4. A sua adversária nos “quartos” será Sofia Milatova. A eslovaca interrompeu a boa caminhada da sérvia Mila Masic, a qual derrotou por 7-5 e 6-1.

Alice Robbe, de França, quarta pré-designada, defrontou e venceu a sueca Jacqueline Cabaj Awad, por 7-5 e 6-0, marcando encontro com a portuguesa Inês Murta. Os outros dois encontros vão ser disputados por Francisca Jorge a a alemã Kathleen Kanev (bateu a indiana Ryia Bathia, por 6-0 e 6-4), e a japonesa Sakura Hosogi (triunfou sobre a australiana Alana Parnaby, por 6-3 e 6-4), que tem como adversária a turca Pemra Ozgen.

Na variante de pares, a dupla composta pelas irmãs Jorge, Francisca e Matilde, garantiu a presença nas meias-finais graças ao triunfo, por um duplo 6-3, sobre a também portuguesa Sara Lança e a indiana Vasanti Shinde.

A australiana Alana Parnaby e a indiana Prarthana Thombare, primeiras favoritas, também estão na mesma fase da prova depois de derrotar a japonesa Mei Yamaguchi e a italiana Federica Rossi (6-3 e 6-3).