Num contexto de crise na área da energia e perante um cenário de seca em vários pontos do país, o PSD apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 que se focam numa gestão mais sustentável dos recursos hídricos e energéticos, contribuindo também para a coesão social e territorial.
- Mecanismo de resiliência para estabilizar os preços dos combustíveis em serviços críticos do Estado que não podem ser interrompidos e que são prestados por entidades de fins humanitários e sociais como sejam os bombeiros e as IPSS.
- Duplicação da dotação do PROTransP – Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público – para beneficiar os territórios fora das grandes áreas metropolitanas onde há pior oferta de transportes, contribuindo para a coesão territorial e para sustentabilidade ambiental.
- Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos – assegurar o reforço às comunidades intermunicipais em função da taxa de execução financeira.
- Incentivos fiscais à eficiência energética para empresas – considerando deduções a efetuar em sede de IRC face a despesas na promoção da eficiência energética das suas operações.
- Incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida – visando a renovação do parque automóvel e a introdução de veículos mais eficientes.
- Promoção de Compras Públicas Circulares e Ecológicas – considerando critérios ambientais específicos, nomeadamente, recurso a produtos reciclados ou com incorporação de materiais reciclados, reutilizáveis ou remanufaturados, com elevados níveis de eficiência energética e de consumo de recursos.
- Programa Bairros Mais Sustentáveis destinado a intervenções no âmbito da eficiência energética, em territórios com maiores vulnerabilidades sociais e riscos de pobreza energética, como sejam bairros sociais e bairros históricos.
- Programa FOZ – Restauro e revitalização de zonas estuarinas – destinado ao financiamento de intervenções integradas nas áreas urbanas em redor dos principais estuários, visando o restauro ecológico e a adaptação às alterações climáticas, contribuindo para a sua revitalização ambiental e socioeconómica.
- Piscinas A+ – visando financiar intervenções em eficiência energética e hídrica nas piscinas de uso público, contribuindo para reduzir os seus custos de funcionamento e melhorar para a sua sustentabilidade ambiental e financeira.
- Projeto-piloto Moinhos e Azenhas 2.0 – Incentivar projetos de produção de energia hidroelétrica, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 49/2015, de 10 de abril, contribuindo para a recuperação do património cultural, dinamização local e valorização ambiental.
11. Portugal a poupar água e energia – campanha nacional de comunicação e sensibilização para a poupança de água e energia, considerando o contexto de crise e de seca, incentivando comportamentos e práticas que contribuam para a redução de consumos por parte da população e de diversos setores de atividade.


Dando continuidade ao ciclo de visitas aos alojamentos do concelho, com o objetivo de uma aproximação do município aos agentes locais, no passado dia 19 de maio, foram visitados os seguintes alojamentos: Tranquilidade Alentejana (alojamento local), em São Cristóvão, num espaço rural que oferece possibilidade de um contacto próximo com a natureza. Este espaço dispõe de uma piscina, salão de jogos e ainda a possibilidade de fazer uma sauna ou realizar hidromassagem. Burriscas Campismo Rural, um pequeno parque de campismo situado a apenas 3 km da cidade de Montemor-o-Novo. É o alojamento indicado para quem gosta da calmaria do campo mas que não quer perder a cidade de vista, com o castelo como horizonte e a Ecopista mesmo à porta.
A Câmara Municipal de Estremoz e a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Estremoz inauguram o Parque da Porta de Santa Catarina no próximo sábado, dia 21, numa cerimónia entre as 9.30 e as 11.30 horas, para a qual convidam a população da cidade.
Montemor-o-Novo recebe pela 13ª vez o Encontro Internacional de Marionetas, no dia 25 de maio, uma iniciativa promovida pela Alma d’Arame, que promete animar todo o concelho.
Fado Popular atua amanhã na “CHE “A Alentejana”, em Montemor-o-Novo, pelas 21 horas, um espetáculo inserido na programação do Ciclo da Primavera.
Naquela que será a terceira final consecutiva, as irmãs Matilde e Francisca Jorge vão disputar o título desta variante aqui em Montemor, mesmo sem jogar. Isto porque a sueca Jacqueline Cabaj Awad, indisposta, foi obrigada a abandonar, dando ao conjunto português a possibilidade de repetir o triunfo alcançado na semana passada, em Itália.
O Grupo Coral e Instrumental “De Moda em Moda” vai apresentar “Cantando”, o seu segundo trabalho de estúdio, amanhã, no Centro Cultural de Reguengo, pelas 17 horas.
É já este sábado, pelas 18 horas, que a Praça de Touros de Santa Eulália, no concelho de Elvas, reabre portas para voltar a ser palco de uma grande corrida, sete anos depois, com um cartel de luxo, composto por Luís Rouxinol, Ana Batista, Tiago Pamplona, Marcos Bastinhas, Francisco Palha e João Salgueiro da Costa.
O Espaço Multi-recreativo do Largo da Nora, da Associação para o Desenvolvimento Cultural e Desportivo da Malagueira, e o Ringue da Cruz da Picada, do Grupo Desportivo e Cultural da Cruz da Picada, são dois projetos integrados no programa “Bairros Saudáveis”, que já se encontram numa fase adiantada de execução.
Uma exibição convincente alicerçada na inteligência e constantes variações, estiveram na base do triunfo da portuguesa Francisca Jorge, no duelo que manteve com a alemã Kathleen Kanev. Kika, que começou muito bem o encontro, não deixou que Kanev entrasse na zona de conforto, obrigando a sua adversária a manter-se no fundo do court, para então, comandar os pontos a seu belo prazer.
Estava marcada para hoje, pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, uma greve com o objetivo de defender o aumento dos salários e a valorização das carreiras.
O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo e do Posto Territorial de Vendas Novas, no dia 16 de maio, deteve um homem de 26 anos por furto em interior de residência, na localidade das Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.
As Festas da cidade de Portalegre, que decorrem desde o passado sábado, têm a sua inauguração oficial, esta sexta-feira, 20 de maio, às 18 horas, no jardim da Corredoura.
O Município de Reguengos de Monsaraz vai criar o Conselho Municipal de Saúde, no âmbito das medidas políticas na área da saúde. A constituição do Conselho Municipal de Saúde de Reguengos de Monsaraz visa proporcionar ao município uma “intervenção estrategicamente concertada e democraticamente participada” entre o poder político nacional, regional e local, os diversos setores sociais e da saúde, a sociedade civil e as forças vivas da comunidade.
Uma vítima mortal e um ferido grave é um resultado de uma colisão violenta entre um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias, na Estrada Nacional nº4, que liga Montemor-o-Novo a Vendas Novas.
Jogam-se os quartos de final no Montemor Ladies Open, hoje, para os quais Francisca Jorge e Inês Murta ficaram apuradas.
Aviso Amarelo para Incêndio Rurais está em vigor, no concelho de Montemor-o-Novo, até amanhã, dia 21 de maio, devido aos risco de aumento de incêndios rurais, dadas as altas temperaturas que se fazem sentir.
O Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, no exterior, acolhe a oficina de olaria Bom Dia Cerâmica, amanhã.
Está a decorrer até domingo, em Montemor-o-Novo, a 12ª edição da Festa dos Contos, uma iniciativa promovida pela Trimagisto.
O Espaço do Tempo está a promover amanhã o Dia Da Família, um sábado repleto de atividades para todas as idades, com espetáculo de manhã à noite.
Com o decorrer do torneio começa a pairar no ar a possibilidade de termos uma (ou duas) representantes portuguesas nos encontros decisivos deste Montemor Ladies Open.