Skip to content

Coruche acolheu o lançamento nacional do projeto europeu TRAP

O Município de Coruche recebeu na passada quinta-feira o lançamento nacional do projeto europeu TRAP – Libertando os nossos rios de plásticos, iniciativa financiada pelo Interreg Atlantic Area e liderada pelo IST–ID / Instituto Superior Técnico, com co-gestão da 4Change em Portugal.

A manhã começou com uma visita técnica à Ponte do Rebolo, local previamente identificado como ponto de observação de macroplásticos no Rio Sorraia. Seguiu-se a sessão de apresentação no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, onde a equipa científica do consórcio detalhou a metodologia, as metas e o impacto esperado deste projeto europeu, que pretende desenvolver uma solução baseada na natureza para a redução da poluição plástica nos sistemas fluviais.

Coruche foi escolhido como território-piloto para a implementação das ações do TRAP, reforçando a ligação estratégica estabelecida com o IST no âmbito do projeto DT4Rivers – Digital Twin for Rivers, atualmente em desenvolvimento no Rio Sorraia. Com o TRAP, Coruche consolida o seu papel na experimentação de soluções inovadoras de monitorização, prevenção e proteção ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e para a valorização ecológica do Rio Sorraia.

Compartilhe este artigo: