Secretário de Estado inaugura espaço de atendimento de vítimas de violência doméstica na PSP de Évora

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, inaugura esta sexta-feira, 1 de agosto, o ‘Espaço M’, destinado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, no Comando Distrital da PSP de Évora, pelas 10 horas.

Uma hora depois, Paulo Simões Ribeiro irá presidir à cerimónia do 150º aniversário do Comando Distrital da PSP de Évora, a ter lugar no auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

Militar da GNR de Alvito salva cão das chamas em incêndio (c/vídeo)

Na manhã desta quarta-feira, o Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi alertado para um incêndio numa habitação localizada na freguesia de Vila Ruiva, concelho de Cuba. De imediato, militares do Posto Territorial de Alvito deslocaram-se ao local e, ao chegar, encontraram um cão acorrentado no interior do edifício, parcialmente tomado pelas chamas.

Segundo informação da GNR, perante o perigo iminente, um dos militares (o guarda Aragão) entrou na casa em risco e conseguiu resgatar o animal, de nome “Duque”, conduzindo-o em segurança para o exterior.

O cão foi tratado no local e entregue aos seus tutores, sem que se verificasse a necessidade de cuidados veterinários adicionais. A rápida intervenção evitou consequências mais graves, sublinhando o compromisso da força de segurança com o bem-estar animal em situações de emergência.

Segundo e terceiro prémios do Euromilhões saem em Portugal

Ninguém acertou na chave do sorteio de ontem, 29 de julho, do Euromilhões. Ainda assim, em Portugal saíram um segundo e um terceiro prémios.

O segundo prémio, de mais de 193 mil euros, para além de um apostador em Portugal, contempla outros três no estrangeiro. Já o terceiro, no valor de mais de 36 mil euros, saiu a um total de cinco jogadores, quatro fora do território nacional.

Dado que não houve totalistas, o “jackpot” volta a engordar. No próximo sorteio, já na sexta-feira, estarão em jogo 168 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 5, 6, 42, 44 e 46 e pelas estrelas 4 e 8.

Esta informação não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

CE reconhece “progressos notáveis” da Associação Évora 2027 rumo à construção da Capital Europeia da Cultura

Na sequência do relatório apresentado pela Associação Évora 2027, e da reunião com o painel de peritos realizada a 18 de junho, foi publicado pela Comissão Europeia (CE) o Segundo Relatório de Monitorização sobre Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, que afirma que a gestão da iniciativa “está no caminho certo”.

Com conclusões extremamente positivas, e reconhecendo o considerável atraso na execução da iniciativa, o painel assinala “progressos notáveis” em áreas cruciais como a consolidação da equipa central, a definição do programa artístico e o estabelecimento de parcerias a nível nacional e internacional.

De acordo com o painel de especialistas, desde a primeira reunião de monitorização, Évora_27 demonstrou uma trajetória positiva, assente na capacidade de adaptação e superação de obstáculos, nomeadamente “na resposta aos atrasos iniciais provocados por
mudanças na liderança e pela reestruturação administrativa. A nomeação dos Diretores Executivo e Artístico, bem como a progressiva operacionalização de mecanismos essenciais como a monitorização, os concursos públicos e a comunicação, representam marcos decisivos.”

O painel destaca ainda a importância do legado da Capital Europeia da Cultura para além do ano de 2027, considerando que este foi um dos fatores determinantes para a escolha de Évora. Nesse sentido, o relatório enfatiza que “o programa de infraestruturas assume particular importância, especialmente no que diz respeito à regeneração do património, dado
que Évora é um Património Mundial da UNESCO”.

Finalmente, o relatório reconhece o empenho sólido e a dedicação da estrutura de Évora_27, sublinhando o seu papel determinante na concretização das metas estabelecidas. O painel “reconhece o trabalho consistente e focado da equipa e regista com apreço que Évora_27 está no caminho certo. É evidente que a equipa está preparada e comprometida com o que é necessário realizar, o que é simultaneamente encorajador e promissor para o futuro.”

Para a Associação Évora 2027, esta avaliação reforça a confiança no caminho construído e traduz-se na motivação para continuar o trabalho com grande sentido de responsabilidade, com vista à concretização de uma Capital Europeia da Cultura participativa, verdadeiramente transformadora e com impacto duradouro na cidade, na região e no país.

Furões do Alentejo em bom plano no Campeonato Regional de Trail da Associação de Atletismo de Évora

Com o findar de mais uma época, em nota chegada à nossa redação, a equipa Furões do Alentejo, destaca as excelentes prestações dos seus atletas no Campeonato Regional de Trail da Associação de Atletismo de Évora!

Todos os atletas deram o seu melhor, alcançando resultados de grande mérito, com 3 Campeões no escalão:

1º Manuel Macau – Campeão Regional de Trail Longo – M60

1º António Loios – Campeão Regional de Trail Sprint – M55

1º Cândida Lóios – Campeã Regional de Trail Sprint – M50

2º Hugo Alves – Vice-Campeão Regional de Trail Sprint – M55

Pedro Reis – 7.º Lugar no Trail Sprint – M45


Comissão Europeia lança consulta pública sobre estratégia europeia para o turismo sustentável

A Comissão Europeia convida os cidadãos, os viajantes e dos operadores turísticos a pronunciarem-se sobre a futura estratégia da União Europeia para o turismo sustentável. Esta estratégia tornará o turismo mais sustentável, competitivo e inovador, proporcionando melhores experiências aos viajantes e apoiando a resiliência do setor.

Trata-se de reduzir a sobrelotação, criar opções mais respeitadoras do ambiente, melhores serviços digitais e viagens transfronteiriças mais fáceis. A estratégia apoiará também os Estados-Membros na melhoria da coordenação, no acesso a medidas de apoio e no reforço da resiliência do setor face aos desafios emergentes, como os impactos das alterações climáticas e as tensões geopolíticas.

Os cidadãos podem participar na consulta pública da Comissão até 12 de setembro de 2025. Outras partes interessadas poderão também contribuir para o convite à apresentação de contributos lançado pela Comissão.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:

Ambiente em FM: esta segunda-feira celebra-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza

Nesta segunda-feira, 28 de julho, assinala-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Este dia é, acima de tudo, no que diz respeito à Quercus, um momento de celebração, mas também de reflexão. É o dia em que se lembra que a natureza é um bem comum, que pertence a todos nós, e que precisa de ser protegida com urgência e dedicação. Este dia foi criado para homenagear o movimento associativo ambiental em Portugal, em especial instituições como a Liga para a Proteção da Natureza, uma das mais antigas, que continua a dar um contributo fundamental, e que faz anos também nesta segunda-feira.

Conservar a natureza é um compromisso diário, através de trabalho no terreno, de conhecimento científico, de participação ativa da sociedade e, claro, de amor pelo que é natural e único no nosso país.

Como exemplo dos avanços feitos em prol da natureza existe o caso do lince-ibérico, que está em recuperação e tem vindo a expandir o seu território em Portugal, outro dos exemplos são os golfinhos do Estuário do Sado, que continuam a ser protegidos e são uma das poucas populações residentes da Europa. A Quercus também criou o primeiro parque marinho protegido do século XXI de Portugal: o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado. E há outras espécies, como o abutre-preto, a águia-imperial-ibérica ou o tartaranhão-caçador, que já beneficiam de medidas específicas de conservação, com resultados visíveis.

Sendo estes avanços motivo de esperança, os desafios ainda continuam enormes, como a destruição de habitats, as alterações climáticas, a poluição ou a perda de biodiversidade continuam a ameaçar o nosso equilíbrio natural. A boa notícia é que há uma crescente consciência e vontade de agir. A nível europeu, está a avançar um novo Regulamento do Restauro da Natureza, que pretende restaurar grande parte dos ecossistemas até 2050. E Portugal já começou a dar passos nessa direção.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR: SEPNA regista mais de 600 crimes no primeiro semestre de 2025

A GNR assinala hoje, 28 de julho, em Dia Mundial da Conservação da Natureza, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a “sua preocupação nesta matéria de extrema relevância”.

No primeiro semestre de 2025, já foram realizadas 4.965 ações de sensibilização referentes à proteção da floresta e ao uso adequado do fogo, tendo sido abrangidas 105.715 pessoas. Neste mesmo período temporal, foram realizadas 37.269 patrulhas, tendo sido registadas 10.003 contraordenações e 606 crimes, no âmbito da atividade policial desenvolvida pelos elementos que integram o SEPNA.

Do espectro alargado de competências atribuídas à GNR no âmbito da Proteção da Natureza e do Ambiente, no ano de 2024, das 75 450 patrulhas desenvolvidas, foram realizadas 112.678 fiscalizações, que resultaram na detenção de 221 pessoas, no registo de 17 396 autos de contraordenação e na instauração de 1219 processos crimes.

A Guarda desenvolve diariamente um vasto conjunto de atividades visando um aumento das suas respostas e capacidades operacionais, tendo em vista o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à proteção da natureza e do ambiente, bem como proteger e conservar o património natural. Cabe ainda à GNR prevenir e investigar os respetivos ilícitos referentes ao ordenamento do território, contaminação, de poluição e de despejo de resíduos, tendo realizado neste âmbito, em 2024, 8.506 ações de sensibilização e instaurado 3.047 autos de contraordenação.

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.

O SEPNA, lembra a GNR, “constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o território nacional integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas, promovendo diariamente diversas ações que contribuem para um planeta mais limpo, consciente que a biodiversidade, seja uma espécie ou todo um ecossistema, é absolutamente vital para a saúde e o bem-estar dos seres humanos”.

David Antunes encerra o Festival de Lavre

Hoje chega ao fim mais uma edição do Festival de Lavre, que teve o seu início na passada sexta-feira, dia 25 de julho. Têm sido dias muito animados com muita gente a visitar a Freguesia de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.

Esta noite é David Antunes, que sobre ao palco principal a partir das 22.30 horas; Zé Pedro Sousa (00h30) e DJ Mendao (04h00).

Já são conhecidos os artistas que animam a edição deste ano da Festa dos Capuchos

Vila Viçosa celebra, em setembro, um “dos acontecimentos mais importantes na identidade”: a Festa dos Capuchos.

Este ano, a ter lugar entre os dias 11 e 15 de setembro, o evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa conta, desta feita, com espetáculos de Zé Pedro Sousa (dia 11), R.A.Y.A. (dia 12), Nuno Ribeiro (dia 13), Mickael Carreira (dia 14) e Quim Barreiros (dia 15).

As festas, como habitualmente, para além dos espetáculos musicais, contarão com as tradicionais largadas de touros, fogo de artifício e diversos eventos culturais e religiosos.  

Bandidos do Cante no Festival de Lavre este domingo

Hoje, dia 27 de julho, já é o terceiro dia do Festival de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.

Neste domingo destacamos a Eucaristia, na igreja Matriz pelas 16.30 horas, às 17.30 horas, Procissão de Nossa Senhora da Assunção também na Igreja Matriz.

No Palco Sabores, Era uma Vez o Cante (20h30) e Modas a 4 (21h30).

Os Bandidos do Cante, atuam no palco principal (22h00); Insert Coin (00h00); DJ Buja & Estica (02h00); DJ Zingor (04h00).

Tributo Sai do Chão hoje no Festival de Lavre

O Festival de Lavre continua com muita música, tradição e cultura, nesta localidade do concelho de Montemor-o-Novo.

A festa tem o seu início às 18.00 horas. No palco sabores às 20.30 horas, atuam os Seistetos e Nelson Teles às 21.30 horas. Mais tarde pelas 22.30 horas, no palco principal Tributo Sai do Chão, Zinko (00.00h) e Hottuna (02.30h).

Feira do Chocalho em Alcáçovas até domingo (c/fotos)

A Feira do Chocalho começou esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, dia 27, na vila de Alcáçovas, no Largo da Gamita.

Cerca de 40 expositores marcam presença no certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com as associações locais.

Na inauguração Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, em declarações à RNA, salientou que “o ponto alto, obviamente, este ano são os 10 anos da arte chocalheira e do reconhecimento da Unesco, desde que foi considerado património imaterial e cultural da Unesco, portanto, é o ponto alto desta feira. Apesar das outras coisas todas, temos sempre os espetáculos que enriquecem também muito esta feira, temos uma pequena amostra de alguns animais também, mas para Alcáçovas e para o nosso concelho é mais uma oferta que nós damos aos nossos munícipes”.

“Esta feira é a exaltação, deste património que é identitário desta região. Conseguimos chamar a atenção nestes dias, nestas semanas que se faz a publicidade, fala-se sempre dos chocalhos, fala-se da arte chocalheira”, sublinhou o autarca.

 No que diz respeito ao cartaz da feira, Luís Miguel Duarte, refere que “amanhã a artista é a Nena, vamos ter os Vizinhos também, que estão bem no auge da música. Depois temos sempre ali as nossas tasquinhas onde nós nos juntamos uns com os outros, onde nós conversamos, reunimos com os grupos. É sempre, portanto, um bom complemento para a nossa feira”.

“Isto é, acima de tudo, um grito de alerta, porque a arte chocalheira tal e qual como outras que nós todos conhecemos, podem acabar de um momento para o outro. E aqui é um reconhecimento e é um chamar de atenção. Temos aqui uma coisa muito importante, temos aqui uma arte muito bonita, que nos pode levar a muito lado, mas está em risco de morrer. E então, aqui, eu normalmente digo, é um grito de alerta, olhem para a arte chocalheira”, concluiu.

GNR alerta para burlas no arrendamento de casas de férias

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das ações preventivas que desenvolve e com o objetivo de contribuir para a prevenção e o combate aos diversos tipos de burlas, alerta, através de comunicado, para os procedimentos de segurança que devem ser adotados para evitar este tipo de fenómenos, onde se incluem as burlas relacionadas com o arrendamento de imóveis nesta época sazonal, com especial destaque para as casas de férias.

No que diz respeito aos crimes de burla relacionados com o arrendamento de casas de férias, registados na sua área de responsabilidade territorial, nos anos de 2023, 2024 e 2025*, a GNR tem registo dos seguintes dados:

N.º de burlas envolvendo arrendamento de casas de férias
Distritos202320242025*
Aveiro22123
Beja251
Braga41218
Bragança110
Castelo Branco230
Coimbra450
Évora330
Faro434111
Guarda310
Leiria851
Lisboa774
Portalegre101
Porto41326
Santarém9111
Setúbal14175
Viana do castelo321
Vila Real130
Viseu972
Fora do território nacional020
Total21417844

*Dados provisórios até 30 de junho.

“A análise das ocorrências registadas na área de responsabilidade territorial da GNR revela que, no período em causa, os distritos de Faro (95), Porto (79) e Braga (70) foram os mais afetados. Não obstante, verifica-se que este fenómeno ocorre de forma dispersa em todo o território nacional. Foi ainda possível registar uma redução de 16,8% no número de crimes de burla no arrendamento de casas de férias, comparando o ano de 2023 e o ano de 2024, demonstrando assim não só o impacto das ações preventivas e de sensibilização desenvolvidas pela GNR, sobretudo junto da população mais vulnerável, mas também o empenhamento contínuo da Guarda no combate à criminalidade e na deteção destas atividades suspeitas e ilícitas.

Neste âmbito, a Guarda deteve 60 pessoas pela prática deste tipo de crimes em 2023, 29 em 2024 e 12 no presente ano (dados provisórios até ao dia 30 de junho). Pela prática deste mesmo tipo de crimes, foram ainda identificados 140 suspeitos no ano de 2023, 138 em 2024 e 33 no primeiro semestre de 2025.

Sobre a prática deste tipo de ilícito, não se verifica um modus operandi específico, uma vez que, são múltiplas as formas utilizadas para a concretização do mesmo objetivo. Em regra, constatamos que os suspeitos publicam anúncios de arrendamento de imóveis a preços apelativos, em sítios da internet com relevo e muita visibilidade, podendo algumas dessas publicações serem acompanhadas por fotografias de imóveis reais, apesar do contexto e elementos de arrendamento serem falsos.

Normalmente, as vítimas procuram imóveis para arrendar no período de férias e efetuam a pesquisa via internet, dada a rapidez e comodidade da pesquisa.

Quando encontram o imóvel pretendido, normalmente com preços mais baixos, face à concorrência, contactam o anunciante, sendo pedido à vítima que efetue o pagamento de um determinado valor monetário, vulgarmente denominado como “sinal”, para assegurar o imóvel pretendido.

A vítima só percebe que foi burlada meses depois, numa das seguintes situações:

·         Quando tenta contactar o suspeito, constatando que o contacto deixou de estar ativo;

·         Quando pretende recolher a chave da habitação;

·         Quando verifica que a morada que lhe foi fornecida não existe.

Atenta a este tipo de ocorrências, a Guarda Nacional Republicana reforça os seus conselhos aos cidadãos, numa situação de aquisição ou arrendamento de bens imóveis, para que estejam particularmente atentos e adotem os seguintes cuidados:

·         Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado ou que pareçam demasiado vantajosas face a imóveis semelhantes na mesma zona;

·         Compare anúncios semelhantes e, sempre que possível, solicite uma visita ao imóvel. Caso o proprietário apresente reservas quanto à visita, desconfie;

·         Visite o imóvel presencialmente, pois as imagens partilhadas podem não corresponder à realidade;

·         Pesquise o imóvel em várias plataformas, tendo em atenção que pode estar anunciado em diferentes locais com preços distintos;

·         Esteja atento a pedidos de pagamento de sinal sob o pretexto de haver muitos interessados – pode tratar-se de uma burla;

·         Verifique se existem outros anúncios com as mesmas fotografias ou denúncias de burla associadas;

·         Solicite fotografias adicionais, especialmente do interior do imóvel;

·         Peça a identificação do anunciante ou proprietário, bem como os seus contactos, e confirme se permanecem contactáveis;

·         Confirme, através de um multibanco, se o titular da conta bancária corresponde ao nome do proprietário ou anunciante;

·         Caso receba uma mensagem a indicar que o pagamento não foi rececionado, confirme com o seu banco antes de efetuar novo pagamento.”

Festival de Lavre começa hoje com Novinho Navarro no palco principal

O Festival de Lavre está de regresso e promete quatro dias de música, tradição e cultura no coração do Alentejo, e espera receber cerca de 25 mil pessoas ao longo de quatro dias de celebração intensa, onde a música portuguesa, a gastronomia local e a tradição popular se fundem num ambiente único, entre os dias 25 e 28 de julho, na vila de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo.

Criado em 1999 por um grupo de jovens locais, o festival tem vindo a afirmar-se como um dos mais autênticos do Alentejo. A 27 ª edição de 2025 conta com três palcos distintos, entre os quais se destacam o Palco Principal, na Praça da República, e o Palco dos Sabores, onde a música ao vivo acompanha pratos típicos como as bifanas e o frango assado.

O evento vai muito além da música. Há espaço para o campismo, a procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção, e até um podcast dedicado às histórias e à cultura da vila. Mais do que um festival, é uma afirmação da identidade de Lavre e um motor contra a desertificação do interior.

Com entrada gratuita para várias atividades e passes acessíveis (8€ por dia; 25€ passe geral ou 30€ com campismo incluído), o Festival de Lavre é inclusivo, sustentável e genuíno na ligação entre gerações.

Hoje, dia 25 de julho, pelas 18.00 horas tem lugar a Rua das Tradições, às 20.30 horas no Palco Sabores João Caçoilas  (entrada gratuita) e Los Perdicion às 21.30 horas.

Noninho Navarro sobe ao palco principal às 22h30; Pikika às 00.00 horas; DJ John Goulart  (01h00) e DJ Marvin (03h00).

Direitos dos passageiros no transporte aéreo na rubrica da DECO

Foi divulgada, no início do passado mês de junho, a posição do Conselho sobre a revisão do Regulamento dos direitos dos passageiros no transporte aéreo, que a ser aprovada, representará um retrocesso sem precedentes nos direitos dos consumidores. Se a posição adotada pelo Conselho em matéria de direitos dos passageiros for aprovada pelo Parlamento Europeu, os consumidores perdem direitos consolidados.

Serão, por exemplo, revistos os limites e critérios do direito à indemnização, o que significaria que grande parte das pessoas que teriam atualmente direito a compensação, deixariam de ter direito ou passariam a receber uma indemnização inferior. Outra das situações seria também a assistência em situações consideradas extraordinárias seria limitada a um máximo de três noites de alojamento, deixando os consumidores ainda mais vulneráveis.

Outro dos pontos em destaque é a bagagem de mão, em que o Conselho parece legitimar a cobrança da mesma e considerar adequado que seja permitido apenas o transporte gratuito de um objeto pessoal de dimensões inclusivamente mais reduzidas às permitidas por algumas transportadoras. Apesar de este pequeno leque de medidas ser bastante demonstrativo do impacto nos consumidores, o Conselho anunciou regras melhoradas para os passageiros.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR recupera em Borba cão furtado em Espanha: suspeito do furto foi constituído arguido

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Borba, na passada quarta-feira, 23 de julho, constituiu arguido um homem de 35 anos e recuperou, no concelho de Borba, um cão furtado em Espanha.

No âmbito de uma operação de fiscalização, “os militares da Guarda abordaram um indivíduo que tinha na sua posse um canídeo de raça Braco Alemão. No decorrer da fiscalização foi possível apurar que o detentor não tinha documentação do canídeo e ainda que o chip do animal possuía registo espanhol”, revela o Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.

Na sequência das diligências policiais, em cooperação com as autoridades espanholas, “foi possível apurar que o canídeo constava nos sistemas de informação como furtado na Província de La Rioja, em Espanha”.

Dada a impossibilidade do proprietário proceder à recolha do animal no próprio dia, o canídeo foi encaminhado ao canil municipal de Borba, local onde ficará até à recolha pelo seu tutor.

O suspeito foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa. 

Ministro da Defesa rejeita regresso do Serviço Militar Obrigatório

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, rejeitou a reintrodução do Serviço Militar Obrigatório, reafirmando que a prioridade do Governo é valorizar a carreira militar e reforçar as condições dos militares em regime de contrato e voluntariado.

Durante a inauguração do Centro de Interpretação da Guerra da Restauração, em Borba, o ministro evocou a sua experiência como militar e sublinhou que a profissionalização das Forças Armadas foi uma opção política que continua a ser pertinente “Portugal, em determinado momento, optou pela profissionalização das Forças Armadas. O nosso objetivo — o que nos faz sentido — é apoiar estes militares que quiseram realizar os seus sonhos e desenvolver uma carreira através das Forças Armadas.”

Nuno Melo sublinhou que o foco político está em melhorar as condições de vida dos militares, desvalorizando alternativas como o regresso ao serviço militar obrigatório, que classificou como “sem sentido neste momento”.

O investimento, segundo o ministro, está a ser direcionado para diversas áreas, com destaque para o desenvolvimento pessoal dos militares, melhoria dos salários e suplementos, apoio em casos de incapacidade ou morte e reforço da saúde militar e da assistência social.

Além disso, o governante destacou o fortalecimento das infraestruturas, dos equipamentos e das missões internacionais, realçando também o papel das Forças Armadas no apoio à população civil em situações de emergência, incêndios, repatriamentos e transporte de órgãos “Investir nas Forças Armadas é investir na soberania nacional. Não há soberania sem Forças Armadas, e esse é um esforço que nos cabe assumir.”

Projeto de geminação de cidades europeias através do programa CERV

O Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV) financia projetos de geminação de cidades, com o objetivo de promover o diálogo intercultural e a participação cívica. No âmbito do CERV, existe um convite aberto para a geminação de cidades, que visa reunir pessoas de diferentes países para discutir questões europeias e fortalecer o sentimento de pertença à União Europeia.

O CERV tem como objetivo geral apoiar projetos que reúnam pessoas de diferentes contextos sociais, económicos, géneros e países, promovendo a compreensão mútua e a participação democrática. No contexto da geminação de cidades, o programa incentiva a organização de eventos e atividades que envolvam cidadãos de diferentes localidades para discutir temas relevantes para a agenda europeia e para a construção de uma sociedade europeia mais inclusiva e igualitária.

As cidades que pretendem candidatar-se a este programa podem desenvolver projetos em diversas áreas, como: envolvimento e participação dos cidadãos; promover o diálogo intercultural, a participação cívica e a compreensão dos valores europeus; a memória europeia: comemorar eventos históricos relevantes para a Europa e discutir as causas e consequências de regimes autoritários e totalitários.

As candidaturas ao programa CERV podem ser apresentadas por organizações da sociedade civil, entidades públicas e outras partes interessadas, desde que estabelecidas num Estado-membro ou país terceiro associado ao programa. É importante consultar os avisos de candidatura e os pontos de contacto nacionais para obter informações detalhadas sobre as condições de elegibilidade e os procedimentos de candidatura.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Município de Vendas Novas e IRN assinam protocolo para garantir funcionamento da conservatória

A Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de Vendas Novas vai poder contar com dois novos recursos humanos, graças a um protocolo assinado entre o Município de Vendas Novas e o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Este contrato interadministrativo surge como resposta aos sucessivos encerramentos registados ao longo deste ano, motivados pela escassez de pessoal, e visa garantir o regular funcionamento deste serviço público essencial.

O protocolo prevê a cedência, por parte do Município, de dois assistentes técnicos em regime de mobilidade, por um período inicial de seis meses, seguido de consolidação no mapa de pessoal do Instituto. Durante este tempo, os trabalhadores ficarão afetos à Conservatória de Vendas Novas, sendo os encargos, formação e credenciação da sua responsabilidade assegurados pelo IRN.

A medida concretiza um dos pedidos feitos pelo Presidente da Câmara à Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, num ofício enviado em março, onde alertava para os sucessivos encerramentos da Conservatória. Na mesma comunicação, o autarca recordava que Vendas Novas é a sexta maior cidade do Alentejo e que os serviços prestados pela Conservatória não se limitam aos residentes do Concelho, mas abrangem também populações dos territórios vizinhos, num contexto de crescente dinâmica económica e urbanística.

Com a celebração deste protocolo, o Município dá mais um passo concreto na defesa do acesso equitativo a serviços públicos de qualidade, assegurando condições para que os cidadãos e as empresas possam tratar dos seus processos administrativos com estabilidade e previsibilidade.

CTT e Quercus plantam o futuro com nova edição da iniciativa “Uma árvore pela floresta”

Os CTT – Correios de Portugal e a Quercus voltam a unir forças com o objetivo comum de apoiar a floresta portuguesa e convidam todos os cidadãos a participarem na campanha lançada hoje, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

Numa altura de urgência climática, o contributo de todos é essencial para preservar a biodiversidade e contribuir para a reflorestação de áreas protegidas e zonas classificadas afetadas pelos incêndios.

“Os CTT estão profundamente empenhados em contribuir para um futuro mais verde e acreditamos que esse futuro se concretiza com as raízes que criamos no presente. Voltamos assim a associar-nos à Quercus, nesta iniciativa tão importante para a reflorestação do país, numa parceria que reflete o compromisso dos CTT com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Queremos continuar a envolver a sociedade nesta missão, protegendo o nosso património natural”, diz João Bento, CEO dos CTT.

Segundo Alexandra Azevedo, presidente da Quercus, “com o apoio de muitas pessoas, que participaram nas 11 edições anteriores, a Quercus e os CTT já plantaram mais de 140 mil árvores autóctones, entre continente e ilhas. Este ano, porém, o lançamento da 12.ª edição da campanha reveste-se de um simbolismo especial, na medida em que decorre no ano em que a Quercus celebra o seu 40.º Aniversário, e porque tem lugar no Parque Florestal de Monsanto, o “pulmão verde” da cidade de Lisboa, que há muitos anos é também a morada da sede nacional da Quercus.

Na edição de 2025, a árvore escolhida é a Oliveira europeia tradicional (Olea europaea), uma espécie mediterrânica, emblemática em Portugal e com grande importância económica e social.  É ela que inspira o desenho artístico do autor, Paulo Canilhas, que dá vida ao kit da campanha, um saco de pano em algodão orgânico.

“É com muita honra que me junto à 12ª edição do projeto “Uma Árvore pela Floresta”. A escolha da oliveira para esta edição foi um ato muito natural. Cresci ligado à cultura do Alentejo, terra de família, onde esta árvore é presença constante, marcante na paisagem e na vida das pessoas. Símbolo de resiliência e raízes profundas, a oliveira reflete valores que acompanham e influenciam aquilo que sou e o trabalho que desenvolvo. Cuidar das florestas é cuidar do futuro! Juntem-se a nós”, diz Paulo Canilhas.

Além de Paulo Canilhas, a iniciativa conta com várias personalidades que dão a cara por esta campanha, como a jornalista Fernanda Freitas, a atriz Sandra Cóias, a apresentadora Joana Teles, os músicos Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Alex d’Alva Teixeira (D’ALVA) e o chef de cozinha António Alexandre.

O kit físico está à venda em todas as Lojas CTT pelo preço de 4,5 euros e incorpora um QR Code que remete para a página do projeto, com todas as informações sobre o mesmo. Como habitualmente, o kit poderá também ser adquirido na Loja online.  O kit digital também estará disponível e poderá ser adquirido na loja online por apenas 4 euros.

Todos os kits vendidos serão convertidos em árvores e arbustos autóctones e as plantações serão abertas à participação ativa de todas as pessoas que se registarem no site da campanha ou através do email voluntários@quercus.pt.

Em mais de uma década de existência, “Uma Árvore pela Floresta” já permitiu a plantação de cerca de 140 mil árvores em áreas protegidas e classificadas, terrenos de elevado valor ecológico em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sempre com o acompanhamento técnico da Quercus e o compromisso logístico dos CTT.

Para além do impacto ambiental, esta campanha tem vindo a consolidar-se como um exemplo de cidadania participativa, promovendo a sensibilização para a importância da floresta autóctone e a prevenção dos incêndios florestais.

Borba inaugura Centro Interativo dedicado à Guerra da Restauração

A partir desta quarta-feira, 23 de julho, Borba conta com um novo espaço museológico: o Centro de Interpretação da Guerra da Restauração, num edifício reabilitado e que se localiza em frente ao Celeiro da Cultura, resultando de uma parceria entre o município e a Fundação Batalha de Aljubarrota.

O projeto, que envolveu um investimento de cerca de 650 mil euros, visa homenagear e contextualizar este momento marcante da história portuguesa, com destaque para a célebre Batalha de Montes Claros de 1665.

O presidente da câmara municipal, António Anselmo, mostrou-se orgulhoso com a inauguração, sublinhando a importância de valorizar o património histórico, cultural e monumental da cidade. “Acho que disse tudo quando apresentei ao senhor Ministro da Defesa (Nuno Melo) e ao senhor presidente da Fundação da Batalha de Aljubarrota (António Ramalho). Está um trabalho feito com muita categoria. Andamos nisto há muito tempo, primeiro a recuperação do edifício e agora este Centro de Interpretação da Restauração que é qualquer coisa que vale a pena ser visto. Grande parte da história portuguesa está aqui disponível. É mais um equipamento valioso que existe em Borba ”, afirmou o autarca.

Também presente, António Ramalho, líder da Fundação Batalha de Aljubarrota, destacou a relevância da Guerra da Restauração para a identidade nacional. Embora não seja o foco principal da fundação, Ramalho considera essencial “engrandecer” este capítulo da história portuguesa, sobretudo na cidade onde se travou a Batalha de Montes Claros.

O ministro da Defesa, Nuno Melo, presidiu à inauguração e apadrinhou a assinatura do protocolo, disse após a visita ao Centro de Intepretação que o local “é de uma importância absoluta. Tenho que agradecer desde logo a Dr. António Ramalho, porque, a Fundação (da Batalha de Aljubarrota) tem um papel inestimável na preservação da memória, na forma como honra a memória dos que caíram e tombaram para que nós pudéssemos ser livres, e este esforço tem sido nítido em várias partes do território português, quer no que tem a ver com as batalhas pela independência, quer no que tem a ver com a guerra da restauração”. Melo acrescentou ainda que “estamos a falar da inauguração de um centro que sendo interpretativo e historicamente rigoroso, com grande detalhe, vem também em benefício das gerações mais novas, de muitas escolas do país inteiro, que podem retirar proveito e ter testemunho, porque esta forma interativa de conhecer a nossa história mobiliza muito mais para esse esforço de memória.

O que eu desejo, também em representação do Governo, é que o que aqui vemos possa ser replicado, multiplicado por muitos outros exemplos pelo país fora, porque é realmente de grande virtude, de grande interesse”.

O Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos” interpretaram três musicas do cancioneiro alentejano na abertura e encerramento da cerimónia que teve lugar no primeiro andar do celeiro da Cultura borbense.

A batalha de Montes Claros, no concelho de Borba, teve lugar a 17 de junho de 1665, envolvendo mais de 40 mil combatentes, 13 mil cavaleiros e 36 peças de artilharia, culminando na vitória das tropas portuguesas.

42ª edição da Ovibeja já tem data marcada

A 42ª edição da Ovibeja já tem data marcada para a semana de 29 de abril a 3 de maio de 2026.

De destacar que a Ovibeja recebe anualmente mais de 100 mil visitantes de todos os pontos do país e do estrangeiro, especialmente de Espanha, e assume-se não só como uma poderosa mais-valia para os seus mais de mil expositores, como é também polo de reflexão e análise dos principais assuntos da ordem do dia. É muito procurada por delegações empresariais nacionais e internacionais para contactos de negócios, sendo igualmente ponto de encontro de jovens e famílias.

Embora de cariz agrícola, a Ovibeja é uma feira que vai ao encontro dos interesses de todos os públicos, de todos os setores de atividade e faixas etárias.

A organização da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Terceiro prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 22 de julho, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 25, estará em jogo um jackpot de 138 milhões de euros.

O segundo prémio, de 144 mil euros, saiu a cinco jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de quase 13 mil euros, contempla um total de 13 apostadores, um deles em Portugal. Para Portugal vêm ainda dois quartos prémios, de 2.620 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 8, 15, 26, 33 e 41 e as estrelas 9 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Banda Filarmónica de Lavre foi a grande vencedora da terceira edição do prémio “Coreto”

A Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo da de Lavre foi vencedora da terceira edição do prémio “Coreto”, uma iniciativa conjunta da Antena 2 e da Sociedade Portuguesa de Autores. 

O “Coreto”, trata-se de um programa semanal, emitido ao domingo de manhã, na Antena 2, e o seu autor/apresentador é o Maestro Jorge Costa Pinto. Ao longo dos últimos meses, têm sido emitidas muitas obras da Banda de Lavre, com referência ao período compreendido entre setembro de 2024 e junho de 2025.

A primeira edição foi vencida pela Banda de Taveiro (Coimbra) e, a do ano passado, pela ARMAB (Banda da Branca – Albergaria – a – Velha), que é, atualmente, considerada a melhor Banda Filarmónica portuguesa, a par da Banda Sinfónica do Porto. 

A Banda de Lavre está a aguardar o contacto do responsável da Antena 2 para agendar o concerto que a Banda irá realizar (em princípio, já em 2026). Será nesse concerto que a Banda de Lavre receberá o diploma, o troféu e um prémio pecuniário.

Ambiente em FM: conservação do lobo-ibérico através do “Programa Alcateia 2025-2035”

Existe uma nova oportunidade para a conservação do lobo-ibérico em Portugal. Chama-se “Programa Alcateia 2025–2035” e vem responder a uma realidade preocupante: o número de alcateias em território nacional está muito abaixo do necessário para garantir a sobrevivência da espécie.

A situação é especialmente crítica no centro e sul do país, incluindo regiões como Nisa e o Alentejo, onde o lobo desapareceu há décadas.

Este programa caracteriza-se por dar uma resposta necessária e urgente no que diz respeito ao lobo-ibérico, considerado uma espécie emblemática da Península Ibérica, mas em Portugal encontra-se numa situação estagnada. O último censo nacional identificou apenas cerca de 58 alcateias. E segundo estudos feitos em Espanha, para garantir a viabilidade genética da espécie seriam necessárias pelo menos quinhentas alcateias em toda a Península.

Com isto, o programa prevê ações concretas para apoiar a expansão do lobo para o interior sul do país, incluindo o reforço do habitat, a criação de corredores ecológicos, a sensibilização das comunidades locais e o apoio à coexistência com a atividade agropecuária.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR reforça equipas do trânsito com 65 novos militares

A Guarda Nacional Republicana (GNR), realizou ontem, dia 18 de julho, a cerimónia de encerramento do 53.º Curso de Trânsito e Segurança Rodoviária para Guardas, na Figueira da Foz.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades militares e civis, entre as quais o Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, que presidiu ao evento. O encerramento deste curso assinala o culminar de uma formação altamente especializada na área da segurança rodoviária, que teve início no dia 3 de fevereiro.

Ao longo de cinco meses de formação, a qual teve lugar na Escola da Guarda (EG), tanto em Queluz como no Centro de Formação da Figueira da Foz, os formandos percorreram as diversas fases com um forte grau de exigência técnica e operacional, tendo a mesma contemplado um total de 571 tempos letivos.

Este curso iniciou com uma fase dedicada à consolidação dos conhecimentos técnicos de condução e à metodologia da fiscalização rodoviária. Seguiu-se uma componente teórico-prática, que integrou conteúdos jurídico-operacionais e de formação técnica de condução em veículos de duas rodas, indispensável à execução de missões policiais específicas, como operações de abertura de itinerários e patrulhamento dinâmico rodoviário. A formação incluiu também uma consciencialização permanente dos formandos para a importância do seu papel na redução da sinistralidade rodoviária, especialmente associada ao consumo de álcool e substâncias estupefacientes, tanto na vertente da prevenção como da fiscalização — enquanto complemento essencial à ação preventiva. A fase final decorreu em contexto real de trabalho, nos Destacamentos de Trânsito dos Comandos Territoriais da GNR e nos Destacamentos de Ação de Conjunto da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), estruturas operacionais que integram a especialização de trânsito e asseguram o policiamento da Rede Nacional Fundamental e da Rede Nacional Complementar.

Parte significativa da formação foi ministrada por formadores da UNT, Unidade Especializada da GNR em matéria de trânsito e segurança rodoviária, tanto na vertente da prevenção, como da fiscalização, formação técnica e prática e ainda na inovação das práticas procedimentais e uniformização dos procedimentos operacionais. Esta intervenção reforça a aposta institucional na especialização operacional dos seus efetivos, com base em práticas atualizadas e exigentes, alinhadas com os mais elevados padrões técnico-operacionais.

A formação especializada, que foi concluída com sucesso por 65 Guardas, agora habilitados a reforçar a capacidade operacional da Guarda na vertente da fiscalização e segurança rodoviária, assume-se como um instrumento estruturante de capacitação dos recursos humanos da Guarda enquanto pilares fundamentais na salvaguarda da vida humana em ambiente rodoviário, contribuindo para uma resposta mais eficaz, coerente e integrada aos diversos fenómenos que afetam a segurança nas estradas, reforçando o papel da GNR enquanto instituição central no combate à sinistralidade rodoviária em Portugal

Preparar financeiramente as férias na rubrica da DECO

Para muitos portugueses as férias são o momento mais esperado do ano, um tempo para descansar, recarregar energias e criar boas memórias. No entanto, aquilo que deveria ser sinónimo de tranquilidade pode facilmente transformar-se numa fonte de stress, sobretudo financeiro. Para garantir que as férias são realmente um período de pausa e não de preocupações no regresso, faça um planeamento financeiro adequado.

No Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da DECO é comum receber, após o verão, famílias com dificuldades em cumprir os compromissos financeiros assumidos. A razão é quase sempre a mesma: férias feitas sem controlo dos gastos ou sem considerar a realidade do orçamento familiar.

O ideal seria começar a preparar as próximas férias assim que as anteriores terminam. Mas mesmo que tal não aconteça, segundo a DECO, deve agir com algum tempo de antecedência, o que lhe permitirá aproveitar melhores preços e manter o controlo sobre as despesas.

As férias devem ser um tempo de descanso, e não de preocupação com dívidas. Com organização, disciplina e escolhas conscientes, é perfeitamente possível desfrutar ao máximo sem comprometer o futuro financeiro da família.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

PS: Olímpio Galvão apresenta recandidatura à presidência da Câmara de Montemor-o-Novo

O atual presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, apresentou oficialmente a sua recandidatura à autarquia, pelo PS, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, na passada quarta-feira, 16 de julho.  

Com o lema “Montemor no Caminho Certo”, Olímpio Galvão fez um balanço do seu mandato, sublinhando conquistas “marcantes” para o concelho. Reforçou o compromisso com uma governação próxima, inclusiva e transparente, assumindo com convicção: “Fui presidente de todos, todos, todos” — evocando as palavras do Papa Francisco sobre a importância de servir sem excluir ninguém. 

“Durante este mandato, reforçámos a transparência democrática, apoiámos a economia local com medidas fiscais responsáveis, dinamizámos o turismo e o investimento, promovemos a habitação acessível, impulsionámos a mobilidade sustentável e reforçámos os apoios sociais, culturais e desportivos. Montemor está verdadeiramente no caminho certo”, garantiu o autarca.

Estas eleições representam, nas palavras do candidato Olímpio Galvão, “uma escolha entre avançar ou recuar. Entre continuar a servir o concelho com visão e compromisso ou regressar a um passado de estagnação”.

Na cerimónia, que decorreu ao final da tarde no icónico Jardim dos Cavalinhos, em Montemor, local que faz parte das vivências dos montemorenses, foi apresentada a equipa socialista às Autárquicas 2025.

Na lista do PS, à Câmara Municipal, depois de Olímpio Galvão, surgem os nomes de Paula Martins (técnica superior da CCDRA, com vasta experiência autárquica na Freguesia de Cabrela e atual Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência), Sílvia Santos (professora e vereadora no atual mandato, com os pelouros da Saúde, Ação Social, Freguesias e Gestão Urbanística) e Rui Sande (professor e futuro responsável pelos pelouros de Desporto e Juventude).

O candidato à Assembleia Municipal é Henrique Lopes, o atual vice-presidente da Câmara Municipal. 

Os candidatos às freguesias são Alexandra Serôdio, em Nossa Senhora do Bispo; Rosarinho Antas, em Nossa Senhora da Vila; Helena Costa, nas Silveiras; Edgar Carriço, em Cabrela; Pedro Ramos, em Lavre; e José Geraldo, em Santiago do Escoural.

Leonardo Maia é o mandatário da candidatura e Ricardo Galvão o mandatário para a juventude.

Em breve, serão apresentados os candidatos às restantes freguesias do concelho, assim como as equipas completas.  

A terminar a sessão foi ainda apresentado o hino de campanha “Montemor no Caminho Certo”, com letra de João Veiga, música de autor anónimo e interpretação de Rosarinho Antas.

Comissão Europeia promove a iniciativa AgriJovem 2025 para futuros profissionais do setor agrícola

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a colaboração da Rede Rural Nacional e o apoio da Universidade de Évora – MED (Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), organiza nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em Évora, a AgriJovem, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas decorrem entre os dia 1 de julho e 25 de julho.

Durante três dias, um total de quarenta estudantes do ensino superior em Portugal será convidado a refletir sobre várias políticas europeias com impacto direto na atividade agrícola no território nacional e europeu. Através de conversas e sessões práticas, o programa reúne protagonistas da política agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência do setor e jovens agricultores em início de atividade, numa partilha de experiências que proporcionará aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, que seja mais consciente e informado sobre os desafios e oportunidades do setor.

A AgriJovem procura promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular da Política Agrícola Comum (PAC) no ensino das ciências agrárias em Portugal, assim como dar a conhecer as especificidades e importância do sector agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética. Desde solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas e sistemas alimentares sustentáveis, ao conhecimento, inovação e novas tecnologias, à competitividade e competências, os futuros profissionais do setor agrícola terão oportunidade de abordar estas temáticas durante o encontro. Esta edição propõe ainda olhar para a Visão para a Agricultura e o Setor Alimentar, apresentada pela Comissão Europeia em fevereiro deste ano, para fortalecer um sistema agroalimentar atrativo, competitivo, resiliente, orientado para o futuro e justo para as gerações atuais e futuras de agricultores e operadores do setor agroalimentar.

No ano em que Portugal assinala 40 anos enquanto membro ativo da União Europeia, esta edição da AgriJovem proporcionará um momento de reflexão sobre o impacto da PAC nas últimas décadas, perspetivando também o seu futuro, que se pretende mais simples e centrado especialmente nos jovens agricultores.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Ramalho Eanes sofre acidente de viação em Alcácer do Sal

Foto: Vigilantes da Estrada

Ramalho Eanes sofreu, na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, um acidente, no IC1, em Alcácer do Sal.

Este acidente envolveu, para além da viatura oficial do antigo Presidente da República, mais um carro e dois camiões.

Do acidente resultaram dois feridos ligeiros, sendo que tanto Ramalho Eanes, como o motorista, saíram ilesos.  

All4Integrity lança quinta edição do programa RedEscolas Anticorrupção

A associação All4Integrity lança, no ano letivo 2025/2026, a quinta edição do Programa RedEscolas Anticorrupção – escolas que inspiram uma cultura de integridade.

Criado em 2021, a RedEscolas AntiCorrupção é um programa escolar de literacia anticorrupção que promove, no quadro dos valores de uma democracia participativa, e com base na metodologia de projeto, o desenvolvimento de competências dos jovens em idade escolar, e em contexto local, relacionadas com o fenómeno da corrupção e crimes conexos. O programa RedEscolas tem como público-alvo os alunos entre o 7º e o 12º ano de qualquer tipo de ensino

Ao fim de quatro edições, o programa RedEscolas já foi implementado em 198 escolas de oito países e quatro continentes, tendo envolvido diretamente 13.352 alunos e 514 professores.

Este programa escolar de literacia anticorrupção visa o desenvolvimento de projetos escolares que, a partir de uma narrativa pedagógica criada pela All4Integrity, promovam uma cultura de integridade.

O período de adesão das escolas ao programa decorre entre 8 de setembro e 25 de outubro, através do preenchimento do formulário que estará disponível no site da All4Integrity. Todas as informações adicionais estão disponíveis no regulamento da quinta edição do Programa.

A All4Integrity é uma associação apartidária, sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública que desenvolve programas e iniciativas que tem como fim a análise e reflexão sobre o fenómeno da corrupção, visando o seu combate e prevenção, mediante, assim como a promoção de uma cultura de diálogo, ética, transparência e integridade. Para além do programa RedEscolas AntiCorrupção, estão em desenvolvimento outras iniciativas como o Prémio Tágides, a Academia All4Integrity, a Tech4Integrity e a Rádio Integridade+.

Município de Montemor-o-Novo procede a mais uma ação de controlo de pragas

Está a decorrer em todo o concelho de Montemor-o-Novo, até dia 18 de julho uma ação de controlo de pragas, em especial de baratas e ratos na rede de saneamento.

Estas intervenções são realizadas várias vezes por ano e são essenciais para a saúde pública e bem-estar da população. Os tratamentos são assegurados por uma empresa especializada, apoiada pelos serviços do município.

Durante este período, a autarquia recomenda que tome algumas precauções, nomeadamente: manter fechadas as portas de casa, garagens e anexos. Quando é realizado este serviço de desinfestação, as pragas podem ter tendência para sair temporariamente da rede de saneamento, podendo causar alguns constrangimentos. No entanto, é fundamental realizar este serviço periodicamente.

Fernando Daniel, Bárbara Tinoco e Pedro Abrunhosa entre os artistas que animam a Feira da Luz/Expomor

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo acaba de revelar o cartaz de espetáculos, no que diz respeito ao palco principal, da edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, a ter lugar entre os dias 3 e 8 de setembro, no Parque de Exposições Municipal.

Ao palco principal do evento sobem Dino d’Santiago a 3 de setembro, Fernando Daniel no dia 4 e Bárbara Tinoco no dia 5. A noite do dia 6 será de festa M80. Já no dia 7, para além de concerto de Luís Trigacheiro, haverá espetáculo da banda Mistério Público. O evento encerra no dia 8 ao som de Pedro Abrunhosa.

A Feira da Luz/Expomor é palco maior da cidade e do concelho de Montemor-o-Novo, que une gerações, ligando amizades e paixões, conversas e reuniões, famílias e amigos. Este evento, que ano após ano tem vindo a crescer, é atualmente considerado uma das feiras regionais de referência do Alentejo.

No recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR, entidade parceira da Câmara Municipal na organização da Feira da Luz/Expomor, continua a pugnar “Pelo Mundo Rural”, realizando na Expomor um sem número de exposições e concursos de gado ovino, bovino, entre outros, no maior e melhor acontecimento nacional no que à pecuária do pastoreio extensivo diz respeito.

Euromilhões: terceiro prémio de mais de 14 mil euros sai em Portugal

Um terceiro prémio do Euromilhões, no valor de mais de 14.500 euros, saiu ontem, 15 de julho, a um apostador em Portugal, a par de outros nove no estrangeiro, onde também um jogador foi contemplado com o segundo prémio, de 625 mil euros.

O quarto prémio, de quase 1.900 euros, saiu a um total de 24 jogadores, um deles com aposta registada em território nacional.

Como não houve totalistas, o sorteio de sexta-feira, dia 18, terá em jogo um jackpot de 111 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 24, 38, 41, 45 e 49 e as estrelas 1 e 6.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Greve dos procuradores paralisa tribunais em toda a Procuradoria Regional de Évora

A greve dos procuradores do Ministério Público que decorreu hoje, 15 de julho, na Procuradoria Regional de Évora teve, segundo dados provisórios, uma adesão de cem por cento em vários tribunais das seis comarcas (Évora, Portalegre, Beja, Santarém, Setúbal e Faro).

De acordo com dados provisórios, avançados pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, na Procuradoria-Geral de Évora aderiram a esta greve, a cem por cento, os procuradores dos seguintes tribunais: Família e Menores de Santarém, Santiago do Cacém, Sines, Grândola, Elvas, Ponte de Sor, Tribunal de Trabalho de Portalegre, Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, Local Cível de Abrantes, Serpa, Entroncamento, DIAP de Faro (localizado em Loulé), Local Criminal de Loulé, Tavira, Vila Real de Santo António, Central Criminal, Local Criminal e Juízo de Instrução Criminal de Faro, Lagos, Juízo de Instrução Criminal e Central Criminal de Portimão, Reguengos de Monsaraz, DIAP de Évora, Central Criminal, Local Criminal e Cível de Beja, Almodôvar, Serpa e Cuba.

Em Setúbal, a adesão à greve é de 97%; em Silves de 75%; na Comarca de Évora, excluindo o Município de Évora, de 73%; em Torres Novas e Ourém de 67%; em Tomar de 57%; no Local Criminal de Santarém, Olhão e no DIAP Regional de Évora de 50%.

Esta foi o último de cinco dias de greve convocados pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. Nos passados dias 9 e 10, a greve foi de âmbito nacional. Entre sexta-feira e hoje, os protestos realizaram-se no Porto e nas Procuradorias Regionais de Coimbra e Évora.

Estas ações de luta marcadas pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público contestam o movimento de procuradores designados pelo Conselho Superior da Magistratura, tendo a estrutura sindical anunciado que vai interpor uma Providência Cautelar para suspender esta decisão.

Ambiente em FM: Discussão pública do reordenamento e gestão da paisagem da Serra de São Mamede e Terras de Nisa

No início do mês de julho decorreu uma discussão pública do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) da Serra de São Mamede e Terras de Nisa, numa sessão organizada pela Comissão Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para apresentar este programa que visa reorganizar a paisagem da Serra de São Mamede e arredores. O objetivo principal é tornar esta paisagem mais resiliente aos fogos rurais e promover atividades económicas sustentáveis, que respeitem o ambiente e valorizem a biodiversidade, tendo sido este programa elaborado pela Direção Geral do Território em conjunto com as autarquias e a comunidade local.

O programa aposta em várias dimensões como: reduzir o risco e os impactos dos incêndios rurais através de medidas de ordenamento; dinamizar atividades ligadas aos recursos naturais – como agro silvicultura sustentável e turismo de natureza, tal como fortalecer a biodiversidade, integrando práticas como mosaicos de habitats e corredores ecológicos.

De sublinhar que Parque Natural da Serra de São Mamede já protege cerca de 56 000 hectares e tem uma enorme biodiversidade, incluindo carvalhais, sobreiros, aves de rapina e mamíferos emblemáticos como a lontra e o abutre preto. O PRGP complementa este enquadramento, tem uma parte da área comum, reforçando a gestão da paisagem com uma visão integrada de prevenção e desenvolvimento sustentável.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Homicídio por negligência inconsciente: ex-motorista de Cabrita condenado a 14 meses de prisão com pena suspensa

O ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita foi esta segunda-feira, 14 de julho, condenado pelo Tribunal de Évora a 14 meses de prisão com pena suspensa pelo atropelamento de um trabalhador na A6, entre Estremoz e Évora. Marco Pontes fica também proibido de conduzir durante nove meses.

Condenado por homicídio por negligência inconsciente, Marco Pontes acabou por ser absolvido do crime de homicídio por negligência grosseira, de que estava acusado.

O tribunal, que considera que ambos os intervenientes contribuíram para acidente fatal, distribui as culpas pelo ex-motorista e pelo trabalhador: se o arguido conduzia em excesso de velocidade, não conseguido imobilizar a viatura atempadamente, o trabalhador, Nuno Santos, não devia estar na faixa da esquerda da autoestrada. A sinalização dos trabalhos também foi considerada deficiente.

Por danos patrimoniais, a mulher de Nuno Santos irá receber uma indemnização de 35 mil euros, enquanto cada uma das filhas tem direito a 40 mil euros.

De recordar que o caso remonta da 18 de junho de 2021, quando Marco Pontes, que conduzia a viatura oficial em que seguia Eduardo Cabrita, atropelou mortalmente Nuno Santos, de 43 anos. O trágico acidente deu-se ao quilómetro 77,6 da A6, no sentido Estremoz-Évora.

Homem morre atropelado enquanto recolhia lixo em Tróia

Um homem de 46 anos morreu este domingo de manhã, na sequência de um atropelamento ocorrido enquanto trabalhava na recolha de lixo, em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. A informação foi confirmada por fontes da Proteção Civil e da GNR.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, o alerta para o acidente foi dado às 7.41 horas.

Segundo testemunhas, eram um camião de recolha do lixo, com dois empregados. Quando um dos empregados estava a remover uma barreira que impede a entrada de veículos na Marina, o colega inadvertidamente terá iniciado a marcha antes do tempo.

O óbito foi declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo passa a integrar a Federação Europeia do Caminho de Santiago, no seguimento de um convite endereçado por este organismo europeu.

Para o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, “esta integração representa o reconhecimento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo enquanto projeto sério, consistente e em estreita parceria com os municípios, associações de peregrinos, dioceses, oferta de acolhimento regional e as instituições oficiais sediadas em Santiago de Compostela. É, portanto, o culminar de um caminho que se desenrola permanentemente desde 2018, e como tal, um importante marco para a região, uma vez que trará uma maior visibilidade e notoriedade nas dinâmicas associadas ao fenómeno jacobeu”.

O responsável acrescenta ainda que a Entidade Regional de Turismo, ao fazer parte da Federação Europeia do Caminho de Santiago, “poderá passar a estar presente no centro da decisão dos programas de ação e afirmação dos itinerários europeus de índole cultural, na partilha de boas práticas com territórios europeus congéneres e na estratégia conjunta de promoção do património histórico e cultural dos Caminhos, aliando a promoção turística da nossa área de intervenção, o Alentejo e o Ribatejo”.

A Federação inclui territórios de diversos países como Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Lituânia, Polónia, Ucrânia, Itália e Croácia. Em Portugal, apenas a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago integra o organismo europeu, juntando-se agora a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “razão pela qual acresce ainda maior destaque e importância esta integração”, conclui Pedro Beato.

Recorde-se que o lançamento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo ocorreu em 2019 e que um dos seus itinerários, o Caminho Central, foi o primeiro em Portugal a ser certificado pelo Decreto-Lei no 51/2019, que visa reconhecer a importância histórica e cultural do Caminho e a necessidade da sua salvaguarda, valorização e promoção.

Atualmente, os Caminhos de Santiago no Alentejo e Ribatejo disponibilizam quatro itinerários, que percorrem um total de 34 municípios, perfazendo mais de mil quilómetros sinalizados com as míticas “setas amarelas”.

Marcos Bastinhas surpreende e suspende temporada

Em comunicado publicado nas redes sociais, o cavaleiro elvense Marcos Tenório Bastinhas, informa que suspende a sua temporada taurina.

Comunicado

Por motivos pessoais, decidi suspender a minha temporada taurina.
Foi uma decisão difícil, mas necessária.

Em 25 anos de carreira, nunca senti a necessidade de parar. Nem nos momentos mais duros, nem nas fases mais exigentes da vida e da profissão. Sempre encontrei forças para continuar, para vestir a casaca e entrar em praça com a dignidade e entrega que o público merece.

Hoje, no entanto, preciso parar. Parar para pensar, para me reencontrar, para perceber onde estou e qual o caminho a seguir a partir daqui.

Quero agradecer profundamente a todos os que me seguem, aos que me acompanham há tantos anos e aos que, mesmo em silêncio, me dão força. Saibam que muitas vezes fui a uma praça apenas por vocês — por respeito, por gratidão, por amor ao que nos une.

Ao longo destes anos, nunca virei a cara à luta. Os meus dias sempre foram de muito trabalho, com hora para começar, mas nunca com hora para terminar. Sempre com o objetivo de que, no momento em que pisasse a arena, tudo estivesse perfeito — porque o público merece isso, sempre.

Esta não é uma despedida. É apenas uma pausa.
Com verdade, respeito e emoção,
Marcos Tenório BASTINHAS

Festival Jovem Abana Viana teve espetáculo de Deejay Telio

O Festival Jovem Abana Viana, no Parque Municipal da Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, terminou ontem 12 de julho, depois de três dias de pura energia e música vibrante. O grande destaque do cartaz foi Deejay Telio, que ontem subiu ao palco, encerrando o evento com um espetáculo cheio e cor e alegria.

“Porta-te bem”, de Joana Alves, conquista o Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

A curta-metragem portuguesa Porta-te bem, realizada por Joana Alves, foi distinguida com o Prémio Onofre de Melhor Curta-Metragem na 31.ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorreu em Espanha e terminou na passada sexta-feira. Este galardão inclui um prémio monetário de 3.000 euros e garante à obra a candidatura direta aos prestigiados Prémios Goya e Feroz.

O filme narra a história de Filomena, uma mulher que vive isolada numa aldeia do interior de Portugal e que acaba de descobrir que tem pouco tempo de vida. Além do prémio principal, Porta-te bem arrecadou também o prémio de Melhor Música Original, composta por Miguel Vilhena.

Joana Alves é uma cineasta portuguesa natural de uma pequena localidade rural, atualmente residente em Lisboa. A sua obra destaca-se pela sensibilidade narrativa e pela abordagem intimista de temas sociais e familiares. É licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior, obteve uma Pós-graduação em Realização em Lisboa e um Estágio em Londres com um realizador português.

Em 2016, Joana recebeu uma nomeação para os Prémios da Academia Portuguesa, na categoria de Estudante, pelo seu curta-metragem “Perfect Crime”. Desde 2017, ela tem colaborado com a produtora beActive como Assistente de Realização em projetos de ficção, entre os quais se destacam o longa-metragem “Gabriel” (2019), nomeado para os Prémios Sophia 2019 pela Academia Portuguesa de Cinema, e a série “A Família Ventura” (2017), nomeada para os Prémios Sophia 2018 na categoria de Melhor Série de Televisão.

Prémios internacionais e regionais do 31º Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

  • Ne me quitte pás, de Karim Hoo Do, venceu o Prémio do Público de Olivença.
  • All you need is love, de Dany Ruz, foi o favorito do público de San Vicente de Alcántara.
  • Lights, de Aitana Cantero e María Isabel Sáiz, recebeu o Prémio do Público Infantil.
  • De Sucre, de Cláudia Cedo, conquistou o Prémio do Júri Jovem e o de Melhor Interpretação Feminina.
  • El Príncep, de Alex Sardá, destacou-se com os prémios de Melhor Fotografia, Melhor Realização e Melhor Interpretação Masculina.
  • Happy Hour, de Nico Romero e Álvaro Monje, foi distinguido com o Prémio Reyes Abade para a Melhor Curta da Extremadura.

Participação portuguesa em destaque

Nesta edição, cinco curtas-metragens portuguesas integraram a seleção oficial, composta por 21 filmes escolhidos entre mais de 1.200 candidaturas recebidas.



Festival de Folclore na Feira de S. Boaventura em Arraiolos

Hoje é o terceiro dia da Feira de S. Boaventura em Arraiolos.

Neste domingo, dia 13 de julho, há corrida de S. Boaventura, o 30º passeio de cicloturismo e uma corrida de toiros. A animação musical fica a cargo do Festival de Folclore, que tem início às 18:00 horas e mais tarde do espetáculo musical de comédia Lol & Pop, às 22h00.

Organizada pela Câmara Municipal de Arraiolos, esta é uma celebração que reforça as tradições e dinamiza o concelho.

Canoagem Noturna MAIS Lezíria dia 19 de julho em Coruche

No dia 19 de julho, às 21.30 horas, o rio Sorraia será palco de uma experiência única: a Canoagem Noturna MAIS Lezíria, uma atividade com a duração de duas horas, que convida os participantes a explorar o rio sob o luar, em harmonia com a natureza.

Com lotação limitada a 40 participantes, esta iniciativa inclui a subida e descida do Sorraia, proporcionando a observação da fauna e flora locais num ambiente tranquilo e envolvente.

A atividade é inserida na programação do Festival da Juventude 2024, que decorre de 17 a 19 de julho em Coruche, com desporto, música, arte e muita animação.

Arraiolos: Concerto de Luís Trigacheiro hoje na Feira de S. Boaventura

Neste sábado a vila de Arraiolos continua animada, com a Feira de S. Boaventura.

O destaque hoje vai para o espaço de colheita de sangue, o encontro do Associativismo e a apresentação do livro da autoria de José Calado e José Inverno. Nesta noite a música volta a marcar presença com o concerto de Luís Trigacheiro, pelas 22.00 horas. A  noite segue com Dj’s e animação nas zonas de bares e discotecas.

Feira de S. Boaventura em Arraiolos já foi inaugurada (c/fotos)

Teve início esta sexta-feira, dia 11 de julho e prolonga-se até dia 14 de julho, mais uma edição da Feira de S. Boaventura em Arraiolos. O município de Arraiolos, promete proporcionar quatro dias repletos de animação, cultura, desporto e tradições.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, na altura da inauguração, referiu que “o que nós esperávamos que acontecesse com este espaço renovado, efetivamente está a concretizar-se este ano. O ano passado era uma novidade, a maioria das pessoas não tinha ainda conhecimento das potencialidades que este espaço tinha. Este ano, felizmente, com o passa a palavra, as pessoas aperceberam-se das condições que têm aqui. O que vemos hoje é uma feira muito mais completa que no ano anterior, exatamente por isso, tiveram conhecimento de que há condições para fazer aqui o seu negócio. Arraiolos, ao longo destes dias, tem aqui a sua feira franca de volta”.

“A nível musical, hoje iniciamos com o Toy, temos o Luís Trigacheiro amanhã e obviamente aliamos aqui também o nosso tradicional rancho, no domingo à tarde, e terminamos a rir. Precisamos também de rir e portanto temos o humor do domingo à noite. Vamos também apresentar este ano o resultado de uma investigação que foi feita no âmbito das feiras aqui de S. Boaventura e também do Vimieiro, portanto, será apresentado um livro amanhã à tarde. Há aqui todos os motivos para virem a Arraiolos durante estes dias, até porque os dias estão frescos, estão bons, para nós irmos para a rua conviver”, rematou a autarca.

IVA reduzido para energias renováveis terminou no passado 30 de junho na rubrica da DECO

Foi no passado dia 30 de junho, que terminou o IVA reduzido no setor de energias renováveis de 6%. A DECO manifesta forte preocupação com o fim desta taxa reduzida aplicada à compra, entrega e instalação de equipamentos de energias renováveis, medida que deixou de estar em vigor a partir do dia 30 de junho. A partir de 1 de julho, os consumidores passarão a pagar 23% de IVA, uma subida de 17 pontos percentuais, com efeitos diretos e penalizadores no orçamento das famílias, especialmente da classe média e dos consumidores economicamente mais vulneráveis.

A medida, introduzida no Orçamento do Estado para 2022 (OE/2022), inscreveu-se no esforço de promover a eficiência energética, a descarbonização e o acesso equitativo às tecnologias sustentáveis, incluindo bombas de calor, painéis solares térmicos e fotovoltaicos, turbinas eólicas e outros sistemas energéticos limpos. No entanto, com o Orçamento de Estado de 2025 a não prever qualquer prorrogação, o regime da verba deixa de vigorar.

O fim da taxa reduzida coloca em risco a acessibilidade à energia limpa e representa um retrocesso na luta contra a pobreza energética.

A DECO alerta que esta subida de 6% para 23% terá graves consequências sociais e económicas. Num momento em que as famílias enfrentam encargos elevados com a energia, habitação e alimentação, o aumento do custo de soluções como as bombas de calor ou os painéis solares representa uma barreira adicional à adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.

A penalização fiscal destes equipamentos afasta os consumidores da transição energética, num momento em que todos os incentivos são cruciais para combater a crise climática e a pobreza energética.

Os consumidores de rendimento médio-baixo são os mais prejudicados, pois são precisamente os que mais beneficiariam da substituição de equipamentos antigos e ineficientes por alternativas modernas e sustentáveis — processo agora encarecido com a reversão fiscal.

Para além destas medidas, a DECO exige ao Governo a adoção urgente de medidas compensatórias que evitem o impacto negativo do fim da taxa reduzida de IVA sobre equipamentos de energia renovável.

A associação defende a prorrogação da aplicação da taxa reduzida, o reforço dos incentivos e apoios financeiros diretos à instalação destes equipamentos, bem como a criação de programas específicos para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade energética.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Feira de S. Boaventura 2025 promete quatro dias de festa em Arraiolos

Tem início esta sexta-feira, dia 11 de julho e prolonga-se até dia 14 de julho, mais uma edição da  Feira de S. Boaventura em Arraiolos. O município de Arraiolos, promete proporcionar quatro dias repletos de animação, cultura, desporto e tradições.

A inauguração está marcada para as 19.00 horas, no Arraiolos Multiusos. A animação musical fica a cargo dos Tocadores do Comércio, seguida do concerto de Toy, às 22.00 horas, no palco principal.

GNR, com apoio da Guardia Civil, detém 49 pessoas numa operação de combate ao narcotráfico

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, através da Unidade de Intervenção e com a cooperação da Guardia Civil do Reino de Espanha, entre os dias 7 e 11 de julho, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes, em oito distritos de Portugal continental e no sul de Espanha.

Esta operação resulta de uma investigação criminal, conduzida pelo Grupo de Intervenção de Operações Especiais da GNR, que decorria há 38 meses. No decurso da referida investigação, foram identificados diversos suspeitos de nacionalidade espanhola, facto que potenciou uma estreita colaboração com a Guardia Civil, ao abrigo da Cooperação Policial Internacional.

Em resultado das diligências de investigação realizadas e em território português, foram detidas 32 pessoas e cumpridos 32 mandados de busca domiciliária, 21 mandados de busca não domiciliária e 35 mandados de busca/apreensão de veículos. Em território espanhol, foi ainda detida uma pessoa e cumpridos seis mandados de busca domiciliária, para além de 16 detenções já ocorridas, estas, ao longo dos 38 meses de investigação.

Neste seguimento, a operação culminou com a detenção de 49 pessoas, suspeitas da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa e detenção de arma proibida, tendo ainda sido possível apreender diverso material, de entre o qual destaca-se. sete toneladas de haxixe 650 kg de cocaína;18 embarcações de alta velocidade, com um valor estimado de cerca de 8 milhões de euros; 40 motores de alta potência, com um valor estimado de cerca dois milhões e meio de euros; 780 mil euros em numerário; 11 armas de fogo e 24 veículos automóveis.

Esta operação teve como principal objetivo debelar a cadeia logística destes grupos de suspeitos que se dedicavam ao tráfico de estupefacientes, afetando, fortemente, a sua capacidade de distribuição de estupefaciente no território da península ibérica, contribuindo, dessa forma, para um aumento do sentimento de segurança das suas populações.

O conjunto de ações desenvolvidas contou ainda com o reforço de militares da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, da Unidade de Ação Fiscal e de oito Comandos Territoriais da GNR, para além do apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica.

17º Festival Medieval de Elvas já começou

Este ano, o coração da cidade volta a bater mais forte com muita animação no nosso Centro Histórico, num evento que já se tornou tradição: o Festival Medieval de Elvas, na sua décima sétima edição.

Após o desfile inaugural ao final da tarde desta quinta-feria, Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas brincou com um tema polémico de há duas edições “Uma das coisas que me deixou particularmente grato este ano foi ver o Camelo bem vestido — não sei se é da lã, mas parecia mesmo bem instalado! Fiquei bem impressionado. É mais uma prova do cuidado com que preparamos este evento, que ano após ano fazemos questão de trazer para animar a cidade.”

O Presidente do Município lembrou ainda aos nossos microfones que “as feiras medievais, hoje acontecem em muitas aldeias, mas a nossa tem 17 anos de história. Não queremos perder essa identidade nem deixar que se banalize. Por isso, fica aqui o convite a todos os elvenses: venham, participem, tragam a família — vai haver muita, mas muita animação!”

Para Rondão Almeida, não se deve perder neste festival “no sábado, o grande torneio medieval com cavaleiros, junto ao Castelo; animação contínua, com vários palcos e espetáculos; novo redimensionamento do espaço para maior conforto e participação, sempre do entardecer até às 2h da manhã”.

A vereadora Vitória Branco acrescentou ainda que “este ano, renovámos o espaço para criar mais áreas de espetáculo. Teremos atividades desde a Rua da Cadeia até à Mouraria. A animação começa às 19h e vai até às 2h da manhã. Vai ser maravilhoso!”


Furões do Alentejo marcam presença no Campeonato Nacional de Pista Master

Os Furões do Alentejo, de Arraiolos, marcaram presença no Campeonato Nacional de Pista Master de Pista ao Ar Livre, com três atletas em grande destaque – Pedro Oliveira, Daniel Machado e Pedro Peniche – que mostraram que a garra alentejana não tem limites!
A prova, que teve lugar no Complexo Desportivo de Lousada, nos dias 5 e 6 de julho, sábado e domingo, reuniu atletas veteranos de várias regiões do país, numa celebração do desporto e da longevidade competitiva.

Destacamos então os resultados de Pedro Miguel Oliveira, Vice-Campeão Nacional no Lançamento do Dardo M40 e 7.º lugar geral no Lançamento do Peso M40; Daniel Machado, 3.º lugar geral nos 400m Barreiras M45, 4.º lugar geral nos 3000m Obstáculos M45 e 8° Lugar geral nos 800m M45; e de Pedro Peniche, 4.º lugar geral nos 100 metros M40.


Unidade Móvel Cuida-te presente no Festival Jovem Abana Viana

A Unidade Móvel Cuida-te vai estar presente na Quinta da Joana, no Festival Jovem Abana Viana, em Viana do Alentejo, amanhã dia 11, entre as 22.00 horas e as 2.00 horas, para uma ação de informação e sensibilização sobre comportamentos aditivos.

A atividade será dinamizada pelo CRI – Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central.

De salientar que o Cuida-te é um programa do IPDJ destinado a jovens entre os 12 e os 30 anos com o objetivo de promover a saúde mental, o bem-estar emocional, a atividade física, a alimentação, a sexualidade e a prevenção de comportamentos aditivos.

Comissão Europeia promove conectividade sem fios gratuita nos espaços públicos de toda a Europa

Com a iniciativa WiFi4EU – Wi-fi gratuito para todos na Europa – a Comissão Europeia pretende promover a conectividade sem fios gratuita nos espaços públicos, nomeadamente nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em todo o território europeu.

Existem mais de 90 mil pontos de acesso, algo que poderá ser muito útil, sobretudo nesta época do ano, em que muitos são aqueles que escolhem fazer férias noutro país da Europa e gostam de partilhar todas as aventuras vividas, quase em tempo real, nas redes sociais, ou pesquisar alguma informação.

Todos esses pontos de acesso que estão disponíveis podem ser localizados através de uma app mobile, disponível para Android e iOS (aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou cinco acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou, ontem dia 9 de julho, cinco acidentes de viação, sendo três colisões e dois despistes dos quais resultaram três feridos graves, cinco feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências criminais: quatro crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património e quatro crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 44 infrações relativas à legislação rodoviária.

Encontra-se dominado incêndio no concelho de Alandroal

O incêndio que deflagrou nesta terça-feira, dia 8 de julho, no concelho de Alandroal, foi dado como dominado hoje, às 01h50, segundo fonte do Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral.

“O incêndio foi dominado à 1h50 e pouco depois iniciaram-se trabalhos de consolidação e rescaldo”, adiantou a mesma fonte, acrescentando que a partir das 8h desta quarta-feira, dia 9 de julho, será feita nova avaliação da situação.

Às 06h20, registavam-se no local 404 operacionais, com o apoio de 135 meios terrestres.

Ainda durante esta terça-feira, a comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, deu a conhecer que este fogo, para o qual foi dado o alerta às 9h22 de terça-feira chegou a ter “uma extensão de cerca de 20 quilómetros, com cerca de 40 focos de incêndio distintos”, tendo alguns atingido “dimensões bastante consideráveis”.

O fogo, segundo avançava o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, teria tido origem no rebentamento do pneu de um camião, que se incendiou, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz. Já a GNR dá conta que terá sido uma peça metálica de uma das cintas do semi-reboque do pesado de mercadorias, usada para prender a madeira que transportava, que ao soltar-se, batia no chão e provoca faíscas.

O motorista do camião suspeito de provocar o fogo foi identificado e constituído arguido pelo crime de incêndio florestal, com o caso a ser comunicado ao Ministério Público.

Devido ao incêndio, a circulação rodoviária foi cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha, entre outros caminhos municipais.

Euromilhões com “jackpot” de 86 milhões de euros em jogo na sexta-feira

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 66.000 euros, saiu ontem, 8 de julho, a um jogador com aposta registada em Portugal, a par de outras nova pessoas no estrangeiro.

Dois portugueses ganharam o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros.

Como o primeiro prémio não foi atribuído, o jackpot em jogo na próxima sexta-feira, dia 11, é de 86 milhões de euros.

A chave do concurso do Euromilhões desta terça-feira é composta pelos números 1 – 8 – 9 – 18 – 50 e pelas estrelas 1 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Incêndio de grandes dimensões em Alandroal terá sido causado por pneu de camião

Centenas de operacionais têm estado esta terça-feira, 8 de julho, a combater a um incêndio de grandes dimensões, numa área de mato, pasto e montado, no concelho de Alandroal.

O fogo terá tido origem no rebentamento do pneu de um camião, que se incendiou, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.

No combate às chamas têm estado várias corporações de Bombeiros de toda a região, apoiados por meios terrestres e aéreos.

Por volta das 16h30, a GNR, por precaução, tinha já retirado seis pessoas das respetivas habitações. O alerta para este incêndio foi dado pouco depois das 9 horas.

Ambiente em FM: mulheres grávidas mais expostas às alterações climáticas

Nos últimos anos, as alterações climáticas têm sido vistas como uma ameaça ambiental. Mas há uma nova face desta crise: o impacto no corpo humano e, em especial, na saúde de quem está grávida.

A evidência científica é clara: as ondas de calor estão associadas ao aumento de partos prematuros, bebés com baixo peso à nascença e, nalguns casos, ao aumento da mortalidade materna.

O calor extremo afeta diretamente o organismo da grávida e o funcionamento da placenta, essencial para o desenvolvimento do bebé.

Mas as grávidas não são afetadas de forma igual. As consequências são muito mais graves para quem vive em contextos de pobreza ou exclusão. Pessoas que habitam em casas mal isoladas ou com pouca assistência médica de qualidade enfrentam maiores riscos.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Produção de azeite em Portugal cresce com impulso do Alentejo e olivais modernos

O azeite, cada vez mais valorizado pelas suas propriedades saudáveis e qualidades sensoriais, tem vindo a conquistar novos mercados fora da região mediterrânica, onde é tradicional. Segundo o Conselho Oleícola Internacional, a procura mundial duplicou desde 1990 e prevê-se um aumento adicional de 10% este ano.

Este crescimento tem impulsionado o investimento em olivais, especialmente nos sistemas intensivos e superintensivos, mais produtivos e rápidos a gerar retorno. Um dos exemplos mais evidentes é o caso da Estremadura espanhola, onde a área de olival com regadio aumentou 66% desde 2014, ultrapassando atualmente as 77 mil hectares.

Este boom coincidiu com uma fase de preços elevados devido a crises sucessivas, mas, mais recentemente, os preços caíram drasticamente, tornando a produção tradicional menos viável. Em contrapartida, os olivais modernos de alta densidade continuam a ser rentáveis, dado que atingem a produção comercial em apenas três anos, ao contrário dos sistemas clássicos, que demoram décadas.

Alentejo lidera produção de azeite graças a novos modelos agrícolas e condições naturais

O domínio do Alentejo na produção de azeite em Portugal deve-se a uma combinação de inovação agrícola, investimento em infraestruturas e condições naturais favoráveis.

Com o apoio do regadio proporcionado pelo Alqueva, a região tem vindo a adotar modelos de cultivo modernos, nomeadamente olivais intensivos e super-intensivos, que entram em plena produção em apenas três a quatro anos. Estes sistemas permitem uma resposta rápida à procura crescente e uma maior eficiência na exploração agrícola.

A par disso, a instalação de lagares de grande capacidade na região permitiu ganhos evidentes de economia de escala, reduzindo os custos de extração e melhorando a rentabilidade do setor.

Também os fatores naturais desempenham um papel crucial. O Alentejo beneficia de solos profundos e de um clima seco e quente, que favorecem particularmente variedades como a ‘Arbequina’ e a ‘Cobrançosa’, ambas apreciadas pela sua qualidade e produtividade.

Portugal destaca-se no panorama europeu

Entre 2019 e 2023, Portugal registou uma produção média anual de cerca de 147 mil toneladas de azeite, o que representa um crescimento de 55% face à média do quinquénio anterior (2014-2018). Este desempenho coloca o país entre os poucos da Europa com crescimento sustentado na produção oleícola.

A elevada produtividade permitiu ainda atingir um grau de autoaprovisionamento superior a 190% desde 2021, o que garante não só o abastecimento interno como a capacidade de exportação. Espanha, Brasil, Estados Unidos e os países africanos de língua portuguesa (PALOP) são os principais destinos do azeite português.

Segunda melhor campanha de sempre (2023/24)

O Instituto Nacional de Estatística contabilizou 1,75 M hl de azeite (≈ 160 mil t). O Alentejo gerou 1,47 M hl, ou cerca de 135 mil t, sustentando quatro quintos da produção nacional.  

CampanhaPortugal (toneladas)Alentejo (toneladas)Peso do Alentejo
2023 / 24 (colheita de 2023)160 000 t 135 000 t84 %
2022 / 23 (ano de quebra) 125 000 t (não detalhado)
2024 / 25 (projeção )190 000 t80 a 90 % da produção o nacionaln/d

.

Castelo de Alandroal já abriu as portas para mais uma edição do Festival Fora da Casca

O festival “Fora da Casca” foi oficialmente inaugurado esta sexta-feira, dia 4 de julho, em pleno Castelo de Alandroal. O evento, que até domingo, dia 6 de julho, celebra a gastronomia local, apresenta uma variedade de pratos com caracóis, caracoletas e lagostins preparados de diversas formas.

Além destas delícias culinárias, este festival oferece também uma vasta programação de animação musical tornando-se num grande atrativo para a vila.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, sublinha a importância deste evento para a comunidade, frisando “o papel fundamental das associações do concelho para que eventos deste tipo sejam realizados”. Com um total de sete associações das mais diversas áreas (desporto, área motorizada ou comissão de festas) representadas neste festival e um espaço de um restaurante, João Grilo afirma que “muita da energia do concelho está concentrada dentro das muralhas do Castelo de Alandroal neste Fora da Casca”.

Sempre com o objetivo de dinamizar e levar mais longe Alandroal, João Grilo considera que este festival “é uma alavanca dinamizadora da economia local”, dando a conhecer que muitos dos visitantes deslocam-se até Alandroal com o objetivo de desfrutarem deste festival, aproveitando para passar um fim de semana nesta vila alentejana, “contribuindo assim para a hotelaria, restauração e também na visitação de monumentos”.

Garantido que o tempo “será bem passado neste festival”, o autarca convida todos os interessados a visitarem este festival de entrada gratuita, que possuí um ambiente acolhedor e descontraído, com preços convidativos, com um espaço infantil.



Utilização do cartão de crédito na rubrica da DECO

O dinheiro faz parte integrante da vida dos consumidores, existindo uma grande variedade de cartões no nosso mercado. O cartão de crédito é, provavelmente, aquele que levanta mais dúvidas aos consumidores quanto à sua boa utilização.

O cartão de crédito é um instrumento de pagamento emitido por uma instituição de crédito, devidamente autorizada pelo Banco de Portugal, que disponibiliza aos seus titulares, através de um contrato, um conjunto de benefícios e serviços.

Mas é essencial saber com funciona o cartão de crédito: este cartão tem associado um crédito com limite predefinido (plafond), que permite ao consumidor comprar bens ou serviços em estabelecimentos comerciais aderentes, que disponibilizam meios de pagamento através da internet ou de terminais de pagamento automático (TPA), mesmo que o cliente não tenha dinheiro na sua conta bancária.

O pagamento com este cartão permite ao consumidor pagar o valor da sua compra, em regra, entre trinta a cinquenta dias, a contar da data da transação. Se pagar em data posterior, estará sujeito a juros.

Quanto ao pagamento deste tipo de cartão, sendo um empréstimo, o valor em dívida associado ao movimento do cartão pode ser reembolsado em diferentes modalidades: através do pagamento de 100% do montante em dívida, até à data-limite, não ficando sujeito à aplicação de juros ou ao pagamento parcial na data-limite, com a aplicação de juros sobre o montante utilizado e não pago até essa data-limite.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Governo marca eleições autárquicas para 12 de outubro

O Governo marcou as eleições autárquicas para dia 12 de outubro. A decisão, segundo avança o Expresso, foi tomada esta quinta-feira, 3 de julho, em Conselho de Ministros.

12 de outubro era a última data legalmente possível para a realização do ato eleitoral, sendo que o último dia de campanha vai coincidir com data limite para a apresentação do Orçamento do Estado.

Comissão Europeia procura jovens embaixadores transfronteiriços

A Comissão Europeia, com vista a capacitar uma nova geração de jovens que vivem ou estão ligados às regiões de fronteira de toda a Europa, levando-os a envolverem-se ativamente no diálogo a nível da União Europeia, está à procura de pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que queiram vir a ser embaixadores transfronteiriços.

As candidaturas, para um mandato de seis meses – de 29 de setembro de 2025 a 31 de março de 2026 –, estão abertas até 31 de agosto. Serão selecionados até dez jovens embaixadores, que, contribuindo com perspetivas significativas a partir do terreno, irão contribuir para uma Europa mais forte, inclusiva e integrada.

Os jovens selecionados irão participar em reuniões mensais online, irão contribuir para a criação de conteúdo digital, podendo também organizar eventos numa região transfronteiriça e apresentar os seus contributos para a melhoria das políticas nestas regiões.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Cerimónia de apresentação do cartaz das Ruas Floridas com o mote “de Redondo e para os redondenses”

A tarde desta quarta-feira, dia 2 de junho, fica marcado pelo pontapé de saída da edição de 2025 das Ruas Floridas de Redondo, tendo sido revelados quais os nomes que integram a programação musical deste evento, que decorre entre os dias 2 e 10 de agosto.

Ao longo de nove dias, a vila alentejana de Redondo será a capital das flores de papel de todo o Portugal, sendo também palco de diversas atuações musicais com entrada livre, divididas entre a Praça da República e o Parque Ambiental. A iniciativa é promovida pelo Município de Redondo e decorre com periodicidade bienal, envolvendo a participação ativa da comunidade local na decoração das ruas com flores e figuras em papel colorido.

Considerando este evento “de Redondo e para os redondenses”, o presidente da Câmara Municipal, David Galego, começa por agradecer a “todos aqueles que sentem orgulho na sua terra e que contribuem para o grande sucesso deste certame, considerando que as Ruas Floridas apesar do seu encanto, trazem consigo dias de trabalho extenuante”.

Este certame, que conta com um investimento na ordem dos 400 mil euros, segundo o autarca, “este valor multiplica-se por si através do turismo, restauração e artesanato, alavancando assim a economia local”.

Apresentando-se com um total de 24 ruas floridas, o autarca refere que toda a logística das pessoas tem sido “extraordinária”, considerando que estes redondenses “vestem a camisola da sua terra com orgulho e sabem o grande significado que esta festa tem para eles e para o próprio concelho. Sem eles nada disto seria possível”, remata.

Quem também marcou presença nesta apresentação foi o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos que fortaleceu a questão do turismo “de estadia” que as Ruas Floridas trazem ao Alentejo, ao invés do turismo de “excursão”, refletindo-se no grande impulso que este certame dá na economia local, afirmando que o Turismo do Alentejo e Ribatejo está a fazer uma grande promoção deste evento junto do público espanhol.

No que diz respeito ao cartaz, a abertura do evento, no dia 2 de agosto, conta com a atuação da espanhola Edurne. No dia seguinte, domingo, o palco fica reservado para a Filarmónica União Montoitense, os Bandidos do Cante e João de Campos.

Já na segunda-feira, 4 de agosto, atuam Buba Espinho e os Cantadores de Redondo. A 5 de agosto, o espetáculo pertence a Emanuel. No dia 6, os Tomba Lobos convidam o grupo Galandum Galundaina.

No dia 7 de agosto os artistas a subirem a palco são: A Filarmonia Campaniça, Raia, Celina da Piedade, Ana Santos, a Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, o Coro e Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, e as Cantadeiras de Redondo.

A 8 de agosto atua os Hangover Band. No sábado, 9 de agosto, é Diogo Piçarra, que sobe a palco.

Todo os concertos começam partir das 22h00 na Praça da República.

O encerramento da edição de 2025 está agendado para domingo, 10 de agosto, com a realização do IX Festival de Folclore, que conta com a participação do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.

Euromilhões com “jackpot” de 64 milhões de euros em jogo na sexta-feira

O quarto prémio do Euromilhões, no valor de 1.195 euros, saiu ontem, 1 de julho, a três jogadores com aposta registada em Portugal, a par de outros 31 no estrangeiro.

O segundo prémio, de 186 mil euros, e o terceiro, de 16 mil euros, contemplam um total de 11 apostadores, todos eles fora de território nacional.

Como o primeiro prémio não foi atribuído, o jackpot em jogo na próxima sexta-feira, dia 4, é de 64 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 17, 28, 32 e 34 e as estrelas 7 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Festival Jovem Abana Viana em Viana do Alentejo de 10 a 12 de julho

O Festival Jovem Abana Viana, está de regresso à Quinta da Joana, em Viana do Alentejo de 10 a 12 de julho.

Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, adiantou á RNA, que “nós pretendemos que o Abana Viana seja organizado em parceria com os jovens do concelho. Previamente, convidámos os jovens das três freguesias a dar o seu contributo para este festival que é deles. Temos apenas uma associação a participar aqui connosco, que é a Associação Grava, dos jovens aqui de Viana do Alentejo, que são eles que nos vão ajudar a organizar o Abana Viana este ano. Temos contato muito com a participação deles, e foram eles que escolheram os DJ’s e escolheram tudo o que vai aqui acontecer. Porque eles é que são jovens, eles é que conhecem os artistas, e já que é destinado aos jovens, queremos que sejam eles a colaborar. Por isso este ano temos esta mais-valia de termos aqui os jovens a colaborar”.

“Vamos ter aqui no nosso programa vários nomes. O Archie, a Força Suprema, Azinhaga e o DJ Télio, o Bachelor Party, o Throwback e vamos ter também alguns DJs da Terra, o DJ Mira, a Angelita e o Miguel Morais. Além disto, vamos ter também o habitual campismo destinado aos jovens que abre no primeiro dia, portanto abre no dia 10 às 14.00 horas e vamos ter com certeza noites animadas para os jovens”, acrescentou.

O festival “é gratuito. Os campistas é que pagam o valor de 9€. Quem tem o cartão jovem tem um desconto de 5,40€”, rematou.