
Este domingo, 16 de fevereiro, na 12ª jornada da Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS), recebe no Estádio 1º de Maio o Sporting Clube Arcoense.
Já na Liga AFE, neste fim-de-semana, realiza-se a 15ª jornada. No sábado, o Cabrela joga em Vendas Novas, diante do Estrela FC “B”. Já no domingo têm lugar 2 derbys do concelho de Montemor-o-Novo, com Foros de Vale de Figueira a receber o Cortiçadas de Lavre e o Valenças a jogar em casa com o Fazendas do Cortiço. O Escouralense, por sua vez, viaja até Santana do Campo.
Iniciamos as antevisões pela Elite, onde o União tem receção ao Arcoense, equipa que é o 2º pior ataque mas também a 4ª melhor defesa. O Arcoense vem da sua melhor sequência, com 3 vitórias consecutivas, a última das quais com Atlético de Reguengos, por 2-0. Na 1ª volta este foi o jogo de estreia de Gonçalo Carapinha, enquanto treinador do GUS, com o União a vencer em Arcos por 1-2.
Gonçalo Carapinha, treinador do União, não espera nenhumas facilidades com um Arcoense, pois é uma equipa estável, que aposta nos jogadores da região, encarando o jogo com o máximo de seriedade, querendo o regresso às vitórias.
Esta semana a Bancada Desportiva prossegue a ronda de entrevistas com os jogadores do plantel sénior do Grupo União Sport. Esta semana falámos com o capitão Nuno Brás, que veste a alvinegra nº 12, e o avançado Diogo Cardinhos, que enverga a camisola com o número 13 estampado nas costas, e que regressou esta época ao clube que o formou, sendo um reforço nesta temporada.
O capitão Nuno Brás, sobre o desafio com o Arcoense, antevê um jogo muito difícil pois estão num campeonato onde todas as equipas podem roubar pontos, confidenciando que, se não pudesse jogar no União gostaria de jogar no Arcoense pois tem o espírito mais puro daquilo que é o distrital.
O outro jogador do Grupo União Sport entrevistado esta semana é o avançado Diogo Cardinhos. Cardinhos, que já leva 7 golos marcados, todos eles na Taça Distrito de Évora, regressa ao clube que o formou, vindo do GE Escouralense.
Em relação à partida com o Arcoense, Diogo Cardinhos espera um jogo complicado, onde o União vai dar o seu melhor para descomplicar a partida, pois só a vitória que interessa!
Seguimos com a Liga AFE.
O Cabrela, que bateu na passada jornada da Liga AFE o Santana do Campo por 7-1, nesta jornada, tem jogo antecipado para sábado, com uma viagem até à vizinha cidade Vendas Novas, para defrontar a equipa B do Estrela FC. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, sabe que o Estrela não está bem classificado, mas adianta que este é um jogo onde existe alguma rivalidade, sabendo que a equipa do Estrela B não vai facilitar. Nuno Oliveira considera que o “Cabrela tem de estar focado ao máximo, para não suceder o que aconteceu no jogo da Taça, em que o Cabrela empatou em Vendas Novas, num péssimo jogo do Cabrela”.
O Foros de Vale de Figueira, que perdeu no passado domingo por 3-1, fora de casa, em Santiago do Escoural, na presente jornada joga em casa com o Cortiçadense, num derby entre duas equipas que têm ainda pelados. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros, sabe que o Cortiçadense é uma equipa que está com muita fome de fazer pontos e que tem crescido em termos de resultados. Apesar disso, o treinador dos Foros quer somar 3 pontos para acompanhar os adversários mais próximos. Na 1.ª volta os Foros venceu por 0-1, em Cortiçadas de Lavre.
Seguimos com o Cortiçadas de Lavre, que perdeu em casa com o Tourega, no domingo passado, por 0-2. Nesta jornada, o Cortiçadas de Lavre joga, fora de portas, com os Foros de Vale de Figueira. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, considera que este é um terreno complicado, num jogo diferente, pois é um derby.
O Valenças, depois de na jornada passada ter perdido por 1-0 nas Alcáçovas, na jornada deste domingo, tem derby com o Fazendas do Cortiço, com o jogo a ter como palco o D. Manuel I, no Ciborro. Rui Querido, treinador do Valenças, espera mais um jogo difícil perante uma excelente equipa. O treinador do Valenças espera ter mais elementos no banco, pois não tem tido essa sorte. Na 1ª volta o Valenças ganhou no Cortiço por 2-3.
Depois de descansar na jornada anterior, o Fazendas do Cortiço regressa à competição com uma deslocação fora, ao terreno do Valenças, em mais um derby concelhio. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, antevê um jogo de dificuldade elevada, onde querem regressar às vitórias, pois não estão num bom momento e somam 3 derrotas consecutivas.
Terminamos com o Grupo Estrela Escouralense, que no passado domingo venceu os Foros de Vale de Figueira, em casa, por 3-1, com cambalhota no resultado, já que foi a equipa forasteira a inaugurar o marcador. Este domingo, o Escouralense desloca-se a Santana do Campo. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escouralense, recorda que tiveram muitas dificuldades na 1ª volta, onde ganharam apenas por 1-0, e que acredita que a derrota por 7-1 do Santana em Cabrela, não corresponde à qualidade desta equipa que, certamente, quer responder de forma forte.
Fique a saber todos os jogos deste fim de semana:
LIGA ELITE –11ª jornada – 16/02/2025
Atlético Sc – Lusitano Cd Arraiolense
Grupo União Sport – Sc Arcoense
Redondense – Juventude Sc
Sc Viana Alentejo – Lusitano de Évora Clube “B”
Gd Monte Trigo – Gd Portel
LIGA AFE – 15ª jornada – 15 e 16/02/2025
GRUPO A
Cf Estremoz – Sc Bencatelense
Aguiar – Sc Borbense
Cc Corval – Gdc Oriolenses
Ad Vera Cruz – Gdr Canaviais
Calipolense Cd Vila Viçosa – Gd S. Manços
Descansa: Gcd S. Bartolomeu Outeiro
GRUPO B
Estrela Fc “B” – Casa Povo Cabrela (15/02)
Gdc Tourega – ScAlcaçovense
Foros Vale Figueira – Ccrd Cortiçadas de Lavre
Valenças Sport Club – Gcd Fazendas Cortiço
Fc Santana Campo – Grupo Estrela Escouralense
Descansa: Gd S. Pedrense