Tarifa social de energia contempla descontos superiores a 30%

O frio aperta e a pobreza energética é um problema que afeta muitas famílias em Portugal. E a despesa com a fatura da eletricidade é sem dúvida uma das mais elevadas que os consumidores têm com a casa. Há, no entanto, famílias que podem ter acesso a apoios, como, a tarifa social de energia, que contempla descontos superiores a 30%.

A tarifa social de energia é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade e/ou de gás natural. Em 2025, os consumidores com tarifa social, quer no mercado regulado, quer no mercado liberalizado, beneficiam de um desconto de 33,8%.

 Embora a tarifa social seja atribuída através de um mecanismo automático, para os consumidores mais vulneráveis, por vezes, há casos em que os consumidores preenchem os requisitos, mas não estão abrangidos.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 30 de janeiro, quatro acidentes de viação, sendo duas colisões, um despiste e um atropelamento de animal, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 10 ocorrências criminais: quatro crimes contra as pessoas, duas contra o património, dois crimes contra a vida em sociedade, um contra o estado e um previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 41 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Programa “eTwinning” da UE celebra este ano o seu 20º aniversário

O “eTwinning” é a iniciativa de referência da União Europeia para a colaboração online entre escolas. Proporciona um espaço virtual onde professores e alunos podem trabalhar em conjunto e desenvolver projetos internacionais num ambiente online seguro.

À medida que se aproxima do seu 20.º aniversário, a comemorar em 2025, este é um momento de reflexão sobre os marcos que assinalam esta iniciativa, através da partilha de memórias nas redes sociais com um vídeoe podcast dedicados a esta data especial com os hashtags #eTwinning20 e #eTwinning20PT.

Ao longo de 20 anos, o “eTwinning” conectou 1,2 milhões de professores de 295 mil escolas em 46 países, que realizaram mais de 160 mil projetos, envolvendo mais de três milhões de alunos. 

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:

“Comunidade de Leitores” mensalmente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo,  continua a promover mensalmente, uma atividade denominada “Comunidade de Leitores”. O objetivo é a discussão em grupo de uma obra literária.

Nuno Cacilhas, técnico da Biblioteca Almeida Faria, referiu à RNA, que “a comunidade de leitores é um sítio importante porque, se por um lado já a leitura de um livro é o que permite de certa maneira criar diferentes perspetivas e olhar sobre o mundo, o confronto depois da leitura que fazemos da obra com outros leitores vai permitir evidenciar ainda mais essa multiperspetivação que conseguimos fazer do mundo através da literatura. Conseguimos perceber que o mesmo livro, lido por diferentes pessoas, pode alcançar dimensões de sentido muito diferentes, onde são apresentadas diferentes perspetivas do mesmo livro. E com isso vamos conseguir, de facto, enriquecer também a nossa experiência de vida e a nossa experiência do mundo, através de perceber o outro e através de perceber também o nosso lugar no mundo. A Comunidade de Leitores é, de facto, uma experiência democrática importantíssima numa biblioteca municipal”.

“A comunidade de leitores é aberta ao público em geral, as pessoas são convidadas a ler uma obra e a encontrar-se num determinado dia para debater as suas leituras e confrontar as leituras dos outros. Portanto é aberta à comunidade em geral. A participação na comunidade requer uma inscrição prévia, porque a Biblioteca de Montemor faz todos os possíveis para entregar um exemplar do livro a cada participante, para que possa efetivamente ler o livro e depois comentar o livro, portanto estar melhor preparado para a sessão”, sublinhou.

“Eu convido toda a gente, mesmo aqueles que não leem muito, a lerem, esse é o primeiro convite que posso deixar. E depois a virem também partilhar connosco as suas leituras para perceber de facto o quão rico pode ser este nosso mundo em que vivemos”, rematou Nuno Cacilhas.

A próxima sessão da comunidade de leitores, está marcada para dia 6 de fevereiro, pelas 18.00 horas.

O escritor brasileiro, mestre da literatura policial, Rubem Fonseca segue em destaque esta sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria. Em análise, a obra ‘O Seminarista’, de 2009, que dá a conhecer um mercenário amante de livros, filmes e mulheres.

Superintendente Carlos Anastácio é o novo comandante distrital de Évora da PSP

O superintendente Carlos Miguel Domingues Anastácio é o novo comandante distrital de Évora da PSP.

A tomada de posse teve lugar ontem, 28 de janeiro, na Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, em representação da ministra da Administração Interna, e pelo diretor nacional da PSP, superintendente Luís Carrilho.

Na mesma cerimónia tomaram posse os novos comandantes distritais de Portalegre, superintendente Isabel da Conceição de Figueiredo Nabeiro Canelas; de Aveiro, superintendente Rui Manuel de Almeida Conde; de Viana do Castelo, superintendente Maria dos Anjos Gabriel Pereira; e de Bragança, superintendente Rui Jorge da Rocha e Silva.

Jackpot de 28 milhões no próximo sorteio do Euromilhões

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 28 de janeiro, do Euromilhões, pelo que, na sexta-feira, dia 31, estará em um jogo um jackpot de 28 milhões de euros.

Um segundo prémio, de 474 mil euros, saiu a um único apostador no estrangeiro, assim como um terceiro, de 110 mil euros. O quarto prémio, de 1.725 euros, contempla um total de 20 jogadores, dois deles com aposta registada em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 9, 37, 41, 42 e 49 e pelas estrelas 1 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Colisão entre três veículos ligeiros entre Reguengos de Monsaraz e São Pedro do Corval obriga corte de estrada

Foto: Bruno Cerejeira do grupo Vigilantes da Estrada (Facebook)

Uma colisão entre três veículos ligeiros de passageiros ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 28 de janeiro, entre Reguengos de Monsaraz e São Pedro do Corval (Estrada Municipal 514), no distrito de Évora. A estrada encontra-se cortada em ambos os sentidos.

De momento, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, ainda não consegue apurar o número de vítimas que o acidente provocou e o estado em que se encontram.

O alerta para a ocorrência foi dado às 17h49. No local encontram-se 20 operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, Bombeiros Voluntários de Morão e GNR, apoiados por nove viaturas.

Camião despista-se para ribeira na reta de Vimieiro para Pavia

Foto: Vasco Rodrigues do grupo Vigilantes da Estrada (Facebook)

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se esta terça-feira, dia 28 de janeiro, na reta de Vimieiro para Pavia (Estrada Nacional 251), no distrito de Évora.

O pesado de mercadorias despistou-se no sentido da ribeira, ficando quase submerso. Do acidente não resultou qualquer vítima.

No local esteve a GNR. 

Árbitro Luís Godinho recebeu insígnias FIFA

O árbitro internacional, Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, voltou a receber as insígnias de internacional numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, na cidade do futebol.

O presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, marcou presença durante a sessão da entrega da distinção ao árbitro, que representa toda a arbitragem distrital.

Três homens detidos em flagrante por tráfico de estupefacientes em Borba

Três homens, com idades compreendidas entre os 51 e os 57 anos, foram detidos em flagrante, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Borba, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz, no passado dia 24 de janeiro.

No âmbito de uma investigação de tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar e localizar uma viatura, onde seguiam os três suspeitos, no seu interior, na posse de produto estupefaciente. Na sequência da ação, foi realizada uma revista de segurança aos suspeitos e à viatura, culminando na sua detenção e na apreensão do seguinte material: 59 doses de haxixe; 100 euros em numerário; três telefones e uma viatura.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

A operação contou com o reforço do binómio cinotécnico do Destacamento de Intervenção (DI) e da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Évora.

Resultados da INATEL ÉVORA – 10ª jornada – 25 e 26 janeiro 2025

Realizou-se no passado fim-de-semana, 18 e 19 de janeiro de 2025, a 10ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:
FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 10ª jornada
Série A
Afeiteira 2-0 UD Machedense (António, Joe)
Graça do Divor 3-2 Perolivense (Charles Oliveira (2), Edmilson Miranda; Michel, Paulo Ribeiro)
Montoito SC 2-4 Graça do Divor(?;MishaChirli (2), Dalton Soares, Charles Oliveira)
Foros da Fonte Seca 3-0 Montoito
Isento: Torre de Coelheiros

Série B
ADC São Domingos 1-2 AJ Orada (?; Diogo Marino, auto-golo)
JD Terrugem 1-4 ACD Cano (Ricardo Fialho; Rui Valejo, Bernardo Leitao, Nuno Charrua e Pedro Miguel)
UFC Bardeiras e Vimieiro 2 2 Barbus (?; Alef, Maicon)
GDC Rio de Moinhos 1-0 Brotense (Luís Godinho)

Lavre é infeliz e foi eliminado nos Quartos de Final da Taça do Inatel de Santarém


No domingo, 26 de janeiro, o Lavre deslocou-se ao Campo de Futebol da Tramaga (Ponte de Sor), em jogo dos Quartos de Final da Taça do Inatel de Santarém. A Tramaga, atual detentora do troféu, ganhou com um golo solitário nos segundos 45 minutos, eliminando o Lavrense da competição.
A 1ª parte teve poucas oportunidades, num bom jogo de muita luta e muito aguerrido, com o Tramaga a entrar forte no desafio. Ao intervalo o nulo no marcador era justo.
Na 2ª parte a Tramaga não entrou tão forte, com o Lavre a ter o primeiro lance de perigo, no entanto, depois a partida entrou numa fase de pouca qualidade, até que a Tramaga inaugura o marcador, fruto de uma boa triangulação entre os seus médios e avançados, que termina num remate de fora da área que só parou no fundo da baliza Lavrense. A partir daí o Lavre tomou conta das rédeas do jogo, havendo um lance que, de acordo com João Godinho, capitão do Lavre, é capital nesta partida, e que se tratou de um ato de racismo sofrido por um jogador do Lavre. O jogador da Tramaga que disse as palavras de índole racista seria mais tarde expulso, após se envolver numa jogada com outro jogador do Lavre ,que também acabou por ser excluído da partida. Com ambos os conjuntos reduzidos a 10 unidades, o Lavre ganhou ímpeto, mais com o coração do que com a cabeça, tendo duas boas oportunidades até ao final da partida. Na opinião de João Godinho o resultado justo seria o 0-0, e a partida ser decidida nas grandes penalidades, no entanto, não foi isso que sucedeu e a sorte voltou a ser madrasta para o Lavre.
Na próxima semana o Lavre inicia a 2ª fase do Campeonato do Inatel de Santarém, com o Lavre a integrar o grupo de Estevense, Barrosense, Vale da Pinta, Areias e Figueiras. A 1ª jornada será no sábado, 2 de fevereiro, com o Lavre a receber o Barrosense, no Campo da Amoreira.

Projeto SAL revela que produtores locais estão interessados em abastecer cantinas escolares

O projeto Semear e Alimentar Local (SAL) integrado no Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável e coordenado pela Terras Dentro, revelou que os produtores locais estão interessados em abastecer cantinas escolares.

Os resultados do projeto SAL, cujo objetivo é de contribuir para uma alimentação e consumo saudáveis e sustentáveis com base nos princípios da dieta mediterrânica, mostram que em 14 concelhos, foram identificados 87 produtores locais, dos quais 55% demonstraram interesse em abastecer cantinas escolares.

Nas escolas, foi identificado que21% realizam atualmente compras em comércio local, e 53 delas demonstraram interesse em serem abastecidas por produtores da região,sendo que 87% tem uma gestão direta das cantinas o abastecimento local tem potencial para crescer.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

DECO: Seguro de vida no crédito habitação não é obrigatório por lei, mas pode ser exigido

A compra de uma casa é muitas vezes uma decisão que as famílias tomam para a vida, nomeadamente quando têm de pedir um empréstimo ao banco para o conseguirem fazer. Mas esse pode ser um processo com vários passos a dar. Um deles está relacionado com o seguro de vida, que “em grande parte das situações é uma condição obrigatória para a aprovação do respetivo crédito habitação”.

Não sendo obrigatório por lei, o seguro de vida associado ao crédito habitação é um mecanismo de proteção adicional para os segurados e para a instituição de crédito. Em grande parte das situações é uma condição obrigatória para a aprovação do respetivo crédito.

Este seguro de vida é contratado, na maior parte das vezes, por exigência do banco, para garantia do crédito habitação. Também em regra, o seguro de vida garante o risco de morte de uma ou várias pessoas seguras, mas pode também incluir, como coberturas complementares, o risco de invalidez, de acidente ou mesmo de desemprego.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Prémios Novo Bauhaus Europeu em destaque no Espaço Europa

Estão abertas as candidaturas à edição deste ano dos Prémios Novo Bauhaus Europeu, que, como em anos anteriores, irão distinguir projetos e ideias que transformam os bairros, tornando-os mais sustentáveis, inclusivos e belos. Mas este ano, há novidades: um foco especial na habitação acessível, com a introdução dos “Prémios Novo Bauhaus Europeu para Habitação Acessível”.

Estes prémios, que contribuem para a União Europeia melhorar a acessibilidade à habitação, têm candidaturas abertas até dia 14 de fevereiro.

O Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços em que a comunidade vive. Este projeto apela a todos os europeus para que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo. A iniciativa foi lançada pela Comissão Europeia, em 2020, e concebida em conjunto com milhares de pessoas e organizações em toda a Europa.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:

Colisão entre três veículos provoca dois feridos graves e um leve em Estremoz

Foto: Os Monhacas (Facebook)

Dois feridos graves e um ferido leve foi o resultado de um acidente, na manhã desta quinta-feira, dia 23 de janeiro, junto à freguesia de São Lourenço de Mamporcão, concelho de Estremoz, na IP2 (Km 222).

O acidente resultou da colisão entre três veículos ligeiros. O alerta para a ocorrência foi dado às 8h54. As vítimas foram transportadas para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

Para o local foram mobilizados 15 operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Estremoz e Borba, SIV de Estremoz e GNR, apoiados por oito veículos.

GNR recolhe raposa debilitada em Reguengos de Monsaraz

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), recolheu ontem, dia 21 de janeiro, uma raposa (Vulpes vulpes), no concelho de Reguengos de Monsaraz.

“Na sequência de um alerta a dar conta que uma raposa se encontrava debilitada, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local, onde recolheram o espécime. De seguida foi efetuado o seu transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Évora, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, revela Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Mau tempo causa inundações nos concelhos de Montemor-o-Novo e Elvas

Devido ao agravamento do estado do tempo vivido nas últimas horas, causado pela depressão “Garoe”, a chuva e o vento acabaram por fazer alguns estragos, na região.

No distrito de Évora, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, em Montemor-o-Novo foi registada uma inundação, na sequência de um cano entupido na Quinta da Cruz. O alerta para a ocorrência foi dado às 00h10.

No que diz respeito ao distrito de Portalegre, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, no concelho de Elvas, foram registadas duas inundações, no Terreiro de João Domingues e na Rua Capela e Silva, na freguesia de Assunção. O alerta para as ocorrências foi dado entre as 6h30 e as 7h. As inundações não provocaram danos. Já nos concelhos de Fronteira e Sousel foram registadas quatro quedas de árvores.

Todas as ocorrências estão resolvidas.

Em Évora foi assaltada escola secundária, como em Elvas

A Escola Secundária Severim Faria, em Évora , foi assaltada durante o fim de semana, tendo sido levados do cofre mais de mil euros, revelou hoje a diretora do agrupamento de escolas, tal como aconteceu na Escola da Boa Fé, em Elvas.

Quando os funcionários a chegaram à escola esta manhã, depararam-se com um cofre aberto num pátio interior, tendo chamado as autoridades. De acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas Severim Faria, no cofre que foi arrombado havia o dinheiro para o pagamento de um serviço de fotografias, tal como em Elvas.

Ao contrario do ciclo da Boa-Fé, as aulas não foram canceladas, tendo sido lecionadas com normalidade.

HerpEbora: Guardiões dos Répteis e Anfíbios de Évora em destaque no Ambiente em FM

Três gerações de Biólogos da Universidade de Évora juntaram-se pela conservação dos anfíbios e répteis, surgindo em 2020 o HerpEbora para consolidar o trabalho que já era feito no distrito de Évora com anfíbios e répteis. 

O foco do grupo passa pela conservação e sensibilização destas espécies. Na área da conservação procura identificar locais importantes, criar micro-reservas e colaborar em estudos científicos. Relativamente à sensibilização, o grupo tem como objetivos reduzir conflitos entre humanos e animais e resgatar espécies ameaçadas.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Évora: prisão preventiva para dois detidos por roubo, furto e burla

Dois homens, de 42 e 66 anos, foram detidos pela GNR, por roubo, furto e burla, no concelho de Évora, na passada quarta-feira, 15 de janeiro.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca cinco meses, informa o Comando Territorial de Évora da GNR, em comunicado, os militares da Guarda “realizaram diligências policiais que permitiram identificar e localizar os suspeitos. No decorrer da investigação foi possível apurar-se que os indivíduos operavam de forma organizada, tendo como alvo preferencial cidadãos idosos, e que se dedicavam à prática de crimes de natureza patrimonial em todo o território nacional”.

As diligências de investigação culminaram no cumprimento de três buscas, duas domiciliárias e uma em veículo, que resultaram na detenção dos suspeitos e na apreensão de uma espingarda de caça, 21 cartuchos, duas viaturas ligeiras de passageiros, três motosserras, um pé de cabra, um jerricã, material utilizado no acondicionamento e transporte de cortiça e 695 euros em numerário.

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Évora, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Grupo União Sport, Cortiço, Escouralense e Foros V. Figueira seguem em frente na Taça Dinis Vital 24/25

Este domingo, 19 de janeiro, teve lugar a derradeira jornada da fase de grupos da Taça Distrito de Évora Dinis Vital, com 4 equipas do concelho de Montemor-o-Novo a conseguirem confirmar a passagem à fase seguinte da Taça. Assim, a Grupo União Sport e Fazendas do Cortiço, que já tinham carimbado a presença na 2ª fase da Taça, juntaram-se Estrela Escouralense e Foros de Vale de Figueira.
Neste domingo de Taça, o Valenças foi até Viana do Alentejo (Grupo A) perder por 8-0, o Escouralense saiu vitorioso no derby com o Cabrela por 2-1 (Grupo B), o Cortiçadas de Lavre foi derrotado no terreno do Redondense (Grupo E) por 9-0, o Foros de Vale de Figueira recebeu e venceu por 2-0 o Santana do Campo (Grupo G), o Grupo União Sport foi a S. Manços (Grupo F) golear por 0-7, e o Fazendas do Cortiço foi derrotado fora de casa pelo Arcoense (Grupo H) por 3-1.

Merece destaque o jogo que a RNA acompanhou relato, no Grupo B, com o Escouralense a bater o Cabrela por 2-1 , numa partida em que a equipa visitante foi muito superior nos primeiros 45 minutos, contudo faltou-lhe os golos. Já na 2ª parte, com o Cabrela a não conseguir manter a impressionante pressão da 1ª parte, e o Escouralense a acertar agulhas, a equipada da casa obteve 2 golos em contra-ataque, alcançando uma vitória suada.
Olhando mais ao pormenor esta partida. O Escoural entrou bem no jogo, mas rapidamente surgiram grandes dificuldades, pois o Cabrela entrou a pressionar alto, com a equipa treinada por Nuno Oliveira a conseguir criar as primeiras jogadas de perigo. Após os 20 minutos o Escouralense conseguiu sacudir um pouco a pressão exercida pela equipa do Cabrela. O Escoural apresentava-se muito precipitado, em oposição ao Cabrela, que tinha um estilo de jogo muito pressionante, conseguindo condicionar o Escoural. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, com o Cabrela a ser sempre muito melhor na 1ª parte, pecando na concretização, com o guarda-redes Rui Anes a efetuar também duas boas defesas.
A 2ª parte iniciou na mesma toada, com o Cabrela a manter-se melhor, contudo, no futebol tudo é possível e, aos 54 minutos, numa jogada de contra-ataque, Diogo Carreiro inaugurou o marcador para o Escouralense. O treinador do Cabrela reagiu imediatamente efetuando uma dupla alteração, com Tomás Martins e David Cruz a serem rendidos por João Pinto e Pereira. O Escouralense fez a sua primeira alteração, com Peixe a ser substituído por Pedro Lopes, após momentos de tensão e provocações. O Escouralense iria conseguir ampliar a vantagem, novamente através de um contra-ataque venenoso, com Diogo Carreiro, nada egoísta, a passar para Diogo Gamito fazer o 2-0, aos 68 minutos. O Escoural estava então numa posição privilegiada, quando ambas as formações efetuaram alterações. No Cabrela, Chaleta entrou para o lugar de Gonçalo Vinhais e, no Escoural, Miguel Anastácio rendeu Diogo Gamito. Com o Cabrela a expor-se mais, o Escoural esgotou as substituições, com António Serrano e Diogo Carreiro a saírem para as entradas de Paulo Oliveira e Marmeleira. O Cabrela ainda iria conseguir reduzir, mas apenas aos 97 minutos, com a defesa do Escouralense a olhar, e Fadista a marcar. Os momentos finais do desafio seriam de emoção, mas a partida iria chegar ao fim com a vitória a não fugir à formação do Estrela Escouralense.

RESULTADOS:

Taça Distrito de Évora Dinis Vital
6ª jornada> 19 jan.

GRUPO A
Gd S. Pedrense 2-6 Sc Borbense
Sc Viana Alentejo 8-0 Valenças Sport Club

GRUPO B
Atlético Sc 8-0 Estrela Fc B
Gr. Estrela Escouralense 2-1 Casa Povo Cabrela

GRUPO C
Calipolense Cd Vila Viçosa 3-2 GdcOriolenses
Lusitano Évora Clube “B” 4-1 Gdc Tourega

GRUPO D
Juventude Sc 12-0 Vera Cruz
Gd Monte Trigo 4-0 Gcd S. Bartolomeu Outeiro

GRUPO E
Redondense 9-0 Cortiçadense
ScAlcaçovense 3-1 Cc Corval

GRUPO F
Gd S. Manços 0-7 Grupo União Sport
Lusitano Cd Arraiolense 2-1 Cf Estremoz

GRUPO G
Gd Portel 4-0 Gdr Canaviais
Foros Vale Figueira Fc 2-0 Fc Santana Campo

GRUPO H
Gcd Aguiar 2-5 Sc Bencatelense
Sc Arcoense 3-1 Gcd Fazendas Cortiço

Foto: Escouralense (arquivo)

Resultados da INATEL ÉVORA – 9ª jornada – 18 e 19 janeiro 2025


Realizou-se neste fim-de-semana, 18 e 19 de janeiro de 2025, a 9ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:

FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 9ª jornada
Série A

Perolivense 0-1 GDR Afeiteira (Nuno Mateus)
Montoito SC 2-4 Graça do Divor(?;MishaChirli (2), Dalton Soares, Charles Oliveira)
UD Machedense 3-1 Torre de Coelheiros (19/01) – (William (2), Patrick; ?)
Isento: Foros Fonte Seca

Série B
ACD Cano 8-0 ADC São Domingos (Bernardo Leitão (3), Duarte Brito (2), Luís Bagorro, João Neves, Marco Soldado)
Barbus 2-1 JD Terrugem (Ricardo Feliz, Breno Cavalgante; Cláudio Velhinho)
Brotense 0-3 UFC Bardeiras e Vimieiro (Paulo Pombinho (3)
AJ Orada 0-1 GDC Rio de Moinhos (19/01) – (Benny Fortes)

Lavre vence Estevense e termina 1ª fase do Inatel de Santarém com 9 vitórias

O G.D. Lavre recebeu na tarde deste sábado, 18 de janeiro, na 10ª jornada do Grupo A, da 1ª fase do Inatel de Santarém, a formação do Estevense. A jogar no seu Campo da Amoreira, o Lavre conseguiu ser feliz e ganhar por 2-1, com os golos do Lavrense a serem marcados por Lourenço e Ganso. Com esta vitória, o Lavre termina assim a 1ª fase do campeonato do Inatel de Santarém, com 9 vitórias e apenas 1 derrota, desaire que aconteceu precisamente com o Estevense.
O Lavre partia para esta partida sabendo que já estava na 2ª fase e de que o 1º lugar do Grupo A já não lhe escapava, no entanto, ainda tinha o objetivo de ser cabeça de série e, para tal, tinha de vencer o jogo de hoje. O Santo Estevão, de modo a passar à fase seguinte, sem depender de terceiros, tinha de vencer o jogo com o Lavre.

O Lavrense entrou muito bem no jogo, com uma primeira meia hora muito boa, onde Lourenço marcou o golo inaugural. Após isso, e de bola parada, na sequência de um canto, o Estevense conseguiu chegar ao empate, num lance onde a defesa do Lavre não esteve bem. A 1ª parte terminou com a equipa visitante por cima na partida, embora sem criar grandes ocasiões de golo. O Lavre não entraria bem na 2ª parte, com os primeiros 10 minutos a serem de domínio do Estevense. Depois o Lavre conseguiu equilibrar, com as substituições efetuadas a serem benéficas para o jogo da equipa do concelho de Montemor-o-Novo. Com o jogo numa toada de equilíbrio, o Lavre chegaria ao 2-1, também de canto, com a bola a ficar disponível para Ganso fuzilar e dar vantagem à formação da casa. Nesta altura do desafio o empate seria o resultado mais justo, porém, com este golo o Estevense foi-se abaixo animicamente e o Lavre cresceu, sendo premiado com a vitória, diga-se justa.

Na próxima semana o Lavre joga os quartos de final da Taça Inatel de Santarém, deslocando-se à Tramaga, equipa detentora do troféu da época passada, antevendo-se um jogo dificílimo, onde o Lavre vai ter de arregaçar as mangas.

Grupo União Sport vai até S. Manços este domingo

Este domingo, 19 de janeiro, tem lugar a derradeira jornada da fase de grupos da Taça Distrito de Évora Dinis Vital, onde falta decidir, em apenas 2 grupos, quem segue em frente na Taça. São eles o Grupo B, onde a luta está entre Cabrela, Atlético de Reguengos e Escouralense, e no Grupo G, onde a vaga do 2º lugar vai ser disputada entre Canaviais e Foros de Vale de Figueira.

Em termos de equipas do concelho de Montemor-o-Novo, apenas duas estão já apuradas para a segunda fase da competição: Grupo União Sport (GUS), no Grupo F; e Fazendas do Cortiço no Grupo H. Sem hipótese de seguir em frente na Taça, à partida para esta última jornada, está o Cortiçadas de Lavre. Para o Valenças, que dá pouca importância à Taça, ainda é matematicamente possível chegar ao 2º lugar do Grupo A, mas na prática a tarefa é extremamente difícil.

Vamos lá então saber os jogos com as equipas do concelho de Montemor: 

Valenças viaja até Viana do Alentejo (Grupo A), Escouralense recebe o Cabrela (Grupo B) (com relato na RNA), Cortiçadas de Lavre desloca-se ao terreno do Redondense (Grupo E), Foros de Vale de Figueira tem receção ao Santana do Campo (Grupo G), Grupo União Sport vai até S. Manços (Grupo F), e Fazendas do Cortiço joga fora de casa com o Arcoense (Grupo H).

Começamos as antevisões com o jogo do Grupo União Sport que, na última jornada desta primeira fase da Taça, viaja até São Manços. Na antevisão ao jogo deste domingo, Gonçalo Carapinha, treinador do União, adianta que quer terminar esta fase com as 6 vitórias no bolso, numa partida que tem a particularidade de se jogar num pelado. O técnico alvinegro adianta que o União tem de encarar o jogo com seriedade e respeito pelo São Manços, tentando manter o nível exibicional do jogo com o Lusitano de Évora “B”.

Esta semana, o jogador do plantel sénior do Grupo União Sport em destaque na Bancada Desportiva é Rodrigo Vicente, que enverga a alvinegra com o nº 21. Rodrigo Vicente regressa esta época ao União, após já aqui ter estado na temporada 22/23.

Sobre o jogo em São Manços, Rodrigo antevê um jogo muito difícil a nível mental e técnico, pois já passaram em primeiro e vão jogar num pelado.

Avançamos agora as antevisões com o Valenças. Na jornada do passado domingo, no 1º jogo da 2ª volta na Liga AFE, a equipa do Ciborro foi até ao Escoural perder por 4-1, com  1-1 ao intervalo. 

Na 6ª jornada da Taça, no Grupo A, o Valenças viaja até Viana do Alentejo. Rui Querido, treinador do Valenças, vão tentar fazer o melhor possível.

O Escouralense, na passada jornada do Grupo B da Liga AFE, ganhou por 4-1 no derby com o Valenças. 

Sobre o jogo decisivo para a continuidade na Taça Dinis Vital de Escoural e Cabrela, Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escouralense, refere que só a vitória lhes interessa e que vão defrontar um adversário muito forte, que tem vindo a fazer uma excelente temporada.

Falamos agora do líder do Grupo B da Liga AFE, o Cabrela, que vergou em casa o Tourega por 4-0.

Em relação ao jogo em Santiago do Escoural, na última jornada da Taça, e que vai determinar quem segue em frente nesta competição, Nuno Oliveira, o treinador do Cabrela, sabe que empate lhe serve as intenções mas vai à procura da vitória, que é o resultado que lhes garante o primeiro lugar no grupo. 

Um dos destaques da jornada passada, a 1.ª jornada da 2ª volta, foi a primeira vitória do Cortiçadas de Lavre, que assim alcançou os 3 primeiros pontos do campeonato. Este domingo, para a Taça, o Cortiçadas de Lavre desloca-se ao terreno do Redondense (Grupo E), um campo bastante difícil de uma equipa da Elite mas, Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, diz que vão para discutir o resultado e quer dar minutos a quem está a regressar de lesão.

O Foros de Vale de Figueira, na jornada 12 da Liga AFE, foi no domingo passado ao terreno do São Pedrense vencer por 1-3. 

Este domingo, o Foros de Vale de Figueira tem receção ao Santana do Campo, Grupo G. Para o Santana já não é possível alcançar a qualificação para a próxima fase da Taça e o Foros, para o conseguir, não depende somente de si próprio. Gonçalo Teixeira explica que o Foros tem de entrar com o pensamento na vitória sem olhar para o resultado que o Canaviais pode fazer em Portel.

Culminamos com o Fazendas do Cortiço que na passada jornada da Liga AFE foi a Cortiçadas de Lavre sofrer uma derrota pesada por 3-0. 

Na última jornada da fase de grupos da Taça Dinis Vital, o Fazendas do Cortiço joga fora de casa com o Arcoense, Grupo H. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, sublinha que este será um jogo para cumprir calendário, já que as posições no grupo já estão definidas. O Arcos é 1º e Cortiço é 2º e vão seguir na Taça. Sobre o Arcos, Fábio Regouga diz que o Arcoense é uma equipa bastante difícil da divisão acima.

Taça Distrito de Évora Dinis Vital

6ª jornada > 19 jan.

GRUPO A

Gd S. Pedrense – Sc Borbense

Sc Viana Alentejo -Valenças Sport Club

GRUPO B

Atlético Sc – Estrela Fc B

Gr. Estrela Escouralense – Casa Povo Cabrela

GRUPO C

Calipolense Cd Vila Viçosa – Gdc Oriolenses

Lusitano Évora Clube “B” – Gdc Tourega

GRUPO D

Juventude Sc – Vera Cruz

Gd Monte Trigo – Gcd S. Bartolomeu Outeiro

GRUPO E

Redondense Fc – Ccrd Cortiçadas de Lavre

 Sc Alcaçovense – Cc Corval

GRUPO F

Gd S. Manços – Grupo União Sport

Lusitano Cd Arraiolense – Cf Estremoz

GRUPO G

Gd Portel – Gdr Canaviais

Foros Vale Figueira Fc – Fc Santana Campo

GRUPO H

Gcd Aguiar – Sc Bencatelense

Sc Arcoense – Gcd Fazendas Cortiço 

Isenção de comissão de reembolso antecipado no crédito à habitação mantém-se em 2025

A DECO, embora aprecie a decisão de manter a isenção de comissão de reembolso antecipado no crédito à habitação própria e permanente, em regime de taxa variável, até ao final de 2025, considera que não é suficiente para os consumidores.

Apesar de ser apenas temporária nos créditos de taxa variável, e não se reduza nos créditos de taxa fixa, esta decisão beneficia os consumidores que têm contratos de crédito à habitação em curso, permitindo amortizar, sempre que possível, parcial ou totalmente.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Desagregação de freguesias votada no parlamento esta sexta-feira

O parlamento português vota hoje, sexta-feira, a proposta de desagregação de 135 uniões de freguesia e a reposição de 302 destas autarquias, recolocando os limites territoriais anteriores à reforma administrativa de 2013, aplicada durante o período de vigência da Troika.

O Projeto de Lei, subscrito pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, surge com os 135 pedidos de reversão, de quase todas as Uniões de Freguesias de Portugal continental, já que algumas antigas freguesias não tinha os critérios para reposição, como por exemplo Vila Fernando em Elvas, indo ainda repor duas freguesias que tinham sido extintas anteriormente, como são os casos de Brenha, na Figueira da Foz, e de Bicos, em Odemira.

O Projeto de Lei seguiu um mecanismo especial, simplificado e transitório de criação de freguesias, inscrito no Regime Jurídico de Criação, Modificação ou Extinção de Freguesias, de 2021, especificamente destinado a freguesias agregadas em 2013 que pretendessem separar-se.

Beja é que tem mais freguesias no Alentejo em processo de desagregação, mas pode ver aqui a lista das freguesias incluídas na lista a ser votada nesta sexta-feira:

Distrito de Beja:

Aljustrel:

  • UF de Aljustrel e Rio de Moinhos

Almodôvar:

  • UF de Almodôvar e Graça dos Padrões
  • UF de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires

Ferreira do Alentejo:

  • UF de Alfundão e Peroguarda
  • UF de Ferreira do Alentejo e Canhestros

Moura:

  • UF de Safara e Santo Aleixo da Restauração

Odemira:

  • Freguesia de Colos (cede território para repor a extinta freguesia de Bicos)
  • Freguesia de Vale de Santiago (cede território para repor a extinta freguesia de Bicos)

Ourique:

  • UF de Garvão e Santa Luzia

Serpa:

UF de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo

Distrito de Évora:

Arraiolos:

  • UF de Gafanhoeira (São Pedro) e Sabugueiro

Montemor-o-Novo:

  • UF da Cortiçadas de Lavre e Lavre
  • UF de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras

Portel:

  • UF de Amieira e Alqueva
  • UF de São Bartolomeu do Outeiro e Oriola

Distrito de Portalegre:

Elvas:

  • UF de Terrugem e Vila Boim

Ponte de Sor:

  • UF de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor

“Espaço Europa”: Teresa Anjinho é a nova provedora de justiça europeia

O Parlamento Europeu escolheu, recentemente, a portuguesa Teresa Anjinho para o cargo de provedora de justiça europeia.

Teresa Anjinho é especialista em direitos humanos e investigadora, membro do Comité de Fiscalização do Organismo Europeu de Luta Antifraude. Anteriormente, foi secretária de Estado da Justiça e provedora-adjunta de Justiça de Portugal.

Depois da aprovação pelo Parlamento, a nova provedora de justiça europeia assumirá funções após uma cerimónia de juramento, marcada para 27 de fevereiro, no Tribunal de Justiça da União Europeia, para um mandato de cinco anos.

A eleição de Teresa Anjinho para o cargo é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, onde Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica o papel do provedor de justiça europeia. Para ouvir no podcast abaixo:

Lusitano de Évora foi eliminado da Taça pelo Braga 2-1

O Lusitano de Évora foi eliminado esta noite da Taça de Portugal, ao perder em Braga por 2-1, com dois golos de André Horta aos 22 minutos e de Ricardo Horta aos 44 minutos, na primeira parte.

O Lusitano ainda reduziu aos 84 minutos por Afonso Sousa, mas insuficiente para evitar a derrota.

Secretariado da 41ª Ovibeja já abriu ao público e organização prepara novidades

O Secretariado da 41ª Ovibeja abriu esta semana ao público, no seu espaço habitual. Já estão a ser enviadas aos potenciais expositores todas as informações úteis sobre esta edição do evento que tem como tema principal “ + Agricultura + Futuro”. Também já foi divulgado o dossier do patrocinador para quem tiver interesse em investir e promover-se nesta edição do certame.

A organização está a preparar o programa da feira, que este ano se vai realizar de 30 de abril a 4 de maio, o qual vai contemplar várias novidades no âmbito da sua vertente de inovação e articulação de esforços e de mais-valias com os participantes do evento.

Com mais de 100 mil visitantes e mais de mil expositores, a Ovibeja é um evento de criação inovadora de oportunidades, de investimento, de conhecimento e de cultura e lazer. Assumiu-se como uma feira líder nos setores agrícola e agroalimentar. Consolidou-se como plataforma de negócios e de promoção de empresas nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que promove a agricultura, o desenvolvimento rural e a região Alentejo.

Em 10 hectares de exposição com pavilhões e espaços exteriores cuidados, a Ovibeja contempla várias áreas temáticas que vão desde a Arena de Concertos onde atuam grandes nomes da música, Pavilhão do Cante, espaços diversificados de restauração e petiscos, picadeiros para espetáculos e provas hípicas. De realçar também o Pavilhão da Pecuária, Pavilhão Institucional, Pavilhão Terra Fértil com expositores de produtos agroalimentares, Pavilhão Multiusos, Pavilhão Central, Campo da Feira, auditórios para colóquios e seminários, espaços de reunião e negócios, entre muitas outras zonas de encontro, de partilha e de disfrute.

A Ovibeja tem a singularidade de ser uma feira plural, onde convivem e se complementam todos os públicos alvo.

A organização da 41ª edição da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS, Associação de Agricultores do Sul. 

Linha SOS Ambiente e Território da GNR regista maior número de denúncias em 2024

A Linha SOS Ambiente e Território da GNR registou, em 2024, um total de 12.562 denúncias relacionadas com infrações ambientais, atingindo o maior número de registos desde a sua criação, em 2002.

Das 12.562 denúncias, 3.509 foram sobre animais de companhia, 3.506 sobre a defesa da floresta contra incêndios, 813 sobre o bem-estar animal, 803 sobre a Convenção de Berna e 765 e sobre resíduos, revela a GNR em comunicado.

No ano passado, e de acordo com os números do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, foram recebidos 23.518 contactos por telefone, 15.328 por email, 3.642 pelo site da GNR e 38 por carta.

Nos seus 22 anos de existência, a linha contabilizou um total de 158.370 denúncias e 395.818 contactos.

A Linha SOS Ambiente e Território, criada em 2002 como um instrumento de apoio ao cidadão, está disponível, 24 horas por dia, através do número 808 200 520 e do email sepna@gnr.pt. Através desta linha, qualquer pessoa pode denunciar situações que violem as leis ambientais e de conservação da natureza, além de obter conselhos sobre questões relacionadas com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e ordenamento do território.

Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção de 24 a 26 de janeiro

A 28ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção, vai ter lugar de 24 a 26 de janeiro.

No programa poderá contar com o Concurso de Vinhos no dia 24, a Rota das Adegas nos dias 25 e 26 e a Prova do Vinho no Pavilhão Gimnodesportivo com a presença dos produtores locais.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, referiu à RNA, que “nós vamos ter, como já é habitual, a prova do vinho na sexta-feira, com pessoas especializadas na área, que depois irão fazer a classificação de qual é o melhor vinho de Talha de Cabeção. E este ano temos uma novidade, na sexta-feira, que é o lançamento de um livro por um escritor, onde vai documentar todo o processo do vinho da talha, desde a vindima até aquele néctar estar pronto para nós podermos provar. É uma novidade, é um livro muito enriquecedor, que vai estudar todo este processo e que vai enriquecer, portanto, também o nosso património do vinho e das talhas que têm anos e anos”.

“Neste evento temos cerca de oito a nove adegas que vão estar disponíveis. Temos algumas que estão a fazer alguma requalificação, mas que neste momento ainda não estão preparadas para acolher este evento. Talvez para o próximo ano possamos contar com mais algumas e esperamos bem que sim. Então acho que vamos ter alguns pontos altos”, acrescentou.

“Sábado, temos o ponto mais importante, que será a partir das 10.00 horas, a rota das adegas, em que são criados alguns grupos, e os grupos irão às adegas, vão visitar três adegas, vão ouvir a história de cada um, como se processa o vinho, vão comer algum dos petiscos também aqui da zona, acompanhado pela prova do vinho novo de talha. A acompanhar temos sempre alguma animação e depois da parte da tarde, a partir das 16.00 horas, abrimos o pavilhão também para degustar e para provar o vinho da talha. Nesse pavilhão costumamos também ter sempre produtos regionais. O que nós pretendemos é dar a conhecer o nosso vinho da talha e neste caso associamos também à gastronomia”, remata.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 76 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 14 de janeiro, do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 17, estará em jogo um “jackpot” de 76 milhões de euros.

O segundo prémio, de mais de 95 mil euros, saiu a seis jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de quase 29 mil euros, contemplou cinco apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 18, 20, 29, 41 e 48 e as estrelas 5 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Ambiente em FM: RPFGC no Parque Natural da Serra de São Mamede

Um movimento formado por cidadãos residentes na área do Parque Natural da Serra de São Mamede fez um pedido de revisão da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) neste local de residência em Portalegre.

A Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível encontra-se na legislação para evitar a propagação de incêndios rurais, ou seja, promover o ordenamento florestal para garantir um território mais resiliente ao incêndio. No entanto, as faixas de gestão de combustível obriga a cortar todo o tipo de árvore, nomeadamente os carvalhos, os sobreiros e castanheiros.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Grupo União Sport ganha 4-1 ao Lusitano de Évora “B”

Este domingo, 12 de janeiro, deu-se o regresso do campeonato da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS), a ganhar por 4-1 ao Lusitano de Évora B, num vitória justa e ampla. Já na Liga AFE, realizou-se a 12ª jornada, apimentada por 2 derby do concelho de Montemor, onde se destaca a 1ª vitória do Cortiçadas de Lavre na temporada, que ganhou por 3-0 em casa ao Fazendas do Cortiço. No outro derby, o Escouralense bateu o Valenças por 4-1. De resto, o Foros de Vale de Figueira foi ao terreno do São Pedrense vencer por 1-3 e o Cabrela vergou o Tourega por 4-0.

Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o Grupo União Sport recebeu o Lusitano de Évora “B”, numa tarde amena, com muito público no 1º de Maio. Gonçalo Carapinha, treinador do GUS, teve boas dores de cabeça para este desafio, pois contou com o plantel praticamente todo disponível, com a inclusão dos reforços Néné e João Tomás, este último a entrar diretamente para o 11 titular. O União entrou a dominar e a ter mais bola, contudo, sem oportunidades. As equipas encaixaram-se, com o União a estar no meio campo contrário, mas a defensiva do Lusitano de Évora “B” a mostrar-se sólida e confortável. O Lusitano apostava no contra-ataque, com Martelo em destaque, a mostrar a sua qualidade e visão de jogo. Finalmente, aos 39 minutos, na primeira oportunidade do União, Pedro Seabra serve em profundidade, com Fábio Capela, à saída de Tomás Grilo, a inaugurar o marcador. No cair do pano da 1ª parte, aos 45 minutos, Rodrigo Vicente, numa jogada de génio, qual Maradona, passou por toda a gente e marcou à saída do guarda-redes contrário. Ao intervalo o União vencia por 2-0, um resultado justo mas que castigava demasiado o Lusitano.
A 2ª parte começou com a substituição no Lusitano, que abdicou do central Quadrado, rendido pelo avançado Gonçalo Oliveira. Os segundos 45 minutos iniciaram da melhor forma para o GUS, com os alvinegros a chegar ao 3-0, logo no 1º minuto, com Rodrigo Vicente, a entrar pelo lado direito e, de ângulo apertado, bisou no encontro. Pouco depois, o Lusitano esteve perto de marcar, por Mochila, mas Nuno Brás fez uma grande defesa. Aos 51 minutos, no Lusitano, Manuel Rosado entrou para o lugar de Simão Reboxo e, no União, Mangerico rendeu Miguel Fernandes. Aos 53 minutos, o GUS chegaria ao 4-0, na sequência de um canto, com João Tomás, no seu regresso a Montemor, a estrear-se de forma feliz, cabeceando para o quarto da tarde. Aos 67 minutos, Gonçalo Carapinha efetuou tripla alteração com António Santos, Néné e João Diogo a irem para jogo, entrando para os lugares de Pedro Seabra, Gonçalo Catalão e Fábio Capela. Néné, também em tarde de estreia, entrou e quase que marcava pouco depois, rematando ao poste da equipa eborense. O Lusitano esgotou as alterações, aos 77 minutos, com Azinheira, Matos e Jacques a renderem Vasco Fialho, Zé Lavado e Mochila. O União também esgotou as substituições, com Diogo Cardinhos e Guilherme Francisco a entrarem para os lugares de Tomás Silva e Rodrigo Vicente. Com muitas mexidas no conjunto unionista, o Lusitano cresceu nos últimos minutos, conseguindo, aos 83 minutos, marcar o tento de honra, bem merecido, com um golaço de Carriço, o melhor golo da tarde, com o jogador eborense a passar por todos os adversários e a colocar o esférico onde a coruja dorme. O jogo culminou com a vitória folgada do GUS por 4-1, sendo que é de sublinhar de que não foi um triunfo nada fácil, algo que se comprova pelo facto do guarda-redes Nuno Brás ter também brilhado, com 3 assombrosas defesas.

LIGA ELITE – 9ª jornada – 12/01/2025
Redondense Fc 1-2 Sc Viana Alentejo
Sc Arcoense 0-3 Juventude Sc
Lusitano Cd Arraiolense 0-3 Gd Monte Trigo
Atlético Sc 2-3 Gd Portel
Gr. União Sport 4-1 Lusitano de Évora Clube “B”

LIGA AFE – 12ª jornada – 11 e 12/01/2025
GRUPO A
Cf Estremoz 0-1 Gdc Oriolenses (11/01)
Sc Borbense 0-6 Calipolense Cd Vila Viçosa
Gdr Canaviais 3-1 Cc Corval
Gcd Aguiar 0-2 Ad Vera Cruz
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 3-2 Sc Bencatelense

GRUPO B
Estrela Fc “B” 1-3 Fc Santana Campo (11/01)
Gr. Estrela Escouralense 4-1 Valenças Sport Club
Casa Povo Cabrela 4-0 Gdc Tourega
Gd S. Pedrense 1-3 Foros Vale Figueira Fc
Ccrd Cortiçadas de Lavre 3-0 Gcd Fazendas Cortiço

Lavre alcança 1º lugar do Grupo A da Inatel de Santarém

O Lavre sagrou-se ontem campeão de série do Grupo A da Inatel de Santarém, alcançando no Campo da Sobreda Torta, na Fajarda, uma vitória por 0-5, com os golos a serem marcados por Luisinho, Lourenço ,Xaparro, Rubinho e Diguinho.
Nesta partida, da 9ª jornada da fase de grupos, que foi de festa, foram feitas muitas alterações no 11 habitual, o que permitiu também confirmar o potencial da equipa do Lavrense. O resultado espelha aquilo que foi a partida, pois foi um jogo sem história, onde o resultado podia até ser ainda mais amplo. O Lavre entrou bem e a jogar bem, chegando ao intervalo a ganhar por 0-2.
Ao intervalo foram efectuadas 4 substituições, com o intuito de todos os jogadores terem minutos neste desafio. Com essas alterações a entrada na 2ª parte foi menos positivo, com a equipa da casa a ter oportunidade de reduzir a desvantagem. Depois o Lavre conseguiu alcançar os restantes golos de vitória justa, em que a equipa do concelho de Montemor-o-Novo venceu bem.
Na próxima semana o Lavre defronta o Estevense, a única equipa que derrotou o Lavrense e, por isso, o Lavre tem como objectivo “vingar” a derrota da 1ª volta.

Resultados da INATEL ÉVORA – 8ª jornada – 11 janeiro 2025

Realizou-se este sábado, 11 de janeiro de 2025, a 8ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:

FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 8ª jornada
Série A

Perolivense 1-0 Montoito SC (Anás Chicaca)
Foros Fonte Seca 4-0 UD Machedense (Pedro Grilo, Tiago Freira, Luís Rosado, Diogo Sarnadinha)
GDR Afeiteira 4-1 Torre de Coelheiros (Lino (3), António Nunes; Samuel)
Isento: Graça do Divor

Série B
ACD Cano 2-0 Barbus
ADC São Domingos 1-0 GDC Rio de Moinhos
UFC Bardeiras e Vimieiro 6-0 AJ Orada (Márcio, Paulo (2), Tomás (2), Miguel)
JD Terrugem 2-2 Brotense (João Pernas (2); Miguel Machado (2)

Roberto Grilo nomeado vice-presidente da CCDR Alentejo pelo Governo

Roberto Grilo foi nomeado ontem, 9 de janeiro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, pelo Governo, em Conselho de Ministros.

Depois de ter presido esta entidade entre julho de 2015 e novembro de 2020, Roberto Grilo irá agora assumir a pasta da Agricultura.

Esta nomeação decorre de uma mudança nas regras e nos estatutos das CCDR, sendo tutelada pelos ministérios da Agricultura e das Pescas e da Coesão.

Roberto Grilo, à semelhança dos outros três novos vice-presidentes das CCDR do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Norte, passa a respoder, diretamente, ao ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Garantia pública no crédito à habitação em destaque na DECO

A garantia pública nocrédito habitação é uma das medidas criada pelo Governo tendo em vista o combate à crise na habitação em Portugal. Um apoio concedido aos jovens que precisam de pedir um empréstimo bancário para comprarem a sua primeira casa. Mas há regras e requisitos a cumprir.

 Só podem aceder a este benefício os casais em que os dois têm entre 18 e 35 anos.

Os requisitos cumulativos são verificados pela instituição de crédito. Assim, as instituições de crédito solicitarão aos jovens a documentação comprovativa emitida por entidades oficiais ou, caso tal não seja possível, através de declarações emitidas pelos próprios. É possível beneficiar da garantia pública até 31 de dezembro de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade” com candidaturas abertas

As candidaturas à edição deste ano do prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade”, lançado pela Comissão Europeia, em 2021, encontram-se abertas até dia 7 de fevereiro.

Este é um prémio que procura reconhecer as melhores práticas que promovem a diversidade, em termos de sexo, idade, deficiência, identidade de género, religião e origem étnica como fonte de riqueza e inovação; que contribuem para políticas e sistemas inclusivos; e que promovem um sentimento de pertença para todos os seus cidadãos.  

O prémio conta com duas categorias principais: uma destinada a autoridades locais com menos de 50 mil habitantes e outra para aquelas que têm mais de 50 mil habitantes. Desta vez, há também um prémio especial a atribuir às autoridades locais que alcancem uma “habitação inclusiva”.

Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas em linha (aqui), em todas as línguas oficiais da União Europeia, até às 11 horas de dia 7 de fevereiro. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 29 de abril.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Consulta pública da proposta dos Orçamentos de Carbono decorre até 12 de janeiro

O Ministério do Ambiente e Energia submeteu a consulta pública a proposta de Orçamentos de Carbono para os períodos de 2023-2025 e 2026-2030.

Os Orçamentos de Carbono estabelecem limites máximos para as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) num determinado período, a par dos restantes instrumentos de política climática e as orientações internacionais, fazendo uma análise prospetiva da política climática para assegurar o cumprimento destes limites.

A proposta agora apresentada está em linha com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030. O documento esclarece o racional e a metodologia utilizada, prevendo ainda a forma de monitorização e revisão dos orçamentos de carbono.

A proposta de Orçamentos de Carbono estará em consulta pública, até dia 12 de janeiro, na plataforma participa.pt, permitindo a receção e integração de contributos por parte de todos os interessados.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Lavre vence na Barrosa por 1-3

O Lavre deslocou-se neste domingo, 5 de janeiro, ao Campo da Barrosa, em jogo da 8ª jornada do Grupo B do Campeonato do Inatel de Santarém, onde bateu o Barrosense por 3-1, com os golos Lavrenses a serem apontados por Diguinho, Lourenço e Rubinho (GP). O Lavre, apesar de algumas dificuldades em termos de plantel, com uma defesa mais remendada, apresentou-se forte e fez uma excelente 1ª parte, dominando sempre o jogo. Diguinho inaugurou o marcador por volta dos 15 minutos. Ao intervalo o Lavre vencia por 0-1.
Na 2ª parte, segundo João Godinho, capitão do Lavre, o protagonista do jogo foi o árbitro, que mostrou cartões de forma indiscriminada, estragando a partida, com o Barrosense a ficar reduzido a 9 unidades. O Lavre, embora baixando o nível exibicional, chegou ao 0-3, com o Barrosense já perto do final do encontro a marcar o seu tento de honra, aproveitando uma desconcentração do Lavre.
De referir também que Zé Mussole fez neste domingo o último jogo pelo Lavre, sendo reforço do Coruchense.
No próximo sábado, 11 de janeiro, joga outra vez fora de portas, desta feita a viagem é até à Fajarda, o terreno do último classificado do grupo, e que ainda não pontuou na competição.

Desfile dos Reis Magos em Badajoz

Os Reis Magos chegaram à hora prevista, de comboio à estação de Badajoz, onde foram recebidos pelo Alcaide Ignácio Gragera e o vereador da Cultura, José Antonio Casablanca.

Gragera reconheceu que as condições metrológicas com previsão de chuva deixaram alguma apreensão e deu as boas vindas aos reis magos ” em primeiro lugar quero dar as Boas Vindas a suas majestades e dizer-lhes que Badajoz estava à vossa espera, neste dia 5 de janeiro tão especial e que nos deixou apreensivos por causa da chuva. Acredito que vai ser um grande desfile e que todas as crianças de Badajoz vão desfrutar mais uma vez”

Como vem sendo hábito nos últimos anos, o rei Mago Baltasar em Badajoz… é português e deixou uma mensagem de bom ano para os nossos ouvintes “desejo um Bom Ano a todos os portugueses e em especial aos meus amigos de Elvas. A todos um bom ano com muita saúde e amizade”

Em Badajoz começou a chover alguns minutos depois dos carros alegóricos deixarem o bairro de San Fernando. Os três Reis Magos Melchior, Gaspar e Baltasar, entraram no desfile depois de deixarem a estação de comboios, num dos 12 carros alegóricos que compunham a comitiva, não tendo alinhado o carro de som com a Carbibe Santa Band que tinha instrumentos musicais que não se podiam molhar. Participaram ainda um comboio turístico e as forças de segurança. No total, mais de mil pessoas desfilaram e distribuíram 8 mil quilos de rebuçados.

Devido à chuva, o Ayuntamiento da cidade forneceu capas para as crianças que participam dos carros alegóricos.

A Rádio ELVAS esteve na estação de Badajoz e tem um vídeo e fotos das festividades no seu site e Facebook.

Resultados da INATEL ÉVORA – 7ª jornada – 4 e 5 janeiro 2025

Realizou-se este fim-de-semana, 4 e 5 de janeiro de 2025, a 7ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:

FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL ÉVORA 2024/2025 – 7ª jornada
Série A
Foros Fonte Seca 3-1 Torre de Coelheiros (Pedro Grilo, Luís catita, Tiago Grilo; ?)
Graça do Divor 0-0 UD Machedense
Montoito SC 3-1 GDR Afeiteira (Nuno Baleizão, Rúben Falé; Pacheco)
Isento: Perolivense

Série B
ACD Cano 5-0 SC Brotense (Nuno Charrua, Bernardo Leitão (2), Gonçalo Raposo, Ricardo Parra)
Barbus 1-0 ADC São Domingos (Alef)
AJ Orada 1-1 JD Terrugem (Diogo Marino; Francisco Granadeiro)
UFC Bardeiras e Vimieiro 1-0 GDC Rio de Moinhos (Marcelo)

Resultados da 5ª jornada da Taça Dinis Vital | 4 e 5 janeiro 2025

No primeiro fim-de-semana de 2025 realizou-se a 5ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital. Dos clubes do concelho de Montemor-o-Novo, o primeiro a entrar em campo foi o Grupo União Sport (GUS), que foi ontem a Estremoz, vencer por 0-4, em partida do Grupo F.
As restantes equipas do concelho de Montemor-o-Novo jogaram todas neste domingo, 5 de janeiro, com o Valenças a empatar 2-2 no terreno do Borbense (Grupo A), o Escouralense ganhou por 1-0 ao Estrela FC “B” (Grupo B), o Cabrela empatou 2-2 na sua receção ao Atlético SC (Grupo B), o Cortiçadas de Lavre foi às Alcáçovas perder por 3-2 (Grupo E), o Foros de Vale de Figueira goleou o Canaviais por 5-1 (Grupo G) e o Fazendas do Cortiço empatou 0-0 na sua deslocação até Aguiar (Grupo H).
Merece destaque o Grupo B onde, à partida para a última jornada deste grupo, Cabrela é 1º com 9 pontos, enquanto Atlético SC e Escouralense estão na 2ª e 3ª posições, ambos com 8 pontos. Dar nota que na derradeira jornada desta fase de grupos da Taça, a 19 de janeiro, o Escouralense recebe o Cabrela.

Taça Distrito de Évora Dinis Vital 5ª jornada > 4 e 5 jan. 2025
GRUPO A

Sc Borbense 2-2 Valenças Sport Club
Gd S. Pedrense 1-10 Sc Viana Alentejo

GRUPO B
Gr. Estrela Escouralense 1-0 Estrela Fc B
Casa Povo Cabrela 2-2 Atlético Sc

GRUPO C
Calipolense Cd Vila Viçosa 6-2 Gdc Tourega
Gdc Oriolenses 1-1 Lusitano Évora Clube “B”

GRUPO D
Gd Monte Trigo 13-0 Vera Cruz
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 0-3 Juventude Sc

GRUPO E
Sc Alcaçovense 3-2 Ccrd Cortiçadas de Lavre
Cc Corval – Redondense Fc (16/01)

GRUPO F
Cf Estremoz 0-4 Grupo União Sport
Lusitano Cd Arraiolense 2-0 Gd S. Manços

GRUPO G
Foros Vale Figueira Fc 5-1 Gdr Canaviais
Fc Santana Campo 0-5 Gd Portel

GRUPO H
Gcd Aguiar 0-0 Gcd Fazendas Cortiço
Sc Bencatelense 0-4 Sc Arcoense

Classificações e resultados: https://resultados.fpf.pt/Competition/Details?competitionId=25663&seasonId=104

Grupo União Sport vence em Estremoz por 0-4 para a Taça Dinis Vital

O primeiro jogo de 2025 para o Grupo União Sport (GUS) foi em Estremoz, para a 5ª jornada, do Grupo F, da Taça Distrito de Évora, a única partida antecipada nesta competição, neste sábado, 4 de janeiro, numa tarde muito frio e cinzenta, que o União venceu por 0-4. O GUS, que já tinha carimbado a passagem para a próxima fase da Taça e garantido o 1º lugar neste grupo, apresentou-se com um plantel limitado, devido às lesões, com a estreia do reforço de inverno, Miguel Fernandes (ex Atlético FC), com Rodrigo Reis a ser o guarda-redes titular e, a curiosidade, de Nuno Brás, o habitual guardião titular, hoje a estar no banco de suplentes mas a vestir o equipamento de jogador de campo. Antes do apito inicial, o Estremoz teve uma contrariedade, com João Bilro a lesionar-se no aquecimento, a ser rendido por Miguel Bravo. O União entrou a dominar mas sem grande intensidade. A primeira grande oportunidade foi para o Estremoz, aos 22 minutos, com uma boa jogada de ataque, a aproveitar a desatenção da equipa forasteira. O União teimava em estar adormecido, e a equipa da casa tinha outro lance de perigo, com a equipa técnica Unionista a dar uma reprimenda aos seus jogadores. Ainda assim, aos 37 minutos, o União teve uma grande chance para inaugurar o marcador, com Cardinhos a cruzar, mas Catalão rematou às malhas laterais da baliza do Estremoz. A diferença entre os dois conjuntos era enorme, mas pedia-se mais ao jogadores do GUS. Após passar por alguns calafrios e vacilar, aos 40 minutos, o União iria chegar ao golo, aproveitando uma falha defensiva do guarda-redes Nuno Prates, que se queixou de uma falta, com João Diogo a rematar para uma baliza escancarada, fazendo o primeiro da tarde. Apesar da exibição, tal como o tempo, muito cinzenta, o União foi para o intervalo a vencer por 0-1, numa 1ª parte muito fraca do conjunto alvinegro, que permitiu ao Estremoz criar várias oportunidades, sendo um resultado pesado para a equipa da casa.
A 2ª parte iniciou com uma alteração no União, com Pedro Seabra a sair lesionado, entrando Tiago Leal para o seu lugar. O jogo retomou mas na mesma toada, ou seja, quase parecendo um jogo “solteiros e casados”. Aos 58 minutos, Gonçalo Carapinha faz nova substituição no União, com Ricardo Bernardo a ser rendido por Diogo Calção. Finalmente, aos 60 minutos, o União chegou ao 0-2, com João Diogo a bisar na partida. Com o avolumar dos minutos, e fazendo um jogo quanto baste, o União acentuava a sua superioridade, dominando a seu belo prazer, enquanto que o Estremoz recuava e caía fisicamente. Aos 70 minutos, o União efetuou a sua 3ª alteração, com Fábio Capela a entrar para o lugar de Diogo Cardinhos. Pouco depois, David Lopes efetua alteração no Estremoz, com Miguel Rita a ser rendido por Marmelo. Aos 82 minutos, o momento da tarde foi protagonizado por Miguel Fernandes, a rematar de pé esquerdo ao ângulo da baliza à guarda de Nuno Prates, um golaço que fez valer o bilhete. Aos 89 minutos, o União chegaria ao 0-4, com Miguel Fernandes a bisar no jogo, com a colaboração de Nuno Prates, que faz um frango. O desafio iria chegar ao final, com o União a vencer, com a estreia do jovem jogador Miguel Fernandes, com 2 golos, a ser a nota mais positiva, num encontro sem grande história.

Cidade do Vinho 2025 com gala de abertura a 8 de fevereiro em Borba

A Cidade do Vinho 2025 terá a sua gala de abertura a 8 de fevereiro (sábado), no Pavilhão de Eventos de Borba.

Com o lema “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”, o programa de atividades da Cidade do Vinho 2025 é composto por eventos que estão ligados, não só ao vinho, mas também à gastronomia. Este programa tem no Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, na Feira Internacional de Agropecuária (FIAP) de Estremoz, nas Ruas Floridas de Redondo, e na Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, os seus “eventos-âncora”.

Diferentes semanas gastronómicas, como as das Migas, em Vila Viçosa, do Borrego e do Gaspacho, em Redondo, assim como a Feira do Queijo, em Borba, e o Festival Gastronómico de Agricultura Biológica e Regenerativa, em Alandroal, integram também a programação da Cidade do Vinho 2025.

Entretanto, a Cidade do Vinho 2025 vai estar representada na Feira de Turismo de Madrid (FITUR), através do Turismo de Portugal, com a realização de momentos degustação de vinhos e Produtos de Excelência do Território da Serra d’Ossa, nos dias 25 e 26 de janeiro. Já de 12 a 16 de março, estará representada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com um espaço próprio.

De recordar que a Cidade do Vinho 2025, constituída pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, foi eleita, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a 30 de abril. O projeto “Cidade do Vinho” tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

Beja celebra Dia de Reis com bolo-rei gigante

Esta segunda-feira, dia 6 de janeiropelas 15 horasBeja celebra o Dia de Reis com a degustação de um bolo-rei gigante com 50 metros de comprimento, confecionado pela centenária pastelaria Luiz da Rocha.

Na confeção deste bolo serão usados 62 quilos de farinha, 14 quilos de açúcar, 14 quilos de manteiga, 30 quilos de fruta em calda para decorar, 160 ovos, 8 quilos de levedura (fermento), 9 litros de leite, 7 litros de vinho do Porto e 7 quilos de frutos secos (pinhão, nozes, passas de uva, sultanas e caju).

O momento contará ainda com a animação musical assegurada pelo artista Ricardo Glória.

A realização deste evento encerra o programa de animação do comércio local “É Natal em Beja”, promovido pela Câmara Municipal de Beja entre os dias 30 de novembro e 6 de janeiro.

No mesmo dia, 6 de janeiro, pelas 12 horas, a Casa do Pai Natal, localizada na Rua Capitão João Francisco de Sousa, receberá o Cante aos ReispeloCoro da Universidade Sénior de Beja. No final desta atuação será realizado o Sorteio de Natal onde serão sorteados 20 vencedores que poderão receber cabazes de natal, vouchers para usar em hotéis ou voos em balão de ar quente.

DECO: Inverno origina um elevado custo das faturas de energia

Afatura da eletricidade é seguramente uma das despesas mais elevadas que os consumidores têm com a casa. E mesmo fazendo uma boa gestão de alguns equipamentos, como por exemplo do ar condicionado, por vezes é complicado fazer baixar o valor mensal a pagar.

Qualquer fatura de energia tem sempre, pelo menos, três componentes essenciais: a tarifa de acesso às redes, a tarifa de energia e a tarifa de potência. 

Caso o consumidor decida optar pela tarifa mais barata, esta pode não ser aquela que melhor se adequa ao seu perfil energético. É importante que conheça não só as opções que estão no mercado, mas também saber quais os instrumentos que existem para simplificar a vida do consumidor. 

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Operação Natal e Ano Novo da GNR: balanço de 20 mortos e 87 feridos graves

Vinte pessoas morreram durante a operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da GNR, que decorreu entre 18 de dezembro e ontem, 2 de janeiro, mais uma face ao mesmo período do ano passado.

No decorrer da operação, foram registados 3.234 acidentes, menos 321 do que na Operação Natal e Ano Novo 2023/2024 (3.665). Destes 3.234 acidentes resultaram ainda 87 feridos graves (mais um) e 972 ligeiros (menos 52), revela a GNR em comunicado.

A GNR fiscalizou, no decorrer da operação, 155.578 condutores, dos quais 1.404 conduziam com excesso de álcool e, destes, 691 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 257 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 27.654 infrações detetadas, a GNR destaca 6.597 por excesso de velocidade; 713 por excesso de álcool; 681 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 506 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 2.576 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 851 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Neste período, a GNR efetuou também 1.580 ações de sensibilização no âmbito do comércio seguro, tendo sido sensibilizados 9.060 comerciantes. Foram ainda visitados 6.744 idosos, no âmbito das ações de prevenção criminal e policiamento comunitário.

No âmbito da criminalidade geral, destacam-se 63 detenções por tráfico estupefacientes; 26 por posse ilegal de armas ou armas proibidas; e 37 por furto e roubo.

No que diz respeito a apreensões, a GNR destaca 2.839 doses de heroína; 2.289 de cocaína; 3.935 de haxixe; 182 de cannabis; 48 de MDMA; 120 armas; 603 munições de diferentes calibres; e 46 veículos.

No âmbito fiscal e aduaneiro, foram realizadas 746 ações de fiscalização e detetadas 609 contraordenações, na sua grande maioria no âmbito do Regime de Bens em Circulação.

Alentejo 2030 ultrapassa os 100 milhões de euros de fundo aprovado em 2024

O Programa Regional Alentejo 2030 alcançou, no final de 2024, “um marco importante na sua trajetória, assumindo o compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável e a transformação estrutural da região”, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) em comunicado.

No total, o Alentejo 2030 apresenta “já mais de 100 milhões de euros de fundo aprovado, refletindo a capacidade do programa em apoiar iniciativas alinhadas com as prioridadesregionais e locais. Este resultado atesta o impacto direto na promoção de inovação, criação de oportunidades em setores estratégicos e na resolução de desafios públicos que afetam o território do Alentejo”.

Até então, foram lançados 562 milhões de euros em 92 avisos, em áreas estratégicas como a inovação produtiva e de base local, o desenvolvimento sustentável, a qualificação dos recursos humanos e a criação de emprego, a inclusão social, e a criação de serviços de interesse geral, pilares fundamentais para a promoção da competitividade e da coesão territorial.

“Estes números são o reflexo de um trabalho consistente da equipa da Autoridade de Gestão, que visa capacitar cidadãos, empresas e instituições, contribuindo para uma região capaz de enfrentar os desafios futuros. O impacto das ações desenvolvidas esperta-se ser visível na melhoria das condições de vida, no reforço da economia regional e na preservação dos recursos naturais e culturais”, sublinha a CCDR Alentejo.

“À medida que avançamos para uma nova fase de execução, o Programa Regional Alentejo 2030 reafirma o seu compromisso de garantir uma aplicação equitativa e eficiente dos fundos europeus disponíveis, continuando a transformar desafios em oportunidades e a promover uma região mais forte e inclusiva”, lê-se ainda no referido comunicado.

“Espaço Europa”: inquérito sobre oferta educativa do Parlamento Europeu

Com o objetivo de obter o feedback dos professores, para melhorar a sua oferta educativa, em matéria de cidadania ativa e democracia parlamentar, o Parlamento Europeu lançou, recentemente, um inquérito.

Ao participar neste inquérito, que está disponível online (aqui), até dia 5 de janeiro, a comunidade educativa estará a ajudar a desenvolver melhores instrumentos e programas para apoiar professores e educadores não formais, que promovam a cidadania ativa entre os estudantes com idade igual ou superior a 11 anos.

O inquérito, que é constituído por questões simples, está disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct. Para ouvor no podcast abaixo:

GNR: 20 vítimas mortais desde o início da Operação “Natal e Ano Novo”

Vinte pessoas morreram em acidentes rodoviários desde o início da Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da Guarda Nacional Republicana (GNR), a 18 de dezembro.

Destas 20 pessoas, nove perderam a vida no período entre a meia-noite do dia 27 de dezembro e as 23h59 de ontem, 1 de janeiro, na sequência de 908 acidentes, que causaram ainda 24 feridos graves e 301 feridos leves. Três destas nove mortes foram registadas no distrito de Lisboa e as restantes nos distritos de Setúbal, Viseu, Leiria, Faro, Santarém e Braga.

Neste mesmo período, informa a GNR em comunicado, foram “fiscalizados 64.192 condutores, dos quais 700 conduziam com excesso de álcool e, destes, 338 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 124 pessoas por conduzirem sem habilitação legal”.

Das 12.786 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca “2.408 por excesso de velocidade; 362 excessos de álcool; 301 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 173 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 1.027 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 390 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório”.

A Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” termina esta quinta-feira, à meia-noite, sendo que até lá, a GNR irá “continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem”.