Comemorações oficiais da Implantação da República e do 96.º aniversário do Corpo de Bombeiros Municipais de Coruche

Amanhã, dia 5 de outubro, têm início no Quartel dos Bombeiros  de Coruche as comemorações oficiais da Implantação da República e do 96.º aniversário do Corpo de Bombeiros Municipais.

Após a formatura e o hastear das bandeiras, inicia-se às 9.45 horas a romagem ao Cemitério de Coruche para a homenagem aos bombeiros falecidos.

Às 10.45 horas, na Praça da Água, acontece a receção às entidades oficiais e, às 11.00 horas, a cerimónia do hastear das bandeiras, seguindo-se a Sessão Solene do 96.º aniversário do Corpo de Bombeiros Municipais com imposição de distinções honoríficas.

As cerimónias encerram ao meio-dia com um Sorraia de Honra no Pavilhão Multiusos de Coruche.

Mérida recebe terceira reunião presencial do projeto “Transcom-Euroace”

A terceira reunião presencial do projeto “Transcom-Euroace” decorreu em Mérida, ontem,, coordenada pelo líder de projeto,” Agenex – Agência de Energia da Extremadura” (Espanha). Foram abordados vários tópicos, como o ponto de situação atual do projeto, as próximas atividades a desenvolver e as respetivas dúvidas dos vários elementos que compõem o consórcio.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede transfronteiriça de comunidades energéticas locais, bem como a criação de um Serviço Transfronteiriço de Assessoria Comunitária (STAC), para todo o território “Euroace”.

Ao abrigo do projeto, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promove a mobilidade suave com recurso a energia elétrica, em coordenação com os municípios participantes, ao alavancar investimentos infraestruturais para a mesma, como o “Estudo para a implementação de uma Rede Pedonal e Ciclável no Alto Alentejo”, e um conjunto de equipamentos que resultarão na disponibilização de bicicletas elétricas às populações locais.

A AREANATejo (igualmente parceira no projeto), irá implementar como ação piloto no Alto Alentejo uma Comunidade de Energia Renovável e o desenvolvimento de uma Plataforma Integrada para a Descarbonização que irá permitir gerir os investimentos, integrar a faturação de eletricidade e combustível, entre várias outras funcionalidades.

Assim, o território do Alto Alentejo, tornar-se-á mais atraente, dinâmico e acessível, não só do ponto de vista da mobilidade, mas também, do ponto de vista do desenvolvimento e coordenação, em prol do empoderamento das comunidades locais.

A eurorregião EUROACE é integrada pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal, por um lado, e a Comunidade Autónoma de Extremadura, de Espanha, por outro. Foi criada a 21 de setembro de 2009 em Vila Velha de Ródão, materializando a vontade das três regiões em reforçar e dar um novo impulso às suas relações de cooperação.

2.ª Exposição Juvebêdê na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

No sábado, dia 28 de setembro, pelas 18.00 horas, foi inaugurada na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, com a participação do Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, a 2.ª Exposição Juvebêdê, intitulada “Autógrafos Desenhados”.

Esta exposição, que ficará patente até dia 12 de outubro, resulta de uma coorganização do Município de Montemor-o-Novo e da Associação Juvemedia, e conta com 38 desenhos exclusivos de autores portugueses e estrangeiros que celebram o 25.º aniversário da Juvebêdê.

Esta exposição tem comissariado de Carlos Cunha e Alexandra Sousa, dois dos mais destacados especialistas e entusiastas da BD em Portugal. A eles se deve o mais antigo fanzine publicado no país com regularidade (e já vencedor da BD da Amadora), bem como o maior número de entrevistas aos maiores desenhadores e criadores de banda desenhada no mundo.

Tendo em conta o grande espólio de desenhos exclusivos que a cada ano o projeto JuveBêdê recebe, quer de autores nacionais, quer de autores estrangeiros, esta mostra é a concretização do objetivo de dar continuidade anual a uma exposição de autógrafos desenhados. A ideia é diversificar a sua localização, para que mais amantes da Banda Desenhada em particular, e da arte em geral, possam apreciar os desenhos. Quer para o público em geral, quer para alunos da área das artes, é de grande interesse contactar com os mais variados géneros artísticos, alguns deles com traços inconfundíveis, a cores ou a preto e branco.

A exposição, de natureza temporária, é uma oportunidade única para apreciar desenhos inéditos, que certamente maravilharão aqueles que têm interesse pelo mundo aos quadradinhos e não só.

Torneio de boccia inicia mês do idoso em Montemor-o-Novo

Dia 29 de setembro, no ginásio do Abrigo dos Velhos Trabalhadores, teve lugar um Torneio de Boccia promovido/orientado pela Casa João Cidade, onde participaram utentes do Abrigo dos Velhos Trabalhadores, da Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural e da Associação 29 de Abril.

Este Torneio de Boccia deu início às várias atividades que foram programadas pelos parceiros da Rede Social no âmbito do Mês do Cidadão Idoso 2024. Estas atividades para além de pretenderem assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se comemora no dia 1 de outubro, pretendem também proporcionar momentos de convívio e alegria à população sénior do nosso concelho.

A Casa João Cidade irá promover mais dois torneios de Boccia. Dia 9 outubro, na Casa de Cultura e Recreio do Ciborro, onde participam utentes do Centro Social e Paroquial do Ciborro e da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo; e dia 29 de outubro, no Centro Cultural de Cortiçadas de Lavre, com a participação de utentes de O Sobreiro (Cortiçadas de Lavre) e Centro Social João Paulo II (Foros de Vale de Figueira).

Monólogo “Florbela Espanca: Sou Eu! amanhã em Vila Viçosa

A Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, prepara-se para receber uma experiência teatral única, amanhã, dia 5 de outubro pelas 17.00 horas.

O monólogo “Florbela Espanca: Sou Eu!” traz uma interpretação profundamente tocante e inovadora da figura lendária da poetisa Florbela Espanca, com a pesquisadora, atriz e dramaturga brasileira Lorenna Mesquita no papel principal.

Lorenna Mesquita, cuja paixão e profundidade artística são inquestionáveis, transforma-se em Florbela Espanca de maneira surpreendente. Desde o momento em que pisa o palco, a mágica da transfiguração começa. A presença de Florbela é sentida antes mesmo da atriz aparecer, com sua voz ecoando do alto, como uma premonição de que o milagre da transformação está prestes a ocorrer.

No espetáculo, Lorenna Mesquita incorpora Florbela Espanca com uma intensidade multifacetada, revelando uma mulher repleta de complexidade emocional e intelectual. A atriz mergulha fundo na rica tapeçaria da vida e obra de Florbela, explorando suas nuances através de gestos, falas e emoções que revelam a essência de uma mulher que foi ao mesmo tempo grandiosa e fragmentada.

A peça oferece uma visão íntima da poetisa, revelando sua existência em flashes vibrantes e iluminadores. Lorenna Mesquita apresenta uma Florbela exuberante, cheia de dúvidas e certezas, fragmentada e integral ao mesmo tempo. O espetáculo revela as muitas faces de Florbela – a mulher que viveu com intensidade e que, mesmo em sua brevidade, deixou um legado profundo e duradouro.

“Florbela Espanca: Sou Eu!” é mais do que uma peça de teatro; é uma jornada emocional que nos leva a compreender a poetisa sob uma nova luz. A interpretação de Lorenna Mesquita não só dá vida a Florbela Espanca, mas também nos permite vivenciar suas lutas e suas epifanias, mergulhando no paradoxal e no eterno da sua existência.

As apresentações ocorrerão também em Lisboa, Beja e Porto, em parceria com a Casa Florbela Espanca e, prometem uma experiência inesquecível, para todos que buscam uma imersão na alma e na obra de uma das maiores poetisas de Portugal.

Casa Florbela Espanca , amanhã, dia 5 de outubro às 17.00 horas

Holiday Inn Beja, dia 9 de outubro às 17.00 horas

Torel Palace Hotel – Florbela Pâtisserie , dia 16 de outubro às 17.00 horas.

Programa Cultura Portugal divulgado pelo Ministério da Cultura

Em comunicado, lançado pelo Ministério da Cultura, relativamente ao programa Cultura Portugal, que foi apresentado quinta-feira, no Museu Reina Sofía, em Madrid, pelos Ministros da Cultura de Portugal e de Espanha, Dalila Rodrigues e Ernest Urtasun, e pelo Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes.

O evento Cultura Portugal, vai-se realizar em 21 localidades de Espanha e Andorra até Dezembro, e serve para assinalar os 50 anos da democracia portuguesa, numa programação que envolve mais de 200 artistas , entre músicos, escritores, , realizadores, bailarinos, arquitetos, atores, editores e ilustradores portugueses.

Leia o Comunicado do Ministério da Cultura em baixo:

“Cultura Portugal 2024: mais de 70 iniciativas divulgam criação portuguesa em Espanha

• O evento anual Cultura Portugal realiza-se em 21 localidades em Espanha e Andorra até dezembro e assinala os 50 anos da democracia em Portugal.

• Programação envolve mais de 200 artistas, entre músicos, escritores, realizadores,

bailarinos, arquitetos, atores, editores e ilustradores portugueses.

• O programa foi apresentado oficialmente esta manhã de quinta-feira, no Museu Reina Sofía,

em Madrid, pelos Ministros da Cultura de Portugal e de Espanha, Dalila Rodrigues e Ernest

Urtasun, e pelo Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes.

Quadro de Almada Negreiros é a obra convidada

A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o Ministro da Cultura de Espanha, Ernest Urtasun, e o Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, apresentaram esta quinta-feira, dia 3, o programa Cultura Portugal 2024, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.

A apresentação decorreu no jardim do Edifício Sabatini, depois da visita à obra convidada desta edição, Auto-Retrato num Grupo (1925), da autoria do artista português José de Almada Negreiros.

Até dezembro, Portugal estará presente em 21 localidades espanholas com mais de 70 atividades culturais que levam até Espanha cerca de 200 criadores portugueses. Numa edição que celebra o 50o aniversário do 25 de Abril de 1974, a programação assume especial destaque para o valor da cultura na democracia.

A programação apresenta trabalhos em diversas áreas disciplinares e formas de expressão artística:

– artes visuais, cinema, artes performativas, música, arquitetura, design e literatura -, que refletem a espessura histórica da arte e da cultura portuguesas.

Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura de Portugal, referiu: “Evoco a partir deste extraordinário museu a obra convidada, e em exposição em Lisboa, El abrazo, de Juan Genovés, para que se repita simbolicamente, nesta ocasião, o abraço fraterno que então demos. Partilhamos, em espírito de total convergência, o sentimento elevado de querer conhecer mais e mais profundamente, de querer fazem mais e com maior alcance, através não apenas da troca, mas também de projetos conjuntos, entre Portugal e Espanha”.

O Ministro da Cultura de Espanha, Ernest Urtasun, disse: “depois do nosso recente encontro na Mostra Espanha 2024, com El abrazo de Juan Genovés como obra convidada no Centro Cultural de Belém, chegou o momento de Madrid acolher uma nova edição da Cultura Portugal”. O Ministro apontou ainda: “precisamos deste tipo de intercâmbio, do diálogo que Portugal nos está a propor, para continuar a fortalecer o elo infalível que a cultura representa para os nossos países”. Por outro lado, sobre a obra convidada que o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía recebe, Auto-Retrato num grupo de Almada Negreiros, afirmou que “apela a uma memória comum entre Portugal e Espanha, porque reforça um laço de amizade e porque nos fala da criatividade que supera sempre as guerras, as ditaduras e as censuras”.

O Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, aproveitou a apresentação para destacar: “Ao longo deste ano, e até 2025, assistiremos a iniciativas que reforçam a amizade e os laços profundos que unem os nossos dois países, realçando o papel vital da cultura na consolidação da democracia e dos valores que nos regem. Num mundo marcado por tensões e conflitos, como os que vivemos atualmente, a cultura surge como um poderoso instrumento de diálogo e compreensão mútua”.

Manuel Segade, Diretor do Museu Reina Sofía, declarou: “Para o Museu Reina Sofía é um verdadeiro privilégio poder expor, nas galerias da nossa Coleção e graças à Cultura Portugal, o programa cultural da Embaixada de Portugal em Espanha, a obra-prima da vanguarda portuguesa Auto-Retrato num grupo, de Almada Negreiros (1925). Esta obra, criada para o lendário Café A Brasileira, em Lisboa, permanecerá na nossa instituição até 6 de janeiro, dando aos visitantes a oportunidade de a verem em diálogo com obras de Salvador Dalí, Ángeles Santos Torroella e Picasso, entre outros”.

Este ano, o programa Cultura Portugal assume um carácter especial. Muitas das atividades culturais têm um foco temático, centrado na valorização da cultura e na sua importância para a consolidação da democracia, evocando-se desta forma o 50o aniversário da Revolução dos Cravos.

A performance O meu corpo, este papel, este fogo, em que o artista Pedro Barateiro utiliza a história de uma manifestação de estudantes, em 1994, para falar da ideia de toque e de cuidado, sob a forma de um abraço e de um beijo entre duas pessoas, foi também um dos momentos desta apresentação.

Da extensa programação, destaca-se a escolha de Portugal como país convidado em vários eventos: no Festival de Cinema de Sevilha, com uma retrospetiva sobre a Revolução dos Cravos; na próxima edição do Festival Eñe, num programa dedicado à democracia, com a apresentação de um diálogo entre as escritoras Lídia Jorge e Gioconda Belli; ou no Ciclo Tramas Europeas, em colaboração com a Biblioteca Nacional de Espanha.

Cultura Portugal é o programa cultural da Embaixada de Portugal em Espanha, no âmbito da Ação Cultural Externa dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura de Portugal, que este ano se insere no “Programa Cultural Conjunto: Portugal-Espanha: 50 anos de cultura e democracia”, resultado do acordo assinado na última cimeira bilateral Portugal-Espanha.

Música

A música está igualmente muito presente na programação Cultura Portugal. Numa edição que assinala o 25 de Abril de 1974 – uma revolução que foi desencadeada por senhas musicais, temas de Paulo de Carvalho e José Afonso, difundidos pela rádio – são várias as propostas em destaque.

Depois do concerto inaugural da Orquestra Metropolitana de Lisboa (dirigida por Pedro Neves), no dia 6 de setembro, no Auditório Nacional de Música, início oficial do programa Cultura Portugal, em simultâneo com o concerto da Orquestra Sinfónica RTVE & Marta Menezes no Festival IKFEM, em Valença do Minho, são muitas e variadas as propostas musicais para o Cultura Portugal.

Portugal volta a estar presente na BIME, que decorre em Bilbau, de 29 de outubro a 1 de novembro.

A banda Bad Tomato e o cantor Luca Argel irão representar o país naquele que é um dos mais conceituados encontros internacionais da indústria musical.

Por sua vez, este outono, dois festivais de fado estarão em destaque: o Festival de Fado de Barcelona (20 a 24 de outubro) e o Festival de Fado de Sevilha (3 e 20 de dezembro), com atuações de Carminho e Júlio Resende, uma conferência do historiador e musicólogo Rui Vieira Nery, a projeção do filme O Cônsul de Bordéus e a exposição O Fado e a Liberdade.

Destaque ainda para os concertos de Maria João (Conciertos del Prado, 29 de novembro, em Sevilha), Carmen Souza (Jazz Círculo, 22 de novembro, Madrid, Círculo de Bellas Artes) e MARO-Mariana Secca (10 de novembro, no Paral·lel 62, em Barcelona; 12 de novembro, no Teatro Eslava, em Madrid; e 14 de novembro, no Ram Club, em Valência).

Cinema português

No âmbito do cinema português, destacam-se duas propostas em outubro: a abertura da terceira edição do FESCIVAL Festival de Cine Europeo y Valores Democráticos (18 a 22 de outubro, Segóvia), que contará com a exibição de O Bêbado (2023), a primeira longa-metragem de André Marques; o Festival Curtocircuíto (1 a 6 de outubro, Santiago de Compostela), com a participação de Guilherme Blanc, diretor artístico do Centro de Cinema da Batalha (Porto), como jurado.

Estes dois eventos vêm juntar-se aos já realizados em setembro: o Prémio Internacional José Maria Nunes da Federação Catalã de Cineclubes, atribuído à cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes na Filmoteca da Catalunha; o Festival de San Sebastian, com a Concha de Prata para Melhor Realizador (ex aequo) atribuída a Laura Carreira por On Falling e a Concha de Ouro para Melhor Filme a Tardes de Soledad, de Albert Serra, numa coprodução portuguesa.

Destaque ainda para dois momentos já decorridos: a secção “Janela para Portugal”, no Festival Generamma (Chiclana, Cádis), e o VI Ciclo de Cinema Galego e Português “Mulher, Património, Sociedade”, que teve lugar em Tui-Valença.

Artes visuais

A obra convidada de Almada Negreiros Auto-Retrato num grupo (Pintura para o café A Brasileira no Chiado, Lisboa) estará patente no Museu Reina Sofia até 6 de janeiro. A pintura modernista, que integra a coleção do Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, foi originalmente concebida para o café A Brasileira do Chiado, espaço de importantes tertúlias artísticas e literárias.

Portugal está presente num dos grandes eventos artísticos do ano, a Manifesta 15, com obras dos artistas portugueses Carlos Bunga, Hugo Canoilas, Maja Escher e Diana Policarpo. Decorre até 24 de novembro na área metropolitana de Barcelona.

Nos próximos meses decorre ainda a exposição coletiva Así que pasen diez años (até 8 de novembro, na Galería Silvestre, em Madrid), com trabalhos de Catarina Botelho, Martinho Costa e Sara Bichão, assim como a exposição coletiva Mapa y paisaje, com obras de Daniel Blaufuks e Pedro Cabrita Reis, entre outros (até 16 de novembro, na Galería La Caja Negra, em Madrid).

Vão é a exposição apresentada por Pollyanna Freire, no âmbito de Arte.Bueño, o programa cultural resultante da colaboração com a Fundação EDP e o MAAT na zona rural de Bueño. Finalmente, Canhoto As Zurdo é o título da exposição que reúne a produção do artista português Nuno Sousa Vieira e da artista espanhola Tamara Arroyo (14 a 30 de novembro, na Galeria Nadie Nunca Nada No, Madrid).

Artes performativas e performance

A performance O meu corpo, este papel, este fogo, do artista multidisciplinar Pedro Barateiro foi apresentada na cerimónia de abertura da Cultura Portugal, depois de ter passado pelo Artium Museoa, em Vitoria-Gasteiz, no âmbito do ciclo de performances Lazos mecánicos, que decorreu em setembro.

Além deste momento, três espetáculos de teatro vão apresentar-se na Cultura Portugal. As Bruxas de Salém, versão do encenador Nuno Cardoso a partir do texto de Arthur Miller, apresenta-se a 19 de outubro, em Santiago de Compostela, no Auditório da Galiza; Falsos amigos, o projeto cocriado por Miguel Pereira com o coreógrafo catalão Guillem Mont de Palol, baseado no conceito dos “falsos amigos” da linguagem, apresenta-se a 19 e 20 de outubro em Bilbau e Santander; e ainda o espetáculo de teatro de marionetas Dura Dita Dura, em que se aborda o período do Estado Novo.

Com texto e música de Regina Guimarães, encenação, cenografia e marionetas de Igor Gandra, apresenta-se no Festival de Otoño, a 29 e 30 de novembro, nos Teatros del Canal, em Madrid.

Literatura portuguesa

Os eventos literários são uma das principais atrações do programa Cultura Portugal. Este ano, o Ciclo Tramas Europeas, que decorre na Biblioteca Nacional de Espanha, em Madrid, tem Portugal como país convidado. Depois da sessão realizada na última Feira do Livro de Madrid, decorrem dois eventos portugueses no Auditório da Biblioteca Nacional de Espanha, em novembro e dezembro.

A Residência de Estudantes, primeiro centro cultural de Espanha, acolherá a IV Bolsa de Residência Literária, em Madrid, de 7 de outubro a 7 de novembro, que nesta ocasião foi atribuída a João Concha e ao seu projeto Once Retratos, no qual o autor retrata singularidade e a diversidade dos habitantes da cidade de Madrid.

A presença de Portugal estará também em destaque em duas importantes feiras. Na Feira Internacional do Livro Liber (1 a 3 de outubro, Barcelona, Recinto Gran Vía), onde participa Gabriela Ruivo Trindade, Prémio da União Europeia para a Literatura em 2024. Na edição de Barcelona da ArtsLibris (de 15 a 17 de novembro, MACBA), que conta com a presença da editora GHOST.

O V centenário do Nascimento de Luís de Camões contará com relevantes momentos nesta programação: quatro conferências de professores espanhóis e portugueses sobre o autor, agendadas para 13 de novembro na Aula Magna da Universidade de Sevilha; e o Seminário Camões e o seu tempo (1524 – 1580): Impérios ibéricos, relações dinásticas, sociedade e literatura (7 e 8 de novembro, Universidade Autónoma de Madrid, Faculdade de Filosofia e Letras).

A apresentação da edição espanhola do livro A charca, de Manuel Bivar (22 de outubro, Madrid, La Casa Encendida) e Diálogos com a literatura: uma conversa com Lídia Jorge, a 19 de novembro, na livraria Rafael Alberti, em Madrid, completam o programa literário.

A Cultura Portugal estará também presente na Bienal Ibero-Americana de Design (8 a 13 de outubro, na Central de Diseño Matadero, em Madrid), com dez estúdios portugueses; e o Congresso Portugal, 50 anos depois: ecos do 25 de abril (de 16 a 18 de outubro, no Ateneu de Madrid), propondo uma reflexão sobre o legado cultural e social deste acontecimento na Península Ibérica e no resto do mundo.

No âmbito do “Programa Cultural Conjunto: Portugal-Espanha: 50 anos de cultura e democracia” encontra-se a decorrer em Portugal a Mostra Espanha, inaugurada pelos Ministros da Cultura de Portugal e Espanha, no passado dia 12 de setembro. A cerimónia de apresentação decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Mais informações: culturaportugal-espana.es”

O que fazer em caso de dificuldades financeiras? A DECO ajuda

Quando as finanças pessoais se complicam, segundo a DECO, o pior a fazer é sempre deixar arrastar a situação.

Nesse sentido, a Associação para a Defesa do Consumidor aconselha a que se entre, desde logo, em contacto com as entidades credoras, expondo a situação, mesmo quando ainda não se entrou em incumprimento.

Quando há prestações em atraso é ainda mais urgente estabelecer esse contacto, sendo que, alerta a DECO, deve-se evitar contrair novos créditos para fazer face às dificuldades financeiras.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Bienal de Coruche – Percursos com Arte a chegar a Coruche

De 19 de outubro a 3 de novembro acontece mais uma edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte.

São 10 os artistas selecionados nas áreas artísticas de instalação, desenho, pintura, vídeo, fotografia, audiovisual, música e tapeçaria que, integram residências artísticas descentralizadas por todas as freguesias do território.

Em estreita colaboração com as comunidades locais, e com curadoria de André Banha e Carmo Moser, os artistas têm como objetivo refletir a identidade local. O público poderá acompanhar os processos criativos ao vivo e em tempo real, explorando as intervenções artísticas em espaços tão diversos como as florestas, a lezíria, o rio e as paisagens rurais e urbanas de Coruche.

A comunidade será também parte ativa através das Envolvências Locais, que promovem a participação de escolas, associações, entidades, artesãos e artistas na criação de projetos colaborativos como o “Salão Arbóreo”, a “Árvore” (Escola Profissional de Coruche) ou a “Floresta”, que desafia os participantes a imaginar e criar árvores autóctones.

Este é apenas o arranque de um evento que transforma o Concelho num amplo palco de Arte e criatividade. A organização convida a acompanhar as residências e a testemunhar de perto o diálogo dos artistas com o território.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 03 de outubro, seis acidentes de viação, sendo cinco colisões e um despiste, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências: três crimes contra as pessoas, três crimes contra o património e dois crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 84 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Trimagisto apresenta “A Banda do meio” amanhã no Cineteatro Curvo Semedo

A Trimagisto Cooperativa Cultural de Montemor-o-Novo, apresenta amanhã, dia 5 de outubro e domingo “A Banda do Meio”, no Cineteatro Curvo Semedo, pelas 21.30 horas e 16.00 horas, respetivamente.

A Banda do Meio conta a história de duas bandas filarmónicas centenárias (a de cima e a de baixo), rivais que não se podem ver e que de certa forma foram “empurradas” pelo poder político a formarem uma nova coletividade: a do meio.

Para a inauguração dessa nova e unida coletividade, as duas bandas irão tentar mostrar um ensaio do que será um futuro concerto de celebração do 25 de Abril.

É um espetáculo cómico que apela constantemente ao público como agente interventivo e pensante, aproximando-se do conceito de teatro fórum, uma vez que a temática invoca o modelo de democracia representativa.

A receita de bilheteira deste prometedor espetáculo irá reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

O Mês da Música está integrado na programação do Cineteatro Curvo Semedo, tendo o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e estende-se a vários outros espaços da cidade.

Cidade do Vinho 2025 será a Região da Serra D’Ossa

Decorreu ontem, no espaço do Convento de S. Paulo, o arranque da Cidade do Vinho 2025 – Cidade, que conta cinco concelhos alentejanos unidos pela Serra D’Ossa: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.

Este início contou com a apresentação do programa de eventos previstos para o ano 2025 no âmbito das comemorações deste reconhecimento, em cada município envolvido. O programa pretende valorizar e potenciar a identidade e a unicidade desta região, promovendo este destino como um só, numa oportunidade de afirmar estes concelhos enquanto territórios de vinho e de enoturismo.

Este evento, contou com as intervenções do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, do Vice- Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Pedro Beato, do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, do Presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança.

Decorreram ainda provas de vinho, no Claustro do Convento de S. Paulo, com a presença de diversas adegas dos cinco concelhos que fazem parte desta iniciativa.

Histórias Cãotadas amanhã na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo

As histórias gulosas por ouvidos atentos habitam na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo. Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, pelas 18.00 horas, a sessão de Histórias na Biblioteca vai ser especial, vão receber a Beijinha&Patinhas, e o cão Patinhas vai também estar presente para “cãotar” histórias, mimar e ser mimado por pequenos e graúdos. Beijinha & Patinhas é um projeto desenvolvido no âmbito das intervenções assistidas por animais, dirigido a idosos e crianças, baseando-se na interação e no vínculo entre pessoas e cães, com objetivos terapêuticos, educacionais e sociais.

Trata-se de uma sessão aberta a todas as idades e com participação livre.

VI Encontro de Colecionadores de Montemor-o-Novo

Neste sábado, 5 de outubro, no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo, não perca o SUGARMOR 2024 – VI Encontro de Colecionadores de Montemor-o-Novo.

Com entrada livre, e inscrições para participação no evento gratuitas, esta é uma organização do Clube Português de Colecionadores de Pacotes de Açúcar, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo .

Para os entusiastas do colecionismo, nomeadamente de pacotes de açúcar, ou meros curiosos, este será um bom dia de convívio, para expor, apreciar, trocar ou vender.

Apareçam no SUGARMOR 2024, entre as 10.00 horas e as 12.00 horas e das 14.00 horas às 17.00 horas.

SuperHalfs apresentado no Politécnico de Portalegre

A apresentação da iniciativa SuperHalfs, vai realizar-se amanhã, 4 de Outubro, pelas 14 horas, nos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre.

Com um propósito solidário, um grupo de professores do Politécnico de Portalegre prepara-se para completar seis meias maratonas, em parceria com várias empresas, que pagarão uma verba, por cada quilómetro percorrido.

Após cada prova, este apoio financeiro será entregue a uma instituição de solidariedade social da região, escolhida pelas entidades patrocinadoras.

A adesão à iniciativa internacional “SuperHalfs – Half Marathon Series” vai levar estes docentes/atletas até seis cidades europeias, com a primeira meia-maratona a realizar-se já neste domingo, 6 de outubro, em Cardiff (País de Gales).

Paulo Freitas do Amaral lança livro “José Fontana – O ativista”

Paulo Freitas do Amaral irá efetuar o lançamento do livro “José Fontana – o ativista”, no dia 5 de outubro, pelas 17.00 horas, na livraria Martins, situada na Av. Guerra Junqueiro, em Lisboa.

Paulo Pinto de Carvalho de Freitas do Amaral (Loulé, 24 de abril de 1978) é docente universitário e do ensino básico e secundário, historiador e político português, residente no concelho de Montemor-o-Novo.

Esta obra reúne variada documentação dispersa sobre a vida, obra e legado de José Fontana em prol da classe trabalhadora do século XIX e que esteve na origem do movimento associativo operário e do surgimento da “curta vida” do Partido Socialista Português (1875-1933) .

José Fontana nasceu e foi criado em Valle di Muggio, um vale escondido do Cantão de Ticino no sul do território suíço, na fronteira atual com a Itália. Era suíço, tendo ido para Portugal quando era ainda muito jovem, estabelecendo-se em Lisboa.

Como trabalhador da livraria Bertrand situada no Chiado, tornou-se um dos defensores da classe trabalhadora promovendo durante o século XIX, o Socialismo e o Associativismo. Manteve correspondência com Friedrich Engels e Karl Marx.

Destacou-se no esforço para melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores sob as influências ideológicas de Proudhon.

Em 1872, inspirado pelas ideias de Bakunine, criou os estatutos do ”Centro Promotor dos melhoramentos das Classes Laboriosas” e da ”Associação Fraternidade Operária” que liderou o movimento operário em Portugal dando origem ao Partido Socialista Português de que foi o primeiro Secretário-Geral e um dos fundadores.

Além de ser um amigo próximo de Antero de Quental, organizou inúmeras ações de esclarecimento do operariado, comícios, greves entre outras atividades mobilizadoras de massas, entre as quais, as mais famosas as ”Conferências do Casino” . Escreveu em vários jornais da classe trabalhadora e colaborou frequentemente com os periódicos socialistas ”O Pensamento Social” (de 1872 a 1873) e ”;O Protesto” (de 1875 a 1876). As reuniões da Internacional eram realizadas em sua casa em Lisboa.

O seu amigo íntimo, Antero de Quental, escreveu: ”A Revolução convivia no Cenáculo. Entre aqueles revolucionários utópicos, estava José Fontana, funcionário da Livraria Bertrand, alto e magro, sempre vestido de preto(…)” Era sócio-gerente da Livraria Bertrand com apenas 35 anos. Começou a sua carreira como empregado em meados da década de 1860, primeiro como encadernador e depois como caixeiro de livraria.

A 2 de setembro de 1876, José Fontana cometeu suicídio no seu local de trabalho devido a doença prolongada de tuberculose.

XXVI Jornadas Internacionais “Escola de música da Sé de Évora”

A Associação Eborae Mvsica promove de hoje a dia 6 de outubro as  XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Estêvão de Brito, de Serpa”, que decorrem no Convento dos Remédios, na Sé Catedral de Évora, Igreja de S. Francisco, Igreja do Espírito Santo e também em Avis, para comemorar o Aniversário da Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica” e também o Dia Mundial de Música.

Do programa do dia de hoje, o destaque vai para o concerto por Capella Sanctae Crucis, direção de Tiago Simas Freire na Igreja de S. Francisco, pelas 21.30 horas.

Sessão sobre programa europeu CERV no dia 16 em Portalegre

O Europe Direct Alto Alentejo promove, no próximo dia 16 de outubro, na BioBip do Instituto Politécnico de Portalegre, uma sessão sobre oportunidades de financiamento e partilha de boas práticas, no âmbito do programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

Este programa procura proteger e promover os valores e direitos consagrados nos Tratados da União Europeia e na Carta e nas Convenções internacionais dos Direitos Humanos.

No decorrer da sessão, com início às 9h30, serão apresentadas as diferentes vertentes do programa e aspetos práticos das candidaturas, para além de testemunhos e boas práticas.

Esta sessão é organizada pelo Europe Direct Alto Alentejo em parceria com a Polícia Judiciária, que é a entidade coordenadora do Programa CERV; o Politécnico de Portalegre; o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza; e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. As inscrições, embora gratuitas, são obrigatórias (podem ser feitas aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

 Festival Al Mossassa este fim-de-semana em Marvão

O Festival Al Mossassa, leva Marvão até aos tempos da sua fundação, mais concretamente o século IX, num festejo que transforma completamente toda a vila, para homenagear Ibn Maruan, nos dias 4,5 e 6 de Outubro.

“Vai ser um Al Mossassa se tudo correr bem e o tempo ajudar, de casa cheia, temos um espetáculo renovado, com novo elenco, vamos ter toda a panóplia do mercado das três culturas e animação constante”, diz Luis Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.

O autarca refere ainda que o festival já tem um nome feito em Portugal, afirmando que “o Al Mossassa é uma feira que já tem nome, já fez o seu percurso e se afirmou a nível nacional e regional, ela tem o seu lugar”, explicando que devido a esse fator o mesmo espera uma boa afluência de visitantes à vila.

O festival é a festa dedicada ao fundador, Ibn Maruan, e é realizada em Marvão e Badajoz, segundo Luis Vitorino, “essa parceria transfronteiriça é muito importante para Marvão, como para Badajoz, pois estes territórios de baixa densidade vivem muito daquilo que é os visitantes da Extremadura Espanhola, logo os espanhóis são muito importantes para Marvão”, reitera Luis Vitorino.

O festival Al Mossassa começa no último fim de semana de setembro, em Badajoz, sendo celebrado depois em Marvão na semana seguinte, no primeiro fim-de-semana de Outubro, nos dias 4,5 e 6 de Outubro.

 

GNR de Évora registou sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 02 de outubro, sete acidentes de viação, sendo quatro colisões, dois despistes e um atropelamento, dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registados dois crimes contra o património, nas localidades de Portel e Borba.

No âmbito contraordenacional registaram-se 94 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e 05 relativas à legislação ambiental.

Workshop “Pode o corpo ser um oráculo?” dias 5 e 6 de Outubro em Montemor-o-Novo

Nos dias 5 e 6 de Outubro, entre as 15.00 horas e as 18.00 horas, na sala multiusos do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo tem lugar o workshop orientado pelas coreografas e bailarinas Sara Anjo e Teresa Silva, que explora o corpo enquanto oráculo, considerando-o como lugar de conhecimento e de revelação.

“Este é um projeto que nós já estamos a trabalhar desde 2007, onde através das nossas práticas de trabalho associadas à dança e ao movimento, colocamos esta questão, para olhar o corpo e fazer com que nesse olhar e observação, possamos ter leituras e pontos de vista sobre as questões que temos. Normalmente quando se consulta um oráculo seja através das cartas, seja através por exemplo da leitura da borra do café ou dos búzios, estou a falar de sistemas que são talvez mais conhecidos, nós temos sempre perguntas”, referiu Sara Anjo.

“O que a Teresa e eu fazemos é em vez de projetar as perguntas para um sistema ou entidade, é tentar que seja o próprio corpo a dar essas respostas, através de ferramentas muito simples, neste caso ferramentas associadas à prática artística e à dança”, acrescentou.

Dia Mundial do Turismo celebrado em Montemor-o-Novo

Em celebração do dia mundial do Turismo, o município de Montemor-o-Novo promoveu duas atividades no dia 28 de setembro: uma ação de limpeza do Rio Almansor para a criação de um percurso pedestre e uma visita à Ermida de São Pedro da Ribeira. Ambas as iniciativas se enquadraram numa lógica de sensibilização para o património, natural e edificado, e na forma como a recuperação de ambos pode ser proveitosa para a criação de estratégias de turismo sustentável no concelho de Montemor-o-Novo.

De manhã, em conjunto com a Associação de Moradores do Rio Almansor (AMORA), foi efetuada uma ação de recolha de lixo e de vegetação seca para possibilitar zonas de passagem para a criação de um percurso pedestre entre o Castelo e o Rio.

À tarde, a visita à Ermida de São Pedro da Ribeira focou-se na sensibilização não só para o importante lado histórico e artístico deste edifício, como também na análise de engenharia da arquitetura e no caminho a seguir para a recuperação deste importante monumento da nossa região.

Viana do Alentejo celebra Mês Sénior em outubro

Até dia 26 de outubro está de volta ao concelho de Viana do Alentejo o Mês Sénior. Encontro de poetas, noite de fados, baile da pinha, visita ao oceanário e o tradicional almoço convívio são algumas das atividades que integram a programação do Mês Sénior.

Organizado pelo Município de Viana do Alentejo com a colaboração das três Juntas de Freguesia, o Mês Sénior pretende alertar para as questões do envelhecimento ativo, para além de proporcionar momentos de enriquecimento pessoal e social, a par de momentos de convívio e lazer.

Da programação destaque para o Encontro de Poetas, que vai decorrer no dia 5, a partir das 15.00 horas, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, bem como para o Baile da Pinha, com Rui Chora, no dia 12, na Sociedade União Alcaçovense, a partir das 21.30 horas, e ainda para a Noite de Fados, no dia 20, no Cineteatro Vianense, pelas 21.30 horas.

De salientar ainda o sessão de abertura do Polo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora, no dia 3, quinta-feira, no Cineteatro Vianense, a partir das 10.00 horas, e ainda a visita ao oceanário, dia 14, em Lisboa.

Ao longo do mês haverá lugar ainda para a ação de sensibilização “Burlas na Terceira Idade”, dinamizado pelo Comando Territorial de Évora, Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo – Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário/Posto da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo, o passeio ao cinema para ver “Um Filme do Caraças”, o intercâmbio Sénior – Alpiarça Ativa +55, o workshop de dança “Danças do Mundo” e a elaboração do Mural das Recordações.

As comemorações do Mês Sénior terminam dia 26 de outubro com o habitual almoço convívio que junta, em Viana do Alentejo, no salão dos bombeiros, seniores das três freguesias.

A Câmara de Viana disponibiliza transporte para os participantes. As inscrições para as diversas atividades devem ser efetuadas no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo, e nos Polos das bibliotecas de Aguiar e de Alcáçovas.

Entre os dias 17 e 31 de outubro, nas redes sociais do Município, vão ser publicados trabalhos dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

Presidente da Câmara Municipal de Mora visita lares de idosos do concelho

No Dia Internacional do Idoso, Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, realizou uma visita aos lares de idosos do Concelho de Mora.

A presidente foi recebida no Lar da Associação de Pensionistas da Casa Repouso de Reformados de Brotas, Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos, Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção, Lar Nossa Senhora da Graça da Santa Casa da Misericórdia de Mora e Lar Stª Isabel, Pavia pelas respetivas direções e diretoras técnicas, tendo oferecido o livro “Móra, Uma Viagem dos Sentidos” a cada instituição.

A visita, além de assinalar o Dia Internacional do Idoso que se comemora anualmente a 1 de Outubro, foi também uma forma de dar início às comemorações do Mês do Idoso 2024 que tiveram início ontem.

“À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos o Minimercado Raposo (c/som)

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos o Minimercado Raposo, recentemente loja Amanhecer na freguesia do Ciborro.

“É uma casa que em janeiro já faz 52 anos que foi aberta pelo meu pai e pela minha mãe, a ideia de abrir o negócio para a população do Ciborro foi deles que também já vinha dos meus avós”, referiu António Raposo, gerente da loja em questão.

“Foram feitas algumas modificações, abrimos como mercearia depois mudámos para o outro lado do largo fizemos um minimercado e agora há um ano para cá, aderimos à rede das lojas Amanhecer, ou seja, somos uma das 600 lojas Amanhecer em Portugal continental e ilhas”, acrescentou.

“Como uma aldeia e estando a 20 km’s de distância tanto de Montemor como de Mora, temos um pouco de tudo para as pessoas daqui conseguirem comprar os bens essenciais para o seu dia-a-dia e não haver a necessidade de se deslocarem”, rematou.  

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com António Raposo, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Roteiro “Selfiespot” este sábado em Montemor-o-Novo

Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo que foi celebrado no passado dia 27 de setembro e do Dia Nacional dos Castelos dia 7 de outubro, vai realizar-se a 5 de outubro, com início às 10.00 horas, o Roteiro “Selfiespot” do Castelo Montemor-o-Novo – Um olhar sobre a fortificação.

“Pop Up Store” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

No próximo sábado, dia 5 de outubro, terá início a Pop Up Store no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. Trata-se de um espaço onde o comércio tradicional irá mostrar/vender os seus produtos.

A loja A Burguesinha-Concept Store inaugura este espaço, a partir das 9.00 horas do próximo sábado.

Apareça no Mercado Municipal e venha conhecer os produtos que o comércio tradicional tem para si.

Esta iniciativa é integrada no Protocolo Local, iniciativa dinamizada em parceria entre o Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora.

Compre no Comércio Tradicional, fortalecendo o desenvolvimento económico do concelho e mantendo vivas as nossas ruas.

Obra do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal em fase avançada 

As obras do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal já se encontram numa fase avançada.

Numa altura em já se começam a instalar alguns equipamentos, esta intervenção, por se revelar “mais complexa” do aquilo que se previa, conheceu alguns atrasos. “O edifício que está dentro da muralha tinha uma estrutura muito frágil e quando começaram as obras, foi preciso reformular o projeto, consolidar. Houve algumas derrocadas e tivemos um inverno muito chuvoso que atrasou um pouco o projeto”, explica o presidente da Câmara, João Grilo.

De acordo com o autarca, esta é uma “uma obra estruturante”, dado que este será o primeiro núcleo museológico de Alandroal. “Não existe um núcleo museológico ativo, onde se possa conhecer um pouco da história, da cultura e da arqueologia do concelho”, lembra João Grilo.

Através deste centro interpretativo, a autarquia pretende dar a conhecer aos visitantes e aos próprios alandroalenses os “principais aspetos culturais” do concelho. Este novo espaço será “um convite a conhecer o concelho e os futuros núcleos” que virão a ser criados. Para além de um museu dedicado “exclusivamente ao Endovélico”, está previsto um projeto com vista à valorização da Torre de Menagem do castelo. “A ideia é que o castelo, aos poucos, seja todo ele um núcleo de visitação que, neste momento, ainda não é”, garante João Grilo.

Para além do período de execução da obra, também o seu financiamento foi alargado, sendo faseado entre os programas operacionais Alentejo 2020 e 2030.

A obra do Centro Histórico e Interpretativo do Castelo de Alandroal consiste na reabilitação do edifício da Casa do Interior do Castelo e dos arranjos exteriores da zona envolvente.  Este novo espaço museológico será constituído por um espaço para exposição de peças do espólio arqueológico do concelho e outro para instalação de um conjunto de aplicações multimédia, com conteúdos de promoção e divulgação turística do concelho.

Guilherme Lourenço e Fátima Buchas foram os vencedores do 10º Run Castle

Neste domingo, 29 de setembro, a manhã foi de Run Castle, em Montemor-o-Novo, uma prova de trail que chegou este ano à sua 10.ª edição, e que reuniu cerca de 400 atletas e mais de 100 equipas, entre os 26 km (uma estreia em 2024), 17 km, 10 km e caminhada também de 10k. Integrada no Circuito “Trilhos do Montado”, a prova foi organizada pelo Atlético Clube de Montemor, e contou com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, Bombeiros Voluntários de Montemor, Associação de Atletismo de Évora e GNR. O evento teve balanço altamente positivo e foi um sucesso, com excelente organização e inúmeros rostos de sorrisos rasgados, pelo ambiente vivido, pelo desafio e superação.

No trail de 26K, na geral masculina, Guilherme Lourenço (CRP Ribafria) conquistou o 1.º lugar do pódio, chegando à meta com 1:49:39 de prova, com Rui Martins (GD Pavia/Vamos Ajudar i David a Sorrir) a ficar em 2.º lugar, e Rodrigo Carrilho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), que já venceu a prova 3 vezes, a fechar o pódio. Já na geral feminina, nos 26K, Fátima Buchas (EDV Viana Trail) subiu ao patamar mais alto da classificação, deixando Elsa Coelho (Trail do Texugo) em 2º e Carolina Rosa em 3.º.

No trail de 17K, na geral masculina, Ricardo Gomes (Amiciclo Grândola) foi o 1º a cortar a meta, sendo seguido por Marco Marques (ACR Sra do Desterro – Napo) e Luís Ruxa (Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva) no 3º lugar. Na geral feminina dos 17K, Vanessa Silva (GDC Rio de Moinhos), bisou pelo segundo ano consecutivo no Trail Longo, alcançando o 1º lugar do pódio, deixando Paula Ramalho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) em 2º e Adelina Tanganho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) na 3.º posição. Por equipas, nos 17K, o GDC Rio de Moinhos conquistou o 1.º lugar, ficando os Linces de Montemor em 2.º, e o Clube Raquel Cabaço a alcançar o 3.º lugar.

No Mini-Trail de 10K, em masculinos, Luís Almeida (Associação de Jovens da Landeira) bateu a concorrência e alcançou o topo da classificação geral, com Hugo Garrote (HG Training System) a obter o 2º lugar e Rafael Carvalho (Perna Longa do Almansor) a completar o pódio. Já em femininos, Cátia Santana (Alandroal United Runners) completou os 10K em 1.º lugar, ficando a jovem montemorense Júlia Matos em 2.º e Jéssica Silva em 3.º. Por equipas, nos 10K, os Furões do Alentejo conquistaram o 1.º lugar, ficando os Fura Pastos em 2.º, e o Clube Amigos Atletismo Moita a alcançar o 3.º lugar.

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 01 de outubro, quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um atropelamento de animal, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas três ocorrências: um crime contra as pessoas e dois crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 79 infrações relativas à legislação rodoviária e 19 relativas à legislação ambiental.

Detido por tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, no dia 28 de setembro, deteve um homem de 17 anos por tráfico de estupefacientes, na localidade de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, em Montemor-o-Novo, os militares da Guarda detetaram um indivíduo que, ao aperceber-se da presença da viatura da Guarda, adotou uma atitude suspeita. Foi realizada uma abordagem e uma revista ao suspeito, tendo-se detetado que este estava na posse de produto estupefaciente, nomeadamente haxixe.

Em ato contínuo, foi realizada uma busca domiciliária à residência do suspeito, tendo sido detetado mais produto estupefaciente e outros materiais relacionados com o tráfico de droga.

No decorrer da ação foi possível apreender 204,76 doses de haxixe; 73 doses de MDMA; duas botijas de óxido nitroso; uma balança de precisão; diverso material relacionado com o corte e  acondicionamento de estupefacientes.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

As diligências policiais contaram com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo.

Fábio Neves já não é treinador do Grupo União Sport

Foi oficializada hoje, terça-feira, 1 de outubro, a decisão da Direção do Grupo União Sport em prescindir dos serviços de Fábio Neves, enquanto treinador principal dos seniores do Grupo União Sport (GUS).
A decisão surge numa semana que está a ser muito difícil para o União, após a derrota pesada em Portel, no arranque da Liga Elite, competição onde o União se assume como um dos candidatos aos primeiros lugares. De acordo com Nuno Malagueira, Presidente do União, “tínhamos a convicção que tínhamos todas as condições reunidas para iniciar bem a época”, explicando que “a saída de Fábio Neves não se deve só ao mau resultado, porque não é um mau resultado que define uma época” mas, após conversa com o treinador, que também achou o mesmo, o Presidente do GUS considerou que “não estavam reunidas as condições para ele ficar, pois sentia que a mensagem para os jogadores já não estava a chegar”. Logo no domingo à noite, após reunião de Direção, Nuno Malagueira reuniu com Fábio Neves e “tomou-se a decisão de terminar por aqui o elo de ligação entre GUS e Fábio Neves, o que muito me entristece, mas o clube está acima de tudo”.
Para o Presidente do GUS, “seria mais fácil esperar por domingo, em que o União recebe o Juventude, talvez o maior candidato ao título, e percebendo que as coisas não estavam bem, e que dificilmente conseguiriam dar um clique à equipa, e tendo aqui outro mau resultado, seria mais fácil despedir o treinador”. Contudo, disse Nuno Malagueira à RNA, “achei que deveria defender a imagem do Fábio Neves, que é um ser humano fantástico, merece o melhor do mundo”, acrescentando que “a culpa não é só do Fábio, o maior responsável por tudo sou eu, que planifiquei a época em conjunto com ele (Fábio Neves), fui eu que o escolhi e trouxe para cá, mas há uma altura em que é preciso parar para pensar”.
Nuno Malagueira diz que “agora é tempo de reunir as tropas, dar ânimo, porque domingo foi um dia difícil, foi uma derrota muito pesada, mas o futebol tem destas surpresas desagradáveis também”. O Presidente do União refere ainda, recordando o jogo em Portel, “tenho um orgulho enorme nos jogadores do União, e enquanto aqui tiverem irei defendê-los sempre até ao fim, mas quem joga aqui tem de dar muito mais do aquilo que deram no domingo, não podemos jogar só aquilo. O União não foi a equipa que tem de ser”.
Fábio Neves sai de cena e Sérgio Costa, treinador de guarda-redes, também decidiu não continuar. Para já será Pedro Pereira, até agora adjunto de Fábio Neves, e a quem Nuno Malagueira apelou ao coração, que, com a ajuda de Paulo Carriço e António Courela, vai comandar a equipa nos próximos jogos, até a Direção do GUS encontrar uma nova equipa técnica, processo que vai acontecer “sem pressa, sem pressão e com os pés bem assentes no chão”, declara o Presidente do União.
Quanto ao jogo com o Juventude, o Presidente do GUS espera “uma equipa totalmente transformada, com o sentido de responsabilidade de representar um clube, fazermos um bom jogo e ganhar”.

Município de Évora investe na melhoria de condições de trabalho e instalações municipais

No âmbito do Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais, estão a decorrer obras de remodelação nas instalações do Parque de Materiais, um dos locais de concentração mais importantes dos serviços operacionais do Município, com oficinas, estaleiros e armazéns de materiais.

Melhorar as condições de trabalho, proporcionar mais conforto e segurança aos trabalhadores, foi o objetivo que determinou o investimento agora realizado, com um valor a rondar os 40.000 euros, e que consiste na substituição completa da cobertura do edifício 5, que aloja oficinas, e que terá uma nova estrutura onde serão aplicadas chapas de isolamento térmico.

Oficinas e Escolas de formação artística de Montemor-o-Novo quase a iniciarem atividade

Com o ano letivo 2024/2025 em fase inicial, avizinha-se também o começo das diversas Oficinas e Escolas de formação artística e cultural destinadas às crianças e jovens do concelho de Montemor-o-Novo.

No decorrer da semana passada, tiveram lugar as reuniões de planeamento destas atividades com a presença dos Encarregados de Educação.

O executivo do Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo vereador com o pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes. Também os dinamizadores das diversas atividades (Amélia Mendoza – Escola de Ballet; António Xavier – Oficina do Canto; Catarina Caetano – Oficinas do Teatro e do Imaginário) estiveram presentes para falar com os Encarregados de Educação e esclarecer quaisquer questões antes das primeiras aulas.

Plano de Atividades e Orçamento para o quinquénio 2025/2029 apresentado aos Municípios

Os técnicos e chefes de divisão da Área Financeira dos municípios do Alto Alentejo, reuniram ontem, 30 de setembro, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com vista à preparação do Orçamento para o quinquénio 2025/2029, no que diz respeito às comparticipações nacionais dos projetos que cada Município integra, de forma a que os mesmos possam contemplar nos seus orçamentos as verbas correspondentes.

À semelhança dos anos anteriores, seguindo uma lógica de cooperação institucional e de coesão territorial, a reunião contou com a presença da AREANATejo e Águas do Alto Alentejo, que também apresentaram as suas propostas para integração nos orçamentos Municipais.

“Espaço APORMOR” continuamos a falar sobre a doença da língua azul em ovinos e bovinos

No “Espaço APORMOR” de hoje continuamos a falar sobre a doença da língua azul em ovinos e bovinos.

“A situação do surto de língua azul em ovinos tem-se vindo a espalhar, começou na zona de Portel passando por Évora e até Mértola e já se está a espalhar por todo o país. A resposta a este surto revela o estado a que chegou o nosso ministério da agricultura, esta doença é algo muito mau para os produtores de ovinos e de bovinos e neste momento não há vacinas, noutros países da Europa há, mas em Portugal não”, referiu Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR.

“Era uma vacinação obrigatória, a língua azul em bovinos e ovinos mas não há vacinas, nem com o produtores querendo voluntariamente pagar”, sublinhou.

Joaquim Capoulas salientou ainda que “este ministro que temos agora compreende perfeitamente os nossos problemas e pontos de vista, é o primeiro a dar-nos razão não consegue é mudar algo que levou muitos anos a destruir”.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Apresentação do “Alentejo Walking Festival”

Tem lugar dia 3 de outubro, às 13.00 horas, na Casa do Alentejo em Lisboa a apresentação do “Alentejo Walking Festival”, o novo Festival de Caminhadas do Alentejo”.

A referida apresentação é da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e contará com a presença dos embaixadores Nelson e Sérgio Rosado, dos Anjos.

Município de Vila Viçosa faz aposta forte no setor da habitação

Com vista a alargar a oferta de habitação no concelho, o Município de Vila Viçosa quer avançar, ainda este ano, com obras para a criação de sete apartamentos em casas devolutas. Em cima da mesa está também a renovação de 12 fogos e a remodelação do antigo matadouro.

Para os sete apartamentos, explica o presidente da Câmara, Inácio Esperança, a autarquia tem “já contratualizados cerca de dois milhões de euros”, ao nível do programa 1º Direito, com financiamento do PRR ao Acesso à Habitação. “Queremos contratualizar mais cerca de um milhão”, adianta.

“Já avançámos com um concurso público para a renovação de 12 fogos nas chamadas ‘Portas Verdes’, vamos também remodelar o matadouro e esperemos que se resolva rapidamente o financiamento daqueles que ficaram de fora da última assinatura”, assegura o autarca.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa pretende ainda criar cerca de 90 fogos no concelho, para arrendamento acessível. “Vamos ver com o Ministério das Obras Públicas e o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) se conseguimos o financiamento para avançar com esses cerca de 90 apartamentos”, diz ainda Inácio Esperança, avançando que as obras serão faseadas num período entre três a quatro anos.

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 30 de setembro, quatro acidentes de viação, sendo duas colisões, um  despiste e um atropelamento de animal, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas. seis crimes contra o património e uma contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 53 infrações relativas à legislação rodoviária, 16 relativas à legislação policial e seis relativas à legislação ambiental.

Casa João Cidade em Montemor-o-Novo hoje em destaque

“A Casa João Cidade em Montemor-o-Novo é uma IPSS que trabalha com adultos com algumas deficiências. Neste momento dispõe de duas respostas sociais, são elas o Centro de Atividades e Capacitação para a inclusão e o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade”, como referiu, Floriano Saiote, presidente da direção da Casa João Cidade.

“O dia nesta IPSS de Montemor-o-Novo, começa com a higiene de alguns clientes, que não têm condições de o fazer em suas casas, também a lavagem de roupa sempre com o auxílio de técnicos especializados em várias áreas”, acrescentou.

“Um dos grandes objetivos da Casa João Cidade é a construção de residências, principalmente para os clientes vais velhos que vão perdendo as suas famílias e que ficam sem cuidadores no seu domicílio”, sublinhou Floriano Saiote.