Proteção Civil promoveu simulacro no Cineteatro de Viana do Alentejo (c/fotos)

O Cineteatro Vianense foi palco, na manhã, do dia 15 de março, de um exercício à escala real, decorrente de um simulacro, intitulado “Cineteatro’24”, no âmbito das atividades alusivas ao mês da Proteção Civil.

O exercício, que teve como objetivo colocar em prática os procedimentos em caso de incêndio originado por falhas de corrente eléctrica gerando curto circuito, aquecimento de equipamentos e consequente incêndio localizado no piso térreo do cineteatro, com rápida propagação para o piso superior, contou com meios reais no terreno, nomeadamente a corporação dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo, o Serviço Municipal de Proteção Civil e diversos serviços de apoio do Município.

Presente no terreno, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, LuisMiguel Duarte, reafirmou a importância deste tipo de exercícios que “servem para preparar operacionais e população para eventuais cenários de risco”, destacando a forma positiva como tudo decorreu.

Miguel Fadista, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, referiu a forma como todas as entidades envolvidas desempenharam o seu papel, proporcionando “um teste à resposta de múltiplas ocorrências, num edifício onde todos os cenários de risco são possíveis”.

Também o Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo, João Fadista, destacou a coordenação entre todas as entidades, havendo “pormenores a melhorar que ajudarão numa situação real”.

O Serviço de Proteção Civil de Viana do Alentejo pretende, através destas ações, proporcionar aos agentes envolvidos prática em vários cenários, dando a oportunidade de apurar técnicas de socorro, estando já agendado para dia 12 de abril, um novo exercício na Escola Básica de Alcáçovas, antecedido de formação sobre as medidas de autoproteção para trabalhadores e alunos.