Em março, as localidades do Outeiro, Barrada, Montemor-o-Novo e Vera Cruz, serão palco de um novo ciclo de atividades destinadas a diversos públicos e faixas etárias, com o 2Produção de Évora.
O objetivo é fomentar as linguagens da dança contemporânea na região do Alentejo Central e promover a inclusão por meio desta expressão artística. Este projeto abrange crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência.
A promoção da inclusão é um dos pilares fundamentais da programação da CDCE, destacando-se a iniciativa “Aqui Também se Dança”.
Esta atividade visa a intervenção social e inclusão através da dança, integrando de forma significativa os grupos-alvo (crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência) nos processos e atividades, como forma de combater os sentimentos de exclusão social.
“Aqui Também se Dança” é desenvolvido descentralizadamente, atingindo comunidades com pouca ou nenhuma oferta artística, em áreas geográficas caracterizadas pelo declínio demográfico e envelhecimento populacional.
O programa promove a qualidade de vida e a integração social de pessoas de diferentes faixas etárias, através da educação para a dança, enquanto expressão artística e atividade promotora do desenvolvimento psicossocial.
Estas atividades comunitárias são realizadas em parceria com as Juntas de Freguesia e a Associação 29 de Abril de Montemor-o-Novo, que regularmente acolhem sessões quinzenais de oficinas de dança contemporânea para crianças e jovens séniores e pessoas portadoras com deficiência, bem como atividades lúdicas durante os períodos de férias.