Festival do Peixe do Rio de regresso a Alandroal no final de fevereiro

O festival do Peixe do Rio está de regresso a Alandroal de 23 de fevereiro a 3 de março.

Este, que é um dos eventos que “mais atrai visitantes” ao concelho, e através do qual Alandroal “mais se diferencia”, tendo em conta “as características específicas” da gastronomia local, garante o presidente da Câmara, João Grilo, realiza-se todos os anos, ao contrário, por exemplo, dos festivais “Soil to Soul” e “A Beer in the Sky”.

“Nós temos um conjunto de atividades que temos vindo a realizar e há algumas que vamos manter como atividades anuais e há outras que se vão alternar, de forma a realizarem-se de dois em dois anos”, explica o autarca.

O festival “Soil to Soul”, que teve a sua primeira edição em 2022, estará de regresso em maio ao castelo de Alandroal. “É um evento que foi muito bem recebido e que aposta muito na promoção da agricultura sustentável, dos produtos biológicos e na interligação com a sustentabilidade local, com os restaurantes e chefs convidados, que trabalham os produtos biológicos”. É um evento que, adianta João Grilo, “ajuda a mostrar o potencial do concelho para esse tipo de agricultura muito procurada e muito importante para a sustentabilidade futura da região”, acrescenta.

Estando “Soil to Soul” de regresso, não se realiza, este ano, o festival “A Beer in the Sky”. “Nunca teremos os dois eventos no mesmo ano”, assegura o autarca.

De regresso ao castelo de Alandroal, e sendo este um evento anual, estará também, em julho, o “Fora da Casca”, um festival dedicado ao caracol, à caracoleta e ao lagostim. Já em setembro, celebra-se a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, decorrendo, em simultâneo, o habitual Festival da Juventude.

A intenção do Município de Alandroal é ainda voltar a promover um evento em torno de Endovélico, por mais que, de acordo com o presidente, poderá ainda acontecer em 2024. “A ideia está muito ligada à questão da dinamização da vila de Terena e do castelo e, vamos ver quando é que teremos condições para voltar a ter o Festival do Endovélico”, remata.