Olímpio Galvão: apoio de 5% na manutenção das estradas Municipais é “insuficiente”

O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Ribau Esteves, propôs, no XXVI Congresso da ANMP que os municípios devessem receber 5% dos impostos sobre os produtos petrolíferos para financiar a manutenção das estradas municipais.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, considera que “estes 5% dos impostos sobre os produtos petrolíferos seria muito importante para as autarquias por forma a ter alguma ajuda no que diz respeito à conservação da rede viária”, que o autarca considera “um mal geral de todos os municípios”.

Olímpio Galvão admite ainda que Montemor possui uma “localização geográfica impressionante, mas também é mau porque há uma grande sobrecarga da nossa rede viária e temos muitas estradas municipais para recuperar e todas elas custam mais de um milhão de euros”, pois quando se fala na “recuperação de cada quilómetro estamos a falar de custos na ordem dos 130 a 150 mil euros”, acrescenta o presidente.

Para o autarca esta ajuda “será com certeza bem-vinda, insuficiente, sabemos que sim mas será bem vinda para ajudar à recuperação da rede viária”.