Coruche leva “Tiragem da cortiça” até ao Museu Nacional do Traje em Lisboa

A exposição “A Tiragem da Cortiça: antes e depois”, que esteve patente no Núcleo Rural de Coruche, vai estar em destaque de 20 a 22 de outubro no Museu Nacional do Traje, em Lisboa.

Esta exposição vai até Lisboa no âmbito da programação do “Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003 – 2023”, mas para além disto Coruche também vai marcar presença com oficinas de saber-fazer protagonizadas pelos artesãos Arlindo Pirralho e António Matias, que executam demonstrações ao vivo de artesania em cortiça e tiragem da cortiça à falca.

Vão ser ainda exibidos os vídeos “Sabias Que… Coruche, Capital Mundial da Cortiça”, realizado por Tânia Prates e produzido em 2020 pela Câmara de Coruche, e os “Rostos da Aldeia – Tiradores de Cortiça de Coruche”, realizado por Tiago Cerveira e produzido em 2022 pelo projeto Rostos da Aldeia.

O Programa “Portugal Imaterial” encontra-se a decorrer com o objetivo de assinalar o 20º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI) da UNESCO. Uma iniciativa que se divide em três momentos: o Encontro (realizado a 3 de abril), o Território (de maio a dezembro de 2023) e a Festa (de 17 a 22 de outubro), proporcionando concertos, performances, documentários, visitas guiadas, oficinas e demonstrações, debates e exposições que convidam à descoberta de lugares e patrimónios vivos.