Vendas Novas assinalou Dia Internacional da Família

Vendas Novas celebrou o Dia Internacional da Família com distintas iniciativas que promoveram o convívio e o bem-estar familiar, num ambiente descontraído e acolhedor.

No dia 11 de maio, o Jardim Público foi o local escolhido para um corrupio de atividades, adaptadas a todos os gostos e idades. Os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de uma animada aula de Zumba com o professor do Desporto Escolar e de assistir à apresentação do projeto “Bem-Estar Animal”, que sensibilizou para a importância do cuidado e respeito pelos animais. Para promover a segurança familiar, foram dadas técnicas de autodefesa pela Sakura Close Protection Family e noções de proteção civil através do projeto “Um Dia Faz a Diferença”. A atuação do Lar de Betânia trouxe uma dose de entretenimento e emoção ao evento, enquanto o Foto Paper no jardim registou momentos especiais para as famílias.

No dia 15, data em que se assinalou o Dia Internacional da Família, o Município propôs como atividade a palestra “Plano de emergência familiar e comunitária”, ministrada por Luís Canaria, conhecido pelo seu trabalho no projeto “Um Dia Faz a Diferença”. Na sessão foram abordadas questões vitais sobre preparação para situações de emergência, tais como sismos, inundações e incêndios. Como reagir perante estas eventualidades? O que é essencial ter à mão em momentos de crise? Estas e outras perguntas foram exploradas, proporcionando informações valiosas para a segurança e bem-estar das famílias. Ao mesmo tempo, os mais jovens tiveram a oportunidade de aprender a construir um kit de emergência familiar, numa atividade dinamizada pela Associação Crescer em Empatia.

Momentos diferentes que serviram para estreitar laços familiares, criar memórias coletivas e ajudar as a famílias a enfrentar desafios que o futuro possa trazer.