Abertas candidaturas para rede de Jovens políticos eleitos a nível local e regional

O Programa Jovens Políticos Eleitos, do Comité das Regiões Europeu, que tem candidaturas abertas até à próxima segunda-feira, dia 10 de abril, tem procurado permitir o contacto entre jovens políticos da União Europeia, para a partilha de boas práticas, para dar voz às regiões e municípios da União Europeia no processo legislativo europeu e para aumentar a sua visibilidade nos círculos europeus.

Este programa, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, que teve início em 2019, é destinado a jovens políticos com menos de 40 anos.

O Programa está aberto a todos os candidatos que reúnam as seguintes condições: ser titular de um mandato democrático, enquanto representante político eleito, ao nível regional ou local, num Estado-Membro da União Europeia; ter nascido após 1 de janeiro de 1983; não ser membro ou suplente do Comité das Regiões; e ter um bom nível de inglês ou francês.

Os interessados devem preencher o formulário em inglês ou francês, até 10 de abril de 2023. Os candidatos serão selecionados com base na qualidade do seu formulário de candidatura, sendo igualmente tidos em consideração o equilíbrio de género, a representação regional e local, a filiação política e a nacionalidade.

Não sendo concedidos subsídios para a participação em eventos e atividades online, no caso de eventos que exijam a presença física em Bruxelas, o Comité pode reembolsar as despesas de viagem e pagar uma ajuda de custo fixa por estadia, mediante apresentação do comprovativo de pernoita no local em que se realiza a reunião.

Tudo para saber sobre o Programa Jovens Políticos Eleitos no podcast abaixo.