U. Montemor perde 3-0 em Reguengos e desce ao 3.º lugar da Elite

Neste domingo, 2 de abril, no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Évora, na Divisão de Elite realizou-se a 19.ª jornada e na Liga AFE a 17.ª jornada (penúltima jornada da 1.ª fase).
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se até Reguengos de Monsaraz onde averbou a segunda derrota consecutiva, esta por 3-0, enquanto que o Cabrela perdeu em casa por 0-2 com o Monte Trigo.
Na Liga de AFE, no sábado, 1 de abril, em jogo antecipado, a equipa B do Grupo União Sport (GUS B) recebeu e venceu o CHE Morense por 2-0. Já neste domingo, 2 de abril, o Cortiçadense empatou 2-2 em casa com o Valenças e o Foros de Vale de Figueira averbou a sua primeira derrota no campeonato, por 2-3, diante do líder Fazendas do Cortiço. Também nesta jornada, o Escouralense foi a Santana do Campo empatar 1-1.

Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o Atlético de Reguengos recebia o GUS, a formação montemorense apresentou-se com baixas importantes no meio campo, com Marco Oliveira e Leonardo Pereira ausentes por lesão, mas também com novidades no 11 inicial, com Gonçalo Catalão, o melhor marcador da equipa, a não entrar na equipa titular. Dar nota também para uma boa notícia, já que Miguel Mangerico, após 8 meses de longa recuperação de lesão e operação, sentou-se pela primeira vez nesta época, no banco de suplentes alvinegro. Quanto ao jogo jogado, o Atlético entrou a pressionar e logo com uma oportunidade, cortada no momento certo por Zé Quito. O União também teve uma muito boa chance de, pouco depois, inaugurar o marcador, mas Thalison rematou por cima. Aos 22 minutos, após a bola entrar na baliza de Nuno Brás, é assinalada grande penalidade a castigar falta sobre Marvin, com o árbitro a invalidar o golo ao Atlético. Na transformação do castigo máximo, Vasco Barros remata à barra, mantendo-se o nulo no marcador. Ainda antes dos 30 minutos, nova grande oportunidade para a equipa da casa, com Kayã a desviar a bola de Nuno Brás, com o esférico a ir ao poste. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, numa 1.ª parte com mais o Atlético, enquanto que o GUS apresentou-se mais na expectativa.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos. Thalison, por parte do União, era o perdulário da tarde, com mais duas excelentes oportunidades, mas mais uma vez a não ser feliz, apesar do imenso trabalho que faz. O GUS foi a primeira equipa a efetuar substituições, aos 60 minutos, com Gonçalo Catalão e Guilherme Francisco a renderam João Bugio e Bruno Machado. O jogo começava a estar mais partido, com ambas a equipas a demonstrarem que queriam os 3 pontos. O treinador João Guerra efetuou nova alteração no União, com Semedo a substituir Madeira. O público puxava pelo Atlético, criando um excelente ambiente no Virgílio Durão quando, aos 71 minutos, Pipo rematou para o primeiro da tarde, após trabalho na esquerda de Kayã, que cruzou para o remate certeiro de Pipo. Aos 83 minutos, o Atlético alcança o segundo golo, aproveitando uma falha de comunicação na defensiva do União, com Gonçalo Elias a não perdoar e a faturar. Aos 85 minutos, o União faz dupla alteração, com Miguel Mangerico e Tomás Silva a entrarem para os lugares de Fábio Capela e Rodrigo Vicente. Simultaneamente, no Atlético, Coelho rendeu Pipo. No início dos 10 minutos de descontos, o Atlético faz a sua 2.ª substituição, com Roberto Carlos a entrar para o lugar de Rodrigo Elias. Aos 94 minutos, Roberto Carlos cruza para Marvin, que teve tempo para tudo, atirando forte para o fundo das redes à guarda de Nuno Brás, fixando o marcador em 3-0. Rogério Chinita efetuou ainda dupla alteração, com Dário Canilhas e Catroga a serem rendidos por Tomás Ramalho e Mochila. A partida iria chegar ao seu término com o União a averbar o seu segundo desaire consecutivo, uma derrota pesada, onde o União falhou as suas oportunidades, enquanto que o Atlético não vacilou e venceu, com a eficácia a ser determinante. Deste modo, em duas jornadas, o GUS desce ao 3.º lugar, já não dependendo de si próprio para alcançar o 1.º lugar da Elite.

Resultados:
Liga Elite > 19.ª jornada
Estrela Vendas Novas 2-2 Alcaçovense
At. Reguengos 3-0 U. Montemor
Arcoense 0-1 Canaviais
Arraiolense 1-1 Portel
Cabrela 0-2 Monte Trigo
Redondense 1-2 Sp. Viana

Liga AFE > Grupo A> 17ª jornada
Lusit. Évora B 4-1 Aguiar
Bencatelense 0-3 Estremoz
Vera Cruz 0-2 O Calipolense
Borbense 1-4 Oriolenses
Descansa: Tourega

Liga AFE > Grupo B>17ª jornada
U. Montemor B 2-0 CHE Morense
Santana do Campo 1-1 Escouralense
Cortiçadense 2-2 Valenças
Foros Vale Figueira 2-3 Fazendas do Cortiço
Descansa: S. Pedrense

Classificações:
Liga ELITE
1 GDR Canaviais 45
2 At. Reguengos 42
3 U. Montemor 41
4 Estrela Vendas Novas 33
5 Redondense 25
6 Arcoense 23
7 Sp. Viana 22
8 Alcaçovense 22
9 Monte Trigo 19
10 GD Portel 18
11 GD Cabrela 11
12 Arraiolense 10

Liga AFE GRUPO A
1 Lusitano De Évora Clube “B” 43
2 Sc Borbense 31
3 Cf Estremoz 27
4 Gcd Aguiar 26
5 Calipolense Cd Vila Viçosa 26
6 Gdc Oriolenses 24
7 Sc Bencatelense 11
8 Ad Vera Cruz 7
9 Gdc Tourega 0

Liga AFE GRUPO B
1 Gcd Fazendas Cortiço 33
2 Gr. Estrela Escouralense 31
3 Foros Vale Figueira Fc 26
4 Gr. União Sport “B” 21
5 Valenças Sport Club 20
6 Fc Santana Campo 19
7 Aa Che Morense 18
8 Ccrd Cortiçadas de Lavre 8
9 Gd S. Pedrense 5