U. Montemor vence Alcaçovense e segue líder com 14 vitórias consecutivas

Neste domingo, 12 de março, no distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, realizou-se a 17.ª jornada da Liga Elite e a 15.ª jornada da Liga AFE.
Na Elite do Grupo União Sport alcançou a sua 14.ª vitória consecutiva ganhando por 1-0, no 1.º de Maio, ao Alcaçovense; e o Cabrela perdeu em casa, por 1-4, com o Canaviais.
Já na série B da Liga AFE, no sábado, 11 de março, o Grupo União Sport B perdeu por 1-2, também no 1.º de Maio, com Santana do Campo e, neste domingo, o derby do concelho de Montemor-o-Novo, entre Foros de Vale de Figueira e Escouralense, terminou empatado 1-1. De resto, Cortiçadense perdeu por 0-3 com o CHE Morense, o Fazendas do Cortiço adiou o jogo com o São Pedrense para 19 de março e o Valenças descansou nesta jornada.
Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o GUS recebeu o Alcaçovense, a formação treinada por João Guerra, fez apenas uma alteração no 11 inicial, em comparação com o jogo anterior, com João Bugio a render Rodrigo Vicente, apresentando-se equipado totalmente de branco, enquanto que o Alcaçovense envergava o seu equipamento oficial. Os primeiros minutos foram mornos e divididos. Aos 14 minutos, o GUS tem a primeira oportunidade do jogo, após um cruzamento tenso de Zé Quito, com Gonçalo Catalão a cabecear ao poste. Depois, foi Carlos Cassola, a ter duas oportunidades. O Alcaçovense apresentava-se de forma mais encolhida e, apesar do jogo estar a ser feinho, o União dominava. Aos 35 minutos, Zé Quito tem mais uma chance e, um minuto depois, na sequência de um lançamento de linha lateral, Denilson ganhou espaço e criou a primeira e única ocasião, nos primeiros 45 minutos, para o Alcaçovense, rematando por cima. Thalison também teve uma oportunidade ao cair do pano da 1.ª parte, mas não foi matador. O intervalo chegaria com o nulo a manter-se no marcador, com o Alcaçovense muito na expetativa e quase só a pensar em defender, enquanto que o União teve algumas oportunidades para inaugurar o marcador, mas não foi eficaz. Em suma foi uma 1.ª parte que não deixou saudades, com o resultado a castigar a inoperância ofensiva do União.
A 2.ª parte arrancou sem alterações no 11 titular de ambos os conjuntos, e logo com uma boa oportunidade para o União, com Zé Quito a cruzar para Thalison, com a bola a ir ao poste, com o guarda-redes do Alcaçovense, Mário Mendes, ainda a tocar na bola. João Guerra, aos 56 minutos, efetuou a 1.ª substituição, com Rodrigo Vicente a render João Bugio. Aos 60 minutos, numa boa jogada do União, a bola é cruzada por Thalison, para Gonçalo Catalão ir ao 1.º andar e, de cabeça, inaugurar o marcador. O Alcaçovense efetuou a sua 1.ª alteração aos 65 minutos, com Leo a entrar para o lugar de Rafa. O equipa forasteira, somente mudava o figurino, aos 73 minutos, até porque nada tinha a perder, com nova substituição, onde Lincoln rendeu o central Rodney. Aos 79 minutos, o União fez dupla alteração, com Bruno Machado e Leonardo a saírem para as entradas de Madeira e Capela. Rodrigo Vicente teve oportunidade para fazer o 2.º golo, mas falhou aquele que podia ser o golo da tranquilidade. Aos 94 minutos, o Alcaçovense teve também boa oportunidade para empatar, com o União a colocar-se a jeito. A vantagem era magra, e já nos descontos, João Guerra chamou a jogo Guilherme Francisco que substituiu Marco Oliveira. O desafio terminaria com uma vitória justa do GUS, que criou oportunidades suficientes para ter um resultado mais dilatado, não fosse a ineficácia ofensiva.

Resultados:

Liga Elite > 17.ª jornada>12/03
At. Reguengos 4-1 Portel
Arcoense 0-1 Redondense
Arraiolense 1-2 Sp.
Cabrela 1-4 Canaviais
Estrela Vendas Novas 4-1 Monte Trigo
Grupo União Sport 1-0 Alcaçovense

Liga AFE > Grupo A> 15ª jornada>12/03
Lusitano Évora B 1-2 Borbense
Bencatelense 2-2 Oriolenses
Vera Cruz 3-1 Aguiar
Tourega 0-10 Estremoz
Descansa: Calipolense

Liga AFE > Grupo B>15ª jornada>12/03
U. Montemor B 1-2 Santana do Campo
Cortiçadense 0-3 CHE Morense
Foros Vale Figueira 1-1 Escouralense
S. Pedrense – Fazendas do Cortiço (19/3)
Descansa: Valenças