Desfile de Carnaval em Cabrela num momento de pura folia e música ao vivo

O Desfile de Carnaval em Cabrela decorreu esta terça-feira, dia 21 de fevereiro, num momento de pura folia e música ao vivo, quer no bater dos bombos, no sopro de clarinetes, saxofones e trombones, como num bailarico no final de tarde.

Tradição e alegria foram as palavras deste momento carnavalesco no Dia do Entrudo.

Vestida de mascote, Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, exprime que esta festividade foi além das expectativas: “felizmente estão muitas pessoas a verem e muitas crianças a verem e a participarem. Nós temos tido todos os anos um desfile, matiné, pipocas e as filhoses de Cabrela, que é tradição no carnaval. No caso das mascotes, as mesmas juntaram-se a nós quando fomos concorrentes das Sete Maravilhas dos Doces de Portugal e a primeira mascote aparecer em Cabrela foi a Cabrelinha, a partir dai temos a sorte de contar com muitas mais. Este ano no desfile, penso que temos 21 mascotes”.

Uma matiné, foi o seguimento do desfile da tarde de ontem, juntamente com um pé de dança. Relativamente às filhoses de Cabrela, as mesmas “eram uma tradição de carnaval, as famílias juntavam-se no carnaval para fazerem filhoses e faziam filhoses que durassem entre o carnaval e a páscoa”, revela ainda a presidente da Junta de Freguesia, sobre as filhoses de Cabrela. Por outro lado e ainda nesta ocasião, a Rádio Nova Antena encontrou Maria Lutas, confeiteira das filhoses de Cabrela, que nos contou que esta tradição tem já algum tempo: “lembro-me de ser miúda e era só mais na altura do carnaval é que faziam as filhoses. As filhoses não têm ingrediente especial, são as mesmas do natal. No que toca às pessoas, nesta altura do carnaval vêm para Cabrela e divertem-se imenso”.

Por fatos e máscaras, estão as mascotes, ou figuras animadas, como o próprio nome indica, que animou a população de Cabrela e arredores.

Raquel Costa, faz parte da empresa que produziu as mascotes do desfile, e que explica como foi o desenvolver deste projeto em Cabrela : “já fazemos mascotes há mais de 30 anos e para o carnaval não temos hábito de fazer só aqui em Cabrela, desde há dois anos. Este é um caso muito especial por ser Cabrela, é uma terra muito aconchegante e cativa as pessoas numa maneira muito especial, pelas pessoas e por a história em si.” Este ano, segundo Raquel Costa, decidiram apostar mais nas crianças em participarem no desfile com as mascotes: “acho que correu bem, as crianças estão contentes. Tivemos algum receio, porque os pequenos não estão habituados às cabeças das figuras, mas acabou por correr bem, elas (as crianças) habituaram-se depressa às mascotes”

Vários são os temas que marcam sempre o Carnaval, e Cabrela não é excepção, como esclarece ainda Raquel Costa: “tentamos que as figuras fossem sobretudo remetidas à laranja, à bolota, ao grilo, por serem figuras que representam o Alentejo. Depois as outras mascotes, algumas já eram existentes e outras são específicas da região, como por exemplo, a Cabrelinha que anda com o estandarte a dizer Cabrela.”

Folia, animação, matiné, figuras animadas, máscaras e muita diversão fazem história no concelho de Montemor-o-Novo, não só pelas suas ruas, ainda com confetes que marcam as festividades carnavalescas de 2023, como também na memória dos mais pequenos até aos mais seniores.